Juventude e Gestão Social: um relato das práticas desenvolvidas pelo Projeto Gestão Social nas escolas na cidade de Juazeiro do Norte (CE)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alencar, Waléria Maria Menezes Morais de
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Martins, Cícera Mônica da Silva Sousa, Silva, Ariela Karani da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Ciências da Administração
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2015v17nespp197
Resumo: O Projeto Gestão Social nas Escolas é uma iniciativa do Laboratório Interdisciplinar de Estudos em Gestão Social (LIEGS) da Universidade Federal do Cariri (UFCA), cujo objetivo é fomentar, nos espaços escolares, práticas que estimulem o senso de coletividade e a participação social. A finalidade deste estudo é demonstrar como é possível contemplar os aportes teóricos da Gestão Social nas práticas pedagógicas. Esse projeto entrou em vigência em 2011 e perdura até os dias de hoje, tendo, como público-alvo, jovens de duas escolas públicas de ensino médio da cidade de Juazeiro do Norte. O presente trabalho consiste no relato das práticas ali realizadas e dos resultados percebidos no processo. Foi possível observar que, apesar das resistências iniciais, os jovens participaram de forma ativa do processo e conseguiram desenvolver aspectos importantes em suas vidas, como a autonomia, a noção de pertencimento territorial e a cooperação.
id UFSC-15_d8af87091219bd085fb93b2b02f33244
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/42219
network_acronym_str UFSC-15
network_name_str Revista de Ciências da Administração
repository_id_str
spelling Juventude e Gestão Social: um relato das práticas desenvolvidas pelo Projeto Gestão Social nas escolas na cidade de Juazeiro do Norte (CE)O Projeto Gestão Social nas Escolas é uma iniciativa do Laboratório Interdisciplinar de Estudos em Gestão Social (LIEGS) da Universidade Federal do Cariri (UFCA), cujo objetivo é fomentar, nos espaços escolares, práticas que estimulem o senso de coletividade e a participação social. A finalidade deste estudo é demonstrar como é possível contemplar os aportes teóricos da Gestão Social nas práticas pedagógicas. Esse projeto entrou em vigência em 2011 e perdura até os dias de hoje, tendo, como público-alvo, jovens de duas escolas públicas de ensino médio da cidade de Juazeiro do Norte. O presente trabalho consiste no relato das práticas ali realizadas e dos resultados percebidos no processo. Foi possível observar que, apesar das resistências iniciais, os jovens participaram de forma ativa do processo e conseguiram desenvolver aspectos importantes em suas vidas, como a autonomia, a noção de pertencimento territorial e a cooperação.Universidade Federal de Santa Catarina2015-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2015v17nespp19710.5007/2175-8077.2015v17nespp197Revista de Ciências da Administração; V.17 Edição Especial de Dezembro de 2015; 197-2102175-80771516-3865reponame:Revista de Ciências da Administraçãoinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2015v17nespp197/pdf_83Copyright (c) 2015 Revista de Ciências da Administraçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlencar, Waléria Maria Menezes Morais deMartins, Cícera Mônica da Silva SousaSilva, Ariela Karani da2018-03-19T17:52:20Zoai:periodicos.ufsc.br:article/42219Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/admPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/oairevista@cse.ufsc.br||mfpcris@gmail.com||rca.cse@contato.ufsc.br2175-80771516-3865opendoar:2018-03-19T17:52:20Revista de Ciências da Administração - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Juventude e Gestão Social: um relato das práticas desenvolvidas pelo Projeto Gestão Social nas escolas na cidade de Juazeiro do Norte (CE)
title Juventude e Gestão Social: um relato das práticas desenvolvidas pelo Projeto Gestão Social nas escolas na cidade de Juazeiro do Norte (CE)
spellingShingle Juventude e Gestão Social: um relato das práticas desenvolvidas pelo Projeto Gestão Social nas escolas na cidade de Juazeiro do Norte (CE)
Alencar, Waléria Maria Menezes Morais de
title_short Juventude e Gestão Social: um relato das práticas desenvolvidas pelo Projeto Gestão Social nas escolas na cidade de Juazeiro do Norte (CE)
title_full Juventude e Gestão Social: um relato das práticas desenvolvidas pelo Projeto Gestão Social nas escolas na cidade de Juazeiro do Norte (CE)
title_fullStr Juventude e Gestão Social: um relato das práticas desenvolvidas pelo Projeto Gestão Social nas escolas na cidade de Juazeiro do Norte (CE)
title_full_unstemmed Juventude e Gestão Social: um relato das práticas desenvolvidas pelo Projeto Gestão Social nas escolas na cidade de Juazeiro do Norte (CE)
title_sort Juventude e Gestão Social: um relato das práticas desenvolvidas pelo Projeto Gestão Social nas escolas na cidade de Juazeiro do Norte (CE)
author Alencar, Waléria Maria Menezes Morais de
author_facet Alencar, Waléria Maria Menezes Morais de
Martins, Cícera Mônica da Silva Sousa
Silva, Ariela Karani da
author_role author
author2 Martins, Cícera Mônica da Silva Sousa
Silva, Ariela Karani da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alencar, Waléria Maria Menezes Morais de
Martins, Cícera Mônica da Silva Sousa
Silva, Ariela Karani da
description O Projeto Gestão Social nas Escolas é uma iniciativa do Laboratório Interdisciplinar de Estudos em Gestão Social (LIEGS) da Universidade Federal do Cariri (UFCA), cujo objetivo é fomentar, nos espaços escolares, práticas que estimulem o senso de coletividade e a participação social. A finalidade deste estudo é demonstrar como é possível contemplar os aportes teóricos da Gestão Social nas práticas pedagógicas. Esse projeto entrou em vigência em 2011 e perdura até os dias de hoje, tendo, como público-alvo, jovens de duas escolas públicas de ensino médio da cidade de Juazeiro do Norte. O presente trabalho consiste no relato das práticas ali realizadas e dos resultados percebidos no processo. Foi possível observar que, apesar das resistências iniciais, os jovens participaram de forma ativa do processo e conseguiram desenvolver aspectos importantes em suas vidas, como a autonomia, a noção de pertencimento territorial e a cooperação.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2015v17nespp197
10.5007/2175-8077.2015v17nespp197
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2015v17nespp197
identifier_str_mv 10.5007/2175-8077.2015v17nespp197
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2015v17nespp197/pdf_83
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Revista de Ciências da Administração
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Revista de Ciências da Administração
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Ciências da Administração; V.17 Edição Especial de Dezembro de 2015; 197-210
2175-8077
1516-3865
reponame:Revista de Ciências da Administração
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Revista de Ciências da Administração
collection Revista de Ciências da Administração
repository.name.fl_str_mv Revista de Ciências da Administração - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv revista@cse.ufsc.br||mfpcris@gmail.com||rca.cse@contato.ufsc.br
_version_ 1789435142536691712