Funções Administrativas ou Práticas? As “Artes do Fazer” Gestão na Escola Mirante
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Ciências da Administração |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2013v15n35p180 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é ampliar a compreensão do exercício da gestão como fenômeno coletivo, resultante de práticas construídas pelos sujeitos organizacionais. O fio condutor foi a conceituação de Certeau (2009) sobre a vida cotidiana, locus onde sujeitos sociais desenvolvem “artes do fazer”, por meio de suas práticas. O estudo empírico foi realizado em uma escola pública de ensino fundamental, neste artigo denominada como Mirante, componente do sistema de educação básica do município de Vitória (ES). A estratégia metodológica foi baseada no método etnográfico, desenvolvida por meio de observação direta, complementada por entrevistas e documentos formais. A pesquisa mostra que as “funções administrativas” (FAYOL, 1970) são re/construídas socialmente, apropriadas que são por meio de práticas, resultantes das ações cotidianas de sujeitos praticantes no seio da escola. Os resultados apontam a complexidade das “artes do fazer” gestão, fenômeno este que é coletivo e não exclusivo da ação de um gestor. |
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Funções Administrativas ou Práticas? As “Artes do Fazer” Gestão na Escola MiranteO objetivo deste artigo é ampliar a compreensão do exercício da gestão como fenômeno coletivo, resultante de práticas construídas pelos sujeitos organizacionais. O fio condutor foi a conceituação de Certeau (2009) sobre a vida cotidiana, locus onde sujeitos sociais desenvolvem “artes do fazer”, por meio de suas práticas. O estudo empírico foi realizado em uma escola pública de ensino fundamental, neste artigo denominada como Mirante, componente do sistema de educação básica do município de Vitória (ES). A estratégia metodológica foi baseada no método etnográfico, desenvolvida por meio de observação direta, complementada por entrevistas e documentos formais. A pesquisa mostra que as “funções administrativas” (FAYOL, 1970) são re/construídas socialmente, apropriadas que são por meio de práticas, resultantes das ações cotidianas de sujeitos praticantes no seio da escola. Os resultados apontam a complexidade das “artes do fazer” gestão, fenômeno este que é coletivo e não exclusivo da ação de um gestor.Universidade Federal de Santa Catarina2013-04-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Teórico-empíricaapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2013v15n35p18010.5007/2175-8077.2013v15n35p180Revista de Ciências da Administração; v. 15, n. 35, abril 2013; 180-1952175-80771516-3865reponame:Revista de Ciências da Administraçãoinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2013v15n35p180/24346de Almeida, Roberta AlvarengaJunquilho, Gelson Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-21T14:12:55Zoai:periodicos.ufsc.br:article/25201Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/admPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/oairevista@cse.ufsc.br||mfpcris@gmail.com||rca.cse@contato.ufsc.br2175-80771516-3865opendoar:2022-11-21T14:12:55Revista de Ciências da Administração - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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