Ideologias de gênero e sexualidade: a interface entre a educação familiar e a formação profissional de enfermeiras
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Texto & contexto enfermagem (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072013000200026 |
Resumo: | O pressuposto deste estudo foi de que a subjetivação pela sexualidade orientada por ideologias de gênero, na infância e na adolescência, mantém estreita relação com discursos dominantes que interditam a sexualidade e atravessam a construção da identidade profissional de enfermeiras. O objetivo foi conhecer, por meio dos discursos de enfermeiras, aspectos do processo da subjetivação pela sexualidade, ao longo da construção identitária como mulheres e como enfermeiras. Foi desenvolvida junto a nove enfermeiras de Barbacena-MG. O material empírico foi produzido por meio de histórias de vida e a análise de discurso crítica norteou sua interpretação. Os resultados mostraram que a subjetividade passa pela aquisição de performances de gênero, determinantes no aprendizado de masculinidades e feminilidades, reforçados por instituições sociais. Assim, a introjeção do modelo de mulher bem comportada, construído na família, ao longo da infância e adolescência, facilita a aceitação das normas impostas durante a formação como enfermeira. |
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