CONSTRUÇÃO MORAL DO ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM COMO FOMENTO DA HUMANIZAÇÃO DO CUIDADO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Avila,Liziani Iturriet
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Silveira,Rosemary Silva da, Figueiredo,Paula Pereira de, Mancia,Joel Rolim, Gonçalves,Naiane Glaciele da Costa, Barlem,Jamila Geri Tomaschewski
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Texto & contexto enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072018000300315
Resumo: RESUMO Objetivo: refletir sobre como a construção moral do estudante de graduação em enfermagem pode fomentar a humanização do cuidado. Método: trata-se de uma reflexão teórica pautada em duas diferentes correntes: piagetina e a kohebergina. Resultados: mencionam-se como possíveis encaminhamentos desta reflexão: o reconhecimento da dimensão moral do cuidado; a necessidade de considerar a cultura dos sujeitos envolvidos no cuidado; a superação do tecnicismo na enfermagem, contemplando-se também a dimensão ética do cuidado e, finalmente, a instrumentalização de docentes para que sejam habilitados a trabalhar a moralidade humana como um exercício de cidadania em todos os momentos acadêmicos. Conclusão: acredita-se que a formação acadêmica em enfermagem dedicada à construção moral pode auxiliar na constituição de um enfermeiro capaz de cuidar de maneira humanizada.
id UFSC-17_294e7a1e3b5ec8722e1cddfbc116a30d
oai_identifier_str oai:scielo:S0104-07072018000300315
network_acronym_str UFSC-17
network_name_str Texto & contexto enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling CONSTRUÇÃO MORAL DO ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM COMO FOMENTO DA HUMANIZAÇÃO DO CUIDADOEnfermagemÉticaDesenvolvimento moralHumanização da assistênciaEducação em enfermagemRESUMO Objetivo: refletir sobre como a construção moral do estudante de graduação em enfermagem pode fomentar a humanização do cuidado. Método: trata-se de uma reflexão teórica pautada em duas diferentes correntes: piagetina e a kohebergina. Resultados: mencionam-se como possíveis encaminhamentos desta reflexão: o reconhecimento da dimensão moral do cuidado; a necessidade de considerar a cultura dos sujeitos envolvidos no cuidado; a superação do tecnicismo na enfermagem, contemplando-se também a dimensão ética do cuidado e, finalmente, a instrumentalização de docentes para que sejam habilitados a trabalhar a moralidade humana como um exercício de cidadania em todos os momentos acadêmicos. Conclusão: acredita-se que a formação acadêmica em enfermagem dedicada à construção moral pode auxiliar na constituição de um enfermeiro capaz de cuidar de maneira humanizada.Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem2018-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072018000300315Texto & Contexto - Enfermagem v.27 n.3 2018reponame:Texto & contexto enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC10.1590/0104-070720180004790015info:eu-repo/semantics/openAccessAvila,Liziani IturrietSilveira,Rosemary Silva daFigueiredo,Paula Pereira deMancia,Joel RolimGonçalves,Naiane Glaciele da CostaBarlem,Jamila Geri Tomaschewskipor2018-08-01T00:00:00Zoai:scielo:S0104-07072018000300315Revistahttp://www.scielo.br/tcePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phptextoecontexto@nfr.ufsc.br1980-265X0104-0707opendoar:2018-08-01T00:00Texto & contexto enfermagem (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv CONSTRUÇÃO MORAL DO ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM COMO FOMENTO DA HUMANIZAÇÃO DO CUIDADO
title CONSTRUÇÃO MORAL DO ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM COMO FOMENTO DA HUMANIZAÇÃO DO CUIDADO
spellingShingle CONSTRUÇÃO MORAL DO ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM COMO FOMENTO DA HUMANIZAÇÃO DO CUIDADO
Avila,Liziani Iturriet
Enfermagem
Ética
Desenvolvimento moral
Humanização da assistência
Educação em enfermagem
title_short CONSTRUÇÃO MORAL DO ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM COMO FOMENTO DA HUMANIZAÇÃO DO CUIDADO
title_full CONSTRUÇÃO MORAL DO ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM COMO FOMENTO DA HUMANIZAÇÃO DO CUIDADO
title_fullStr CONSTRUÇÃO MORAL DO ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM COMO FOMENTO DA HUMANIZAÇÃO DO CUIDADO
title_full_unstemmed CONSTRUÇÃO MORAL DO ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM COMO FOMENTO DA HUMANIZAÇÃO DO CUIDADO
title_sort CONSTRUÇÃO MORAL DO ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM COMO FOMENTO DA HUMANIZAÇÃO DO CUIDADO
author Avila,Liziani Iturriet
author_facet Avila,Liziani Iturriet
Silveira,Rosemary Silva da
Figueiredo,Paula Pereira de
Mancia,Joel Rolim
Gonçalves,Naiane Glaciele da Costa
Barlem,Jamila Geri Tomaschewski
author_role author
author2 Silveira,Rosemary Silva da
Figueiredo,Paula Pereira de
Mancia,Joel Rolim
Gonçalves,Naiane Glaciele da Costa
Barlem,Jamila Geri Tomaschewski
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Avila,Liziani Iturriet
Silveira,Rosemary Silva da
Figueiredo,Paula Pereira de
Mancia,Joel Rolim
Gonçalves,Naiane Glaciele da Costa
Barlem,Jamila Geri Tomaschewski
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Ética
Desenvolvimento moral
Humanização da assistência
Educação em enfermagem
topic Enfermagem
Ética
Desenvolvimento moral
Humanização da assistência
Educação em enfermagem
description RESUMO Objetivo: refletir sobre como a construção moral do estudante de graduação em enfermagem pode fomentar a humanização do cuidado. Método: trata-se de uma reflexão teórica pautada em duas diferentes correntes: piagetina e a kohebergina. Resultados: mencionam-se como possíveis encaminhamentos desta reflexão: o reconhecimento da dimensão moral do cuidado; a necessidade de considerar a cultura dos sujeitos envolvidos no cuidado; a superação do tecnicismo na enfermagem, contemplando-se também a dimensão ética do cuidado e, finalmente, a instrumentalização de docentes para que sejam habilitados a trabalhar a moralidade humana como um exercício de cidadania em todos os momentos acadêmicos. Conclusão: acredita-se que a formação acadêmica em enfermagem dedicada à construção moral pode auxiliar na constituição de um enfermeiro capaz de cuidar de maneira humanizada.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072018000300315
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072018000300315
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/0104-070720180004790015
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Texto & Contexto - Enfermagem v.27 n.3 2018
reponame:Texto & contexto enfermagem (Online)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Texto & contexto enfermagem (Online)
collection Texto & contexto enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Texto & contexto enfermagem (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv textoecontexto@nfr.ufsc.br
_version_ 1750118394534821888