As Cinco Forças Amizade, Contato, Aprendizado, Cooperação e Competição como Campo de Força Estratégica de Redes: um estudo no setor de calçados e bolsas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Carlos Alberto
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Lebarcky, Fernanda Vitoria, Muylder, Cristiana Fernandes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Ciências da Administração
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2015v17n42p38
Resumo: O presente trabalho apresenta um estudo de rede de relacionamento em um Arranjo Produtivo Local (APL). Foram estimadas as diferentes topologias de adensamento e a formação de constelações, como estratégia de aderência (ou repulsão) na rede APL em estudo, baseadas em Cinco Forças relacionais eleitas para o estudo, com base na literatura de estratégia de redes de relacionamento: Amizade, Contato, Aprendizado, Cooperação e Competição. O estudo foi feito a partir dos relacionamentos entre 42 organizações de um APL de calçados e bolsas. As estruturas de rede foram analisadas com o auxílio do software Ucinet 6 e NetDraw (BORGATTI, 2002). As redes com maior conectividade e menor fragmentação são as redes de Amizade e de Contatos, enquanto as redes com menor conectividade e maior fragmentação, respectivamente, são as redes de Competição, Cooperação e Aprendizado. Os resultados demonstram ainda que o grupo dos quatro maiores hubs da rede de aprendizagem é composto pelos dois maiores hubs da rede de Cooperação e pelos dois maiores hubs da rede de Competição.
id UFSC-15_f2bc3e4fbbb50a70d39009e9b9984937
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/38421
network_acronym_str UFSC-15
network_name_str Revista de Ciências da Administração
repository_id_str
spelling As Cinco Forças Amizade, Contato, Aprendizado, Cooperação e Competição como Campo de Força Estratégica de Redes: um estudo no setor de calçados e bolsasO presente trabalho apresenta um estudo de rede de relacionamento em um Arranjo Produtivo Local (APL). Foram estimadas as diferentes topologias de adensamento e a formação de constelações, como estratégia de aderência (ou repulsão) na rede APL em estudo, baseadas em Cinco Forças relacionais eleitas para o estudo, com base na literatura de estratégia de redes de relacionamento: Amizade, Contato, Aprendizado, Cooperação e Competição. O estudo foi feito a partir dos relacionamentos entre 42 organizações de um APL de calçados e bolsas. As estruturas de rede foram analisadas com o auxílio do software Ucinet 6 e NetDraw (BORGATTI, 2002). As redes com maior conectividade e menor fragmentação são as redes de Amizade e de Contatos, enquanto as redes com menor conectividade e maior fragmentação, respectivamente, são as redes de Competição, Cooperação e Aprendizado. Os resultados demonstram ainda que o grupo dos quatro maiores hubs da rede de aprendizagem é composto pelos dois maiores hubs da rede de Cooperação e pelos dois maiores hubs da rede de Competição.Universidade Federal de Santa Catarina2015-08-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2015v17n42p3810.5007/2175-8077.2015v17n42p38Revista de Ciências da Administração; V.17 N.42 Agosto de 2015; 38 - 502175-80771516-3865reponame:Revista de Ciências da Administraçãoinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2015v17n42p38/pdf_61Copyright (c) 2015 Revista de Ciências da Administraçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves, Carlos AlbertoLebarcky, Fernanda VitoriaMuylder, Cristiana Fernandes2018-03-19T18:05:46Zoai:periodicos.ufsc.br:article/38421Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/admPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/oairevista@cse.ufsc.br||mfpcris@gmail.com||rca.cse@contato.ufsc.br2175-80771516-3865opendoar:2018-03-19T18:05:46Revista de Ciências da Administração - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv As Cinco Forças Amizade, Contato, Aprendizado, Cooperação e Competição como Campo de Força Estratégica de Redes: um estudo no setor de calçados e bolsas
title As Cinco Forças Amizade, Contato, Aprendizado, Cooperação e Competição como Campo de Força Estratégica de Redes: um estudo no setor de calçados e bolsas
spellingShingle As Cinco Forças Amizade, Contato, Aprendizado, Cooperação e Competição como Campo de Força Estratégica de Redes: um estudo no setor de calçados e bolsas
Gonçalves, Carlos Alberto
title_short As Cinco Forças Amizade, Contato, Aprendizado, Cooperação e Competição como Campo de Força Estratégica de Redes: um estudo no setor de calçados e bolsas
title_full As Cinco Forças Amizade, Contato, Aprendizado, Cooperação e Competição como Campo de Força Estratégica de Redes: um estudo no setor de calçados e bolsas
title_fullStr As Cinco Forças Amizade, Contato, Aprendizado, Cooperação e Competição como Campo de Força Estratégica de Redes: um estudo no setor de calçados e bolsas
title_full_unstemmed As Cinco Forças Amizade, Contato, Aprendizado, Cooperação e Competição como Campo de Força Estratégica de Redes: um estudo no setor de calçados e bolsas
title_sort As Cinco Forças Amizade, Contato, Aprendizado, Cooperação e Competição como Campo de Força Estratégica de Redes: um estudo no setor de calçados e bolsas
author Gonçalves, Carlos Alberto
author_facet Gonçalves, Carlos Alberto
Lebarcky, Fernanda Vitoria
Muylder, Cristiana Fernandes
author_role author
author2 Lebarcky, Fernanda Vitoria
Muylder, Cristiana Fernandes
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Carlos Alberto
Lebarcky, Fernanda Vitoria
Muylder, Cristiana Fernandes
description O presente trabalho apresenta um estudo de rede de relacionamento em um Arranjo Produtivo Local (APL). Foram estimadas as diferentes topologias de adensamento e a formação de constelações, como estratégia de aderência (ou repulsão) na rede APL em estudo, baseadas em Cinco Forças relacionais eleitas para o estudo, com base na literatura de estratégia de redes de relacionamento: Amizade, Contato, Aprendizado, Cooperação e Competição. O estudo foi feito a partir dos relacionamentos entre 42 organizações de um APL de calçados e bolsas. As estruturas de rede foram analisadas com o auxílio do software Ucinet 6 e NetDraw (BORGATTI, 2002). As redes com maior conectividade e menor fragmentação são as redes de Amizade e de Contatos, enquanto as redes com menor conectividade e maior fragmentação, respectivamente, são as redes de Competição, Cooperação e Aprendizado. Os resultados demonstram ainda que o grupo dos quatro maiores hubs da rede de aprendizagem é composto pelos dois maiores hubs da rede de Cooperação e pelos dois maiores hubs da rede de Competição.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2015v17n42p38
10.5007/2175-8077.2015v17n42p38
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2015v17n42p38
identifier_str_mv 10.5007/2175-8077.2015v17n42p38
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2015v17n42p38/pdf_61
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Revista de Ciências da Administração
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Revista de Ciências da Administração
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Ciências da Administração; V.17 N.42 Agosto de 2015; 38 - 50
2175-8077
1516-3865
reponame:Revista de Ciências da Administração
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Revista de Ciências da Administração
collection Revista de Ciências da Administração
repository.name.fl_str_mv Revista de Ciências da Administração - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv revista@cse.ufsc.br||mfpcris@gmail.com||rca.cse@contato.ufsc.br
_version_ 1789435142490554368