Tecnologia educacional inovadora para o empoderamento junto a idosos com diabetes mellitus

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hammerschmidt,Karina Silveira de Almeida
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Lenardt,Maria Helena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Texto & contexto enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072010000200018
Resumo: As práticas de saúde contemporâneas passam por uma importante crise em sua história. Contrastando com seu expressivo desenvolvimento científico e tecnológico, estas práticas vêm encontrando sérias limitações para responder efetivamente às complexas necessidades de saúde de indivíduos e populações. Este relato de experiência tem como objetivo refletir sobre o empoderamento como tecnologia educacional inovativa para o cuidado de si junto a idosos com diabetes mellitus. O desenvolvimento da análise é orientado por relato de experiência de atendimentos assistenciais de atenção primária à saúde, extraído do cotidiano profissional das próprias autoras. Acolhimento, acessibilidade à informação e ao conhecimento, respeito, vínculo, identidade e responsabilidade são apontados como traços principais na compreensão das interações entre profissionais de saúde, pacientes e familiares; e na construção do cuidado "empoderador" em enfermagem, que propicia ao idoso ser protagonista do processo, estimulando o cuidado de si, por meio da aliança terapêutica entre idoso, profissional e família.
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