COMPETÊNCIAS DO ENFERMEIRO NA PREVENÇÃO DE QUEDAS EM CRIANÇAS À LUZ DO CONSENSO DE GALWAY
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , , |
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Título da fonte: | Texto & contexto enfermagem (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072017000400311 |
Resumo: | RESUMO Objetivo: analisar as competências do enfermeiro na prevenção de quedas de crianças hospitalizadas, à luz do Consenso de Galway. Método: estudo transversal, realizado com 40 enfermeiras que atuavam nas unidades abertas de internação de um hospital pediátrico. Coleta dos dados realizada mediante aplicação de um questionário com conteúdo validado. Foram relacionadas as ações executadas pelas enfermeiras, segundo o protocolo de prevenção de quedas, com os oito domínios do modelo de competências para promoção da saúde de Galway. Procedeu-se à análise estatística e análise do desempenho dos profissionais. Resultado: o domínio de competência liderança esteve presente em todas as ações (15). Os demais domínios de competência apresentaram-se na nas seguintes frequências: defesa (9 ações), catalisar mudanças (6 ações), implementação (6 ações), planejamento (3 ações), parcerias (3 ações), avaliação das necessidades (2 ações) e avaliação do impacto (2 ações). Conclusão: os domínios de competência foram contemplados em pelo menos duas ações de prevenção de quedas. Destaca-se a importância da identificação das competências de enfermeiros na prevenção de quedas de crianças hospitalizadas, visando melhoria da qualidade assistencial e, consequentemente, redução de atos inseguros. |
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COMPETÊNCIAS DO ENFERMEIRO NA PREVENÇÃO DE QUEDAS EM CRIANÇAS À LUZ DO CONSENSO DE GALWAYSegurança do pacienteEnfermagem pediátricaPromoção da saúdeCompetência profissionalAcidentes por quedasRESUMO Objetivo: analisar as competências do enfermeiro na prevenção de quedas de crianças hospitalizadas, à luz do Consenso de Galway. Método: estudo transversal, realizado com 40 enfermeiras que atuavam nas unidades abertas de internação de um hospital pediátrico. Coleta dos dados realizada mediante aplicação de um questionário com conteúdo validado. Foram relacionadas as ações executadas pelas enfermeiras, segundo o protocolo de prevenção de quedas, com os oito domínios do modelo de competências para promoção da saúde de Galway. Procedeu-se à análise estatística e análise do desempenho dos profissionais. Resultado: o domínio de competência liderança esteve presente em todas as ações (15). Os demais domínios de competência apresentaram-se na nas seguintes frequências: defesa (9 ações), catalisar mudanças (6 ações), implementação (6 ações), planejamento (3 ações), parcerias (3 ações), avaliação das necessidades (2 ações) e avaliação do impacto (2 ações). Conclusão: os domínios de competência foram contemplados em pelo menos duas ações de prevenção de quedas. Destaca-se a importância da identificação das competências de enfermeiros na prevenção de quedas de crianças hospitalizadas, visando melhoria da qualidade assistencial e, consequentemente, redução de atos inseguros.Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem2017-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072017000400311Texto & Contexto - Enfermagem v.26 n.4 2017reponame:Texto & contexto enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC10.1590/0104-070720170003140016info:eu-repo/semantics/openAccessGurgel,Sabrina de SouzaFerreira,Mayara Kelly MouraSandoval,Lilia Jannet SaldarriagaAraújo,Patrícia RebouçasGalvão,Marli Teresinha GimenizLima,Francisca Elisângela Teixeirapor2017-11-13T00:00:00Zoai:scielo:S0104-07072017000400311Revistahttp://www.scielo.br/tcePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phptextoecontexto@nfr.ufsc.br1980-265X0104-0707opendoar:2017-11-13T00:00Texto & contexto enfermagem (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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