Práticas educativas em diabetes mellitus: compreendendo as competências dos profissionais da saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos,Laura
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Torres,Heloísa de Carvalho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Texto & contexto enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072012000300012
Resumo: O objetivo desse estudo foi compreender as competências necessárias aos profissionais de saúde nas práticas educativas em Diabetes tipo 2 na Atenção Primária. Um total de dez profissionais de saúde inseridos em Unidades Básicas de Belo Horizonte-MG, participaram de entrevistas e grupos focais. Os achados foram organizados a partir da identificação das seguintes categorias: importância das práticas educativas; conhecimentos; habilidades; e atitudes. Este estudo mostra a importância de se reorientar as competências dos profissionais de saúde nas práticas educativas em diabetes, por meio de capacitação, de educação permanente e do fortalecimento do trabalho em equipe.
id UFSC-17_4c6e06e752b72e74fc2d6299160238c7
oai_identifier_str oai:scielo:S0104-07072012000300012
network_acronym_str UFSC-17
network_name_str Texto & contexto enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Práticas educativas em diabetes mellitus: compreendendo as competências dos profissionais da saúdeEducação baseada em competênciasPessoal de saúdeDiabetes MellitusComunicação em saúdeO objetivo desse estudo foi compreender as competências necessárias aos profissionais de saúde nas práticas educativas em Diabetes tipo 2 na Atenção Primária. Um total de dez profissionais de saúde inseridos em Unidades Básicas de Belo Horizonte-MG, participaram de entrevistas e grupos focais. Os achados foram organizados a partir da identificação das seguintes categorias: importância das práticas educativas; conhecimentos; habilidades; e atitudes. Este estudo mostra a importância de se reorientar as competências dos profissionais de saúde nas práticas educativas em diabetes, por meio de capacitação, de educação permanente e do fortalecimento do trabalho em equipe.Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem2012-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072012000300012Texto & Contexto - Enfermagem v.21 n.3 2012reponame:Texto & contexto enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC10.1590/S0104-07072012000300012info:eu-repo/semantics/openAccessSantos,LauraTorres,Heloísa de Carvalhopor2012-09-28T00:00:00Zoai:scielo:S0104-07072012000300012Revistahttp://www.scielo.br/tcePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phptextoecontexto@nfr.ufsc.br1980-265X0104-0707opendoar:2012-09-28T00:00Texto & contexto enfermagem (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas educativas em diabetes mellitus: compreendendo as competências dos profissionais da saúde
title Práticas educativas em diabetes mellitus: compreendendo as competências dos profissionais da saúde
spellingShingle Práticas educativas em diabetes mellitus: compreendendo as competências dos profissionais da saúde
Santos,Laura
Educação baseada em competências
Pessoal de saúde
Diabetes Mellitus
Comunicação em saúde
title_short Práticas educativas em diabetes mellitus: compreendendo as competências dos profissionais da saúde
title_full Práticas educativas em diabetes mellitus: compreendendo as competências dos profissionais da saúde
title_fullStr Práticas educativas em diabetes mellitus: compreendendo as competências dos profissionais da saúde
title_full_unstemmed Práticas educativas em diabetes mellitus: compreendendo as competências dos profissionais da saúde
title_sort Práticas educativas em diabetes mellitus: compreendendo as competências dos profissionais da saúde
author Santos,Laura
author_facet Santos,Laura
Torres,Heloísa de Carvalho
author_role author
author2 Torres,Heloísa de Carvalho
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos,Laura
Torres,Heloísa de Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Educação baseada em competências
Pessoal de saúde
Diabetes Mellitus
Comunicação em saúde
topic Educação baseada em competências
Pessoal de saúde
Diabetes Mellitus
Comunicação em saúde
description O objetivo desse estudo foi compreender as competências necessárias aos profissionais de saúde nas práticas educativas em Diabetes tipo 2 na Atenção Primária. Um total de dez profissionais de saúde inseridos em Unidades Básicas de Belo Horizonte-MG, participaram de entrevistas e grupos focais. Os achados foram organizados a partir da identificação das seguintes categorias: importância das práticas educativas; conhecimentos; habilidades; e atitudes. Este estudo mostra a importância de se reorientar as competências dos profissionais de saúde nas práticas educativas em diabetes, por meio de capacitação, de educação permanente e do fortalecimento do trabalho em equipe.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072012000300012
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072012000300012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0104-07072012000300012
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Texto & Contexto - Enfermagem v.21 n.3 2012
reponame:Texto & contexto enfermagem (Online)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Texto & contexto enfermagem (Online)
collection Texto & contexto enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Texto & contexto enfermagem (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv textoecontexto@nfr.ufsc.br
_version_ 1750118391077666816