Conhecimentos e práticas de cuidados mais livres de riscos de infecções hospitalares e o processo de aprendizagem contínua no trabalho em saúde
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Data de Publicação: | 2004 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Texto & contexto enfermagem (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072004000500004 |
Resumo: | O ambiente hospitalar continua sendo o espaço/cenário dos riscos das infecções hospitalares. Este artigo apresenta parte de um estudo que identificou os processos de educação no trabalho e os processos de controle de infecção de hospitais da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SESSC), bem como, parte das idéias levantadas acerca da aprendizagem no trabalho, junto a um grupo de profissionais que atuam em Comissões de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH). Os dados reafirmam a necessidade de capacitação dos profissionais da saúde para estabelecer processos de construção de competências instituintes por novos modelos de processo de trabalho de aprendizado contínuo, de geração de conhecimentos e práticas que promovam a segurança na atenção à saúde quanto aos riscos de infecção. Finaliza-se o artigo apresentando uma proposta de modelo organizativo de produção de conhecimentos para o avanço da melhoria das práticas que minimizem os riscos de infecções hospitalares, promovendo um ambiente de trabalho mais saudável e mais seguro, caracterizada como uma incubadora de tecnologias de aprendizagem e gestão de conhecimentos na área da saúde. Sustenta-se a proposta por premissas que, a partir de um núcleo indutor ou incubador, possa produzir conhecimentos e soluções para a melhoria na saúde. Reafirma-se que o controle das infecções exige medidas diversas, dentre elas a promoção da competência profissional através do aprendizado contínuo no trabalho |
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Conhecimentos e práticas de cuidados mais livres de riscos de infecções hospitalares e o processo de aprendizagem contínua no trabalho em saúdeInfecção hospitalarPráticas de cuidadoTrabalho em saúdeO ambiente hospitalar continua sendo o espaço/cenário dos riscos das infecções hospitalares. Este artigo apresenta parte de um estudo que identificou os processos de educação no trabalho e os processos de controle de infecção de hospitais da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SESSC), bem como, parte das idéias levantadas acerca da aprendizagem no trabalho, junto a um grupo de profissionais que atuam em Comissões de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH). Os dados reafirmam a necessidade de capacitação dos profissionais da saúde para estabelecer processos de construção de competências instituintes por novos modelos de processo de trabalho de aprendizado contínuo, de geração de conhecimentos e práticas que promovam a segurança na atenção à saúde quanto aos riscos de infecção. Finaliza-se o artigo apresentando uma proposta de modelo organizativo de produção de conhecimentos para o avanço da melhoria das práticas que minimizem os riscos de infecções hospitalares, promovendo um ambiente de trabalho mais saudável e mais seguro, caracterizada como uma incubadora de tecnologias de aprendizagem e gestão de conhecimentos na área da saúde. Sustenta-se a proposta por premissas que, a partir de um núcleo indutor ou incubador, possa produzir conhecimentos e soluções para a melhoria na saúde. Reafirma-se que o controle das infecções exige medidas diversas, dentre elas a promoção da competência profissional através do aprendizado contínuo no trabalhoUniversidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem2004-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072004000500004Texto & Contexto - Enfermagem v.13 n.spe 2004reponame:Texto & contexto enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC10.1590/S0104-07072004000500004info:eu-repo/semantics/openAccessErdmann,Alacoque LorenziniLentz,Rosemery Andradepor2011-03-28T00:00:00Zoai:scielo:S0104-07072004000500004Revistahttp://www.scielo.br/tcePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phptextoecontexto@nfr.ufsc.br1980-265X0104-0707opendoar:2011-03-28T00:00Texto & contexto enfermagem (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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