CONSTRUÇÃO MORAL DO ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM COMO FOMENTO DA HUMANIZAÇÃO DO CUIDADO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Texto & contexto enfermagem (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072018000300315 |
Resumo: | RESUMO Objetivo: refletir sobre como a construção moral do estudante de graduação em enfermagem pode fomentar a humanização do cuidado. Método: trata-se de uma reflexão teórica pautada em duas diferentes correntes: piagetina e a kohebergina. Resultados: mencionam-se como possíveis encaminhamentos desta reflexão: o reconhecimento da dimensão moral do cuidado; a necessidade de considerar a cultura dos sujeitos envolvidos no cuidado; a superação do tecnicismo na enfermagem, contemplando-se também a dimensão ética do cuidado e, finalmente, a instrumentalização de docentes para que sejam habilitados a trabalhar a moralidade humana como um exercício de cidadania em todos os momentos acadêmicos. Conclusão: acredita-se que a formação acadêmica em enfermagem dedicada à construção moral pode auxiliar na constituição de um enfermeiro capaz de cuidar de maneira humanizada. |
id |
UFSC-17_294e7a1e3b5ec8722e1cddfbc116a30d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0104-07072018000300315 |
network_acronym_str |
UFSC-17 |
network_name_str |
Texto & contexto enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
CONSTRUÇÃO MORAL DO ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM COMO FOMENTO DA HUMANIZAÇÃO DO CUIDADOEnfermagemÉticaDesenvolvimento moralHumanização da assistênciaEducação em enfermagemRESUMO Objetivo: refletir sobre como a construção moral do estudante de graduação em enfermagem pode fomentar a humanização do cuidado. Método: trata-se de uma reflexão teórica pautada em duas diferentes correntes: piagetina e a kohebergina. Resultados: mencionam-se como possíveis encaminhamentos desta reflexão: o reconhecimento da dimensão moral do cuidado; a necessidade de considerar a cultura dos sujeitos envolvidos no cuidado; a superação do tecnicismo na enfermagem, contemplando-se também a dimensão ética do cuidado e, finalmente, a instrumentalização de docentes para que sejam habilitados a trabalhar a moralidade humana como um exercício de cidadania em todos os momentos acadêmicos. Conclusão: acredita-se que a formação acadêmica em enfermagem dedicada à construção moral pode auxiliar na constituição de um enfermeiro capaz de cuidar de maneira humanizada.Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem2018-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072018000300315Texto & Contexto - Enfermagem v.27 n.3 2018reponame:Texto & contexto enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC10.1590/0104-070720180004790015info:eu-repo/semantics/openAccessAvila,Liziani IturrietSilveira,Rosemary Silva daFigueiredo,Paula Pereira deMancia,Joel RolimGonçalves,Naiane Glaciele da CostaBarlem,Jamila Geri Tomaschewskipor2018-08-01T00:00:00Zoai:scielo:S0104-07072018000300315Revistahttp://www.scielo.br/tcePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phptextoecontexto@nfr.ufsc.br1980-265X0104-0707opendoar:2018-08-01T00:00Texto & contexto enfermagem (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONSTRUÇÃO MORAL DO ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM COMO FOMENTO DA HUMANIZAÇÃO DO CUIDADO |
title |
CONSTRUÇÃO MORAL DO ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM COMO FOMENTO DA HUMANIZAÇÃO DO CUIDADO |
spellingShingle |
CONSTRUÇÃO MORAL DO ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM COMO FOMENTO DA HUMANIZAÇÃO DO CUIDADO Avila,Liziani Iturriet Enfermagem Ética Desenvolvimento moral Humanização da assistência Educação em enfermagem |
title_short |
CONSTRUÇÃO MORAL DO ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM COMO FOMENTO DA HUMANIZAÇÃO DO CUIDADO |
title_full |
CONSTRUÇÃO MORAL DO ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM COMO FOMENTO DA HUMANIZAÇÃO DO CUIDADO |
title_fullStr |
CONSTRUÇÃO MORAL DO ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM COMO FOMENTO DA HUMANIZAÇÃO DO CUIDADO |
title_full_unstemmed |
CONSTRUÇÃO MORAL DO ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM COMO FOMENTO DA HUMANIZAÇÃO DO CUIDADO |
title_sort |
CONSTRUÇÃO MORAL DO ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM COMO FOMENTO DA HUMANIZAÇÃO DO CUIDADO |
author |
Avila,Liziani Iturriet |
author_facet |
Avila,Liziani Iturriet Silveira,Rosemary Silva da Figueiredo,Paula Pereira de Mancia,Joel Rolim Gonçalves,Naiane Glaciele da Costa Barlem,Jamila Geri Tomaschewski |
author_role |
author |
author2 |
Silveira,Rosemary Silva da Figueiredo,Paula Pereira de Mancia,Joel Rolim Gonçalves,Naiane Glaciele da Costa Barlem,Jamila Geri Tomaschewski |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Avila,Liziani Iturriet Silveira,Rosemary Silva da Figueiredo,Paula Pereira de Mancia,Joel Rolim Gonçalves,Naiane Glaciele da Costa Barlem,Jamila Geri Tomaschewski |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enfermagem Ética Desenvolvimento moral Humanização da assistência Educação em enfermagem |
topic |
Enfermagem Ética Desenvolvimento moral Humanização da assistência Educação em enfermagem |
description |
RESUMO Objetivo: refletir sobre como a construção moral do estudante de graduação em enfermagem pode fomentar a humanização do cuidado. Método: trata-se de uma reflexão teórica pautada em duas diferentes correntes: piagetina e a kohebergina. Resultados: mencionam-se como possíveis encaminhamentos desta reflexão: o reconhecimento da dimensão moral do cuidado; a necessidade de considerar a cultura dos sujeitos envolvidos no cuidado; a superação do tecnicismo na enfermagem, contemplando-se também a dimensão ética do cuidado e, finalmente, a instrumentalização de docentes para que sejam habilitados a trabalhar a moralidade humana como um exercício de cidadania em todos os momentos acadêmicos. Conclusão: acredita-se que a formação acadêmica em enfermagem dedicada à construção moral pode auxiliar na constituição de um enfermeiro capaz de cuidar de maneira humanizada. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072018000300315 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072018000300315 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/0104-070720180004790015 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Texto & Contexto - Enfermagem v.27 n.3 2018 reponame:Texto & contexto enfermagem (Online) instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Texto & contexto enfermagem (Online) |
collection |
Texto & contexto enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Texto & contexto enfermagem (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
textoecontexto@nfr.ufsc.br |
_version_ |
1750118394534821888 |