Repensando a interdisciplinaridade e o ensino de enfermagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Texto & contexto enfermagem (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072005000300014 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo identificar os efeitos da interdisciplinaridade no ensino de enfermagem e o desafio da interdisciplinaridade na construção do processo de cuidado na enfermagem. São apontadas algumas referências históricas na construção do ensino de enfermagem no Brasil e sua conexão com o paradigma da interdisciplinaridade. Enfatiza-se a presença de um desvio ou a dificuldade de se trabalharem as fronteiras das disciplinas, dificultando-se a integração prevista pela interdisciplinaridade e o ensino da enfermagem. A integração e reconstrução de conceitos de cuidado humano e suas questões éticas, estéticas e a conjugação com as ciências instrumentais constituem um desafio da interdisciplinaridade para garantir a ampliação das ações do cuidado humano e da enfermagem. |
id |
UFSC-17_3e1b5a7e4e8a06765ad462fa00884d2e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0104-07072005000300014 |
network_acronym_str |
UFSC-17 |
network_name_str |
Texto & contexto enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Repensando a interdisciplinaridade e o ensino de enfermagemEquipe de assistência ao pacienteEnfermagem/ensinoEnfermeirosO presente artigo tem como objetivo identificar os efeitos da interdisciplinaridade no ensino de enfermagem e o desafio da interdisciplinaridade na construção do processo de cuidado na enfermagem. São apontadas algumas referências históricas na construção do ensino de enfermagem no Brasil e sua conexão com o paradigma da interdisciplinaridade. Enfatiza-se a presença de um desvio ou a dificuldade de se trabalharem as fronteiras das disciplinas, dificultando-se a integração prevista pela interdisciplinaridade e o ensino da enfermagem. A integração e reconstrução de conceitos de cuidado humano e suas questões éticas, estéticas e a conjugação com as ciências instrumentais constituem um desafio da interdisciplinaridade para garantir a ampliação das ações do cuidado humano e da enfermagem.Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem2005-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072005000300014Texto & Contexto - Enfermagem v.14 n.3 2005reponame:Texto & contexto enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC10.1590/S0104-07072005000300014info:eu-repo/semantics/openAccessBerardinelli,Lina Márcia M.Santos,Mauro Leonardo S. Caldeira dospor2008-08-06T00:00:00Zoai:scielo:S0104-07072005000300014Revistahttp://www.scielo.br/tcePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phptextoecontexto@nfr.ufsc.br1980-265X0104-0707opendoar:2008-08-06T00:00Texto & contexto enfermagem (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Repensando a interdisciplinaridade e o ensino de enfermagem |
title |
Repensando a interdisciplinaridade e o ensino de enfermagem |
spellingShingle |
Repensando a interdisciplinaridade e o ensino de enfermagem Berardinelli,Lina Márcia M. Equipe de assistência ao paciente Enfermagem/ensino Enfermeiros |
title_short |
Repensando a interdisciplinaridade e o ensino de enfermagem |
title_full |
Repensando a interdisciplinaridade e o ensino de enfermagem |
title_fullStr |
Repensando a interdisciplinaridade e o ensino de enfermagem |
title_full_unstemmed |
Repensando a interdisciplinaridade e o ensino de enfermagem |
title_sort |
Repensando a interdisciplinaridade e o ensino de enfermagem |
author |
Berardinelli,Lina Márcia M. |
author_facet |
Berardinelli,Lina Márcia M. Santos,Mauro Leonardo S. Caldeira dos |
author_role |
author |
author2 |
Santos,Mauro Leonardo S. Caldeira dos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Berardinelli,Lina Márcia M. Santos,Mauro Leonardo S. Caldeira dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Equipe de assistência ao paciente Enfermagem/ensino Enfermeiros |
topic |
Equipe de assistência ao paciente Enfermagem/ensino Enfermeiros |
description |
O presente artigo tem como objetivo identificar os efeitos da interdisciplinaridade no ensino de enfermagem e o desafio da interdisciplinaridade na construção do processo de cuidado na enfermagem. São apontadas algumas referências históricas na construção do ensino de enfermagem no Brasil e sua conexão com o paradigma da interdisciplinaridade. Enfatiza-se a presença de um desvio ou a dificuldade de se trabalharem as fronteiras das disciplinas, dificultando-se a integração prevista pela interdisciplinaridade e o ensino da enfermagem. A integração e reconstrução de conceitos de cuidado humano e suas questões éticas, estéticas e a conjugação com as ciências instrumentais constituem um desafio da interdisciplinaridade para garantir a ampliação das ações do cuidado humano e da enfermagem. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072005000300014 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072005000300014 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0104-07072005000300014 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Texto & Contexto - Enfermagem v.14 n.3 2005 reponame:Texto & contexto enfermagem (Online) instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Texto & contexto enfermagem (Online) |
collection |
Texto & contexto enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Texto & contexto enfermagem (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
textoecontexto@nfr.ufsc.br |
_version_ |
1750118388327251968 |