Repensando a interdisciplinaridade e o ensino de enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Berardinelli,Lina Márcia M.
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Santos,Mauro Leonardo S. Caldeira dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Texto & contexto enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072005000300014
Resumo: O presente artigo tem como objetivo identificar os efeitos da interdisciplinaridade no ensino de enfermagem e o desafio da interdisciplinaridade na construção do processo de cuidado na enfermagem. São apontadas algumas referências históricas na construção do ensino de enfermagem no Brasil e sua conexão com o paradigma da interdisciplinaridade. Enfatiza-se a presença de um desvio ou a dificuldade de se trabalharem as fronteiras das disciplinas, dificultando-se a integração prevista pela interdisciplinaridade e o ensino da enfermagem. A integração e reconstrução de conceitos de cuidado humano e suas questões éticas, estéticas e a conjugação com as ciências instrumentais constituem um desafio da interdisciplinaridade para garantir a ampliação das ações do cuidado humano e da enfermagem.
id UFSC-17_3e1b5a7e4e8a06765ad462fa00884d2e
oai_identifier_str oai:scielo:S0104-07072005000300014
network_acronym_str UFSC-17
network_name_str Texto & contexto enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Repensando a interdisciplinaridade e o ensino de enfermagemEquipe de assistência ao pacienteEnfermagem/ensinoEnfermeirosO presente artigo tem como objetivo identificar os efeitos da interdisciplinaridade no ensino de enfermagem e o desafio da interdisciplinaridade na construção do processo de cuidado na enfermagem. São apontadas algumas referências históricas na construção do ensino de enfermagem no Brasil e sua conexão com o paradigma da interdisciplinaridade. Enfatiza-se a presença de um desvio ou a dificuldade de se trabalharem as fronteiras das disciplinas, dificultando-se a integração prevista pela interdisciplinaridade e o ensino da enfermagem. A integração e reconstrução de conceitos de cuidado humano e suas questões éticas, estéticas e a conjugação com as ciências instrumentais constituem um desafio da interdisciplinaridade para garantir a ampliação das ações do cuidado humano e da enfermagem.Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem2005-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072005000300014Texto & Contexto - Enfermagem v.14 n.3 2005reponame:Texto & contexto enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC10.1590/S0104-07072005000300014info:eu-repo/semantics/openAccessBerardinelli,Lina Márcia M.Santos,Mauro Leonardo S. Caldeira dospor2008-08-06T00:00:00Zoai:scielo:S0104-07072005000300014Revistahttp://www.scielo.br/tcePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phptextoecontexto@nfr.ufsc.br1980-265X0104-0707opendoar:2008-08-06T00:00Texto & contexto enfermagem (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Repensando a interdisciplinaridade e o ensino de enfermagem
title Repensando a interdisciplinaridade e o ensino de enfermagem
spellingShingle Repensando a interdisciplinaridade e o ensino de enfermagem
Berardinelli,Lina Márcia M.
Equipe de assistência ao paciente
Enfermagem/ensino
Enfermeiros
title_short Repensando a interdisciplinaridade e o ensino de enfermagem
title_full Repensando a interdisciplinaridade e o ensino de enfermagem
title_fullStr Repensando a interdisciplinaridade e o ensino de enfermagem
title_full_unstemmed Repensando a interdisciplinaridade e o ensino de enfermagem
title_sort Repensando a interdisciplinaridade e o ensino de enfermagem
author Berardinelli,Lina Márcia M.
author_facet Berardinelli,Lina Márcia M.
Santos,Mauro Leonardo S. Caldeira dos
author_role author
author2 Santos,Mauro Leonardo S. Caldeira dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Berardinelli,Lina Márcia M.
Santos,Mauro Leonardo S. Caldeira dos
dc.subject.por.fl_str_mv Equipe de assistência ao paciente
Enfermagem/ensino
Enfermeiros
topic Equipe de assistência ao paciente
Enfermagem/ensino
Enfermeiros
description O presente artigo tem como objetivo identificar os efeitos da interdisciplinaridade no ensino de enfermagem e o desafio da interdisciplinaridade na construção do processo de cuidado na enfermagem. São apontadas algumas referências históricas na construção do ensino de enfermagem no Brasil e sua conexão com o paradigma da interdisciplinaridade. Enfatiza-se a presença de um desvio ou a dificuldade de se trabalharem as fronteiras das disciplinas, dificultando-se a integração prevista pela interdisciplinaridade e o ensino da enfermagem. A integração e reconstrução de conceitos de cuidado humano e suas questões éticas, estéticas e a conjugação com as ciências instrumentais constituem um desafio da interdisciplinaridade para garantir a ampliação das ações do cuidado humano e da enfermagem.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072005000300014
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072005000300014
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0104-07072005000300014
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Texto & Contexto - Enfermagem v.14 n.3 2005
reponame:Texto & contexto enfermagem (Online)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Texto & contexto enfermagem (Online)
collection Texto & contexto enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Texto & contexto enfermagem (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv textoecontexto@nfr.ufsc.br
_version_ 1750118388327251968