EDUCAÇÃO PROBLEMATIZADORA EM UM ESPAÇO CORPORATIVO: POSSIBILIDADES DESENVOLVIDAS POR UMA EQUIPE DE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lino,Murielk Motta
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Martini,Jussara Gue, Reibnitz,Kenya Schmidt, Lino,Mônica Motta, Backes,Vânia Marli Schubert
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Texto & contexto enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072017000300305
Resumo: RESUMO Objetivo: descrever uma ação de educação problematizadora ocorrida em um espaço corporativo, junto a uma equipe de saúde e segurança do trabalho de uma empresa de energia elétrica brasileira e analisar as experiências externadas pelos participantes da equipe à luz do referencial teórico de Paulo Freire. Método: trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória de abordagem qualitativa, onde se adotou as etapas do Arco de Maguerez. O estudo contou com 12 participantes. As falas foram transcritas e os resultados foram analisados à luz do referencial teórico de Paulo Freire. Resultados: respeitando-se o ritmo dos participantes, ocorreram cinco encontros presenciais, nos quais a equipe problematizou acerca da Norma Regulamentadora n. 35 do Ministério do Trabalho e do Emprego. Conclusão: foi possível confirmar que a ação educativa problematizadora é de possível implementação no âmbito corporativo, promove o diálogo, a troca de conhecimentos, leva à crítica e à reflexão sobre a realidade em que os participantes estão inseridos e contribui na busca de soluções aos problemas encontrados no dia a dia do trabalho.
id UFSC-17_3d7ad4fc7566eec322a2f2d3d4852ce6
oai_identifier_str oai:scielo:S0104-07072017000300305
network_acronym_str UFSC-17
network_name_str Texto & contexto enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO PROBLEMATIZADORA EM UM ESPAÇO CORPORATIVO: POSSIBILIDADES DESENVOLVIDAS POR UMA EQUIPE DE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHOSaúde do trabalhadorEducaçãoEducação continuadaEnfermagemEnfermagem do trabalhoOrganizaçõesRESUMO Objetivo: descrever uma ação de educação problematizadora ocorrida em um espaço corporativo, junto a uma equipe de saúde e segurança do trabalho de uma empresa de energia elétrica brasileira e analisar as experiências externadas pelos participantes da equipe à luz do referencial teórico de Paulo Freire. Método: trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória de abordagem qualitativa, onde se adotou as etapas do Arco de Maguerez. O estudo contou com 12 participantes. As falas foram transcritas e os resultados foram analisados à luz do referencial teórico de Paulo Freire. Resultados: respeitando-se o ritmo dos participantes, ocorreram cinco encontros presenciais, nos quais a equipe problematizou acerca da Norma Regulamentadora n. 35 do Ministério do Trabalho e do Emprego. Conclusão: foi possível confirmar que a ação educativa problematizadora é de possível implementação no âmbito corporativo, promove o diálogo, a troca de conhecimentos, leva à crítica e à reflexão sobre a realidade em que os participantes estão inseridos e contribui na busca de soluções aos problemas encontrados no dia a dia do trabalho.Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem2017-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072017000300305Texto & Contexto - Enfermagem v.26 n.3 2017reponame:Texto & contexto enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC10.1590/0104-07072017000820016info:eu-repo/semantics/openAccessLino,Murielk MottaMartini,Jussara GueReibnitz,Kenya SchmidtLino,Mônica MottaBackes,Vânia Marli Schubertpor2017-08-14T00:00:00Zoai:scielo:S0104-07072017000300305Revistahttp://www.scielo.br/tcePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phptextoecontexto@nfr.ufsc.br1980-265X0104-0707opendoar:2017-08-14T00:00Texto & contexto enfermagem (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO PROBLEMATIZADORA EM UM ESPAÇO CORPORATIVO: POSSIBILIDADES DESENVOLVIDAS POR UMA EQUIPE DE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO
title EDUCAÇÃO PROBLEMATIZADORA EM UM ESPAÇO CORPORATIVO: POSSIBILIDADES DESENVOLVIDAS POR UMA EQUIPE DE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO
spellingShingle EDUCAÇÃO PROBLEMATIZADORA EM UM ESPAÇO CORPORATIVO: POSSIBILIDADES DESENVOLVIDAS POR UMA EQUIPE DE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO
Lino,Murielk Motta
Saúde do trabalhador
Educação
Educação continuada
Enfermagem
Enfermagem do trabalho
Organizações
title_short EDUCAÇÃO PROBLEMATIZADORA EM UM ESPAÇO CORPORATIVO: POSSIBILIDADES DESENVOLVIDAS POR UMA EQUIPE DE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO
title_full EDUCAÇÃO PROBLEMATIZADORA EM UM ESPAÇO CORPORATIVO: POSSIBILIDADES DESENVOLVIDAS POR UMA EQUIPE DE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO
title_fullStr EDUCAÇÃO PROBLEMATIZADORA EM UM ESPAÇO CORPORATIVO: POSSIBILIDADES DESENVOLVIDAS POR UMA EQUIPE DE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO PROBLEMATIZADORA EM UM ESPAÇO CORPORATIVO: POSSIBILIDADES DESENVOLVIDAS POR UMA EQUIPE DE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO
title_sort EDUCAÇÃO PROBLEMATIZADORA EM UM ESPAÇO CORPORATIVO: POSSIBILIDADES DESENVOLVIDAS POR UMA EQUIPE DE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO
author Lino,Murielk Motta
author_facet Lino,Murielk Motta
Martini,Jussara Gue
Reibnitz,Kenya Schmidt
Lino,Mônica Motta
Backes,Vânia Marli Schubert
author_role author
author2 Martini,Jussara Gue
Reibnitz,Kenya Schmidt
Lino,Mônica Motta
Backes,Vânia Marli Schubert
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lino,Murielk Motta
Martini,Jussara Gue
Reibnitz,Kenya Schmidt
Lino,Mônica Motta
Backes,Vânia Marli Schubert
dc.subject.por.fl_str_mv Saúde do trabalhador
Educação
Educação continuada
Enfermagem
Enfermagem do trabalho
Organizações
topic Saúde do trabalhador
Educação
Educação continuada
Enfermagem
Enfermagem do trabalho
Organizações
description RESUMO Objetivo: descrever uma ação de educação problematizadora ocorrida em um espaço corporativo, junto a uma equipe de saúde e segurança do trabalho de uma empresa de energia elétrica brasileira e analisar as experiências externadas pelos participantes da equipe à luz do referencial teórico de Paulo Freire. Método: trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória de abordagem qualitativa, onde se adotou as etapas do Arco de Maguerez. O estudo contou com 12 participantes. As falas foram transcritas e os resultados foram analisados à luz do referencial teórico de Paulo Freire. Resultados: respeitando-se o ritmo dos participantes, ocorreram cinco encontros presenciais, nos quais a equipe problematizou acerca da Norma Regulamentadora n. 35 do Ministério do Trabalho e do Emprego. Conclusão: foi possível confirmar que a ação educativa problematizadora é de possível implementação no âmbito corporativo, promove o diálogo, a troca de conhecimentos, leva à crítica e à reflexão sobre a realidade em que os participantes estão inseridos e contribui na busca de soluções aos problemas encontrados no dia a dia do trabalho.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072017000300305
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072017000300305
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/0104-07072017000820016
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Texto & Contexto - Enfermagem v.26 n.3 2017
reponame:Texto & contexto enfermagem (Online)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Texto & contexto enfermagem (Online)
collection Texto & contexto enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Texto & contexto enfermagem (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv textoecontexto@nfr.ufsc.br
_version_ 1750118393989562368