VIVÊNCIAS DE VIOLÊNCIA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM: REPERCUSSÕES NA CORPOREIDADE DOS JOVENS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Texto & contexto enfermagem (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072018000300323 |
Resumo: | RESUMO Objetivo: conhecer as vivências de violência entre os jovens estudantes de enfermagem no decorrer da sua formação profissional e as repercussões desse fenômeno em sua corporeidade. Método: pesquisa exploratória, descritiva, com abordagem qualitativa, realizada entre junho e agosto de 2013 com 21 jovens estudantes de enfermagem em uma universidade pública de Santa Catarina. A produção das informações ocorreu com base no Método Criativo e Sensível, mediado pelas Dinâmicas de Criatividade e Sensibilidade. Para a análise das informações, foi utilizada a Hermenêutica com suporte do referencial teórico-filosófico de Maurice Merleau-Ponty. Resultados: emergiram dois temas: situações de violência vivenciadas pelos jovens no processo de formação em enfermagem e repercussões da violência na corporeidade do jovem. Os resultados revelam a violência simbólica presente nas relações de autoridade entre docentes e discentes e nos conflitos entre profissionais dos serviços de saúde e acadêmicos. Os jovens entendem que a violência está naturalizada no seu viver e interfere em sua corporeidade perturbando o existir, provocando sentimentos de ausência, distanciamento e indiferença, os quais repercutem em sua saúde e nas suas práticas de cuidado. Conclusão: a violência presente no processo de formação em enfermagem interfere na corporeidade, no modo de ser e na construção do jovem como um ser de cuidado. A pesquisa revelou elementos importantes para refletir acerca da violência presente no contexto da formação em enfermagem e subsidiar ações dos docentes e profissionais de saúde e enfermagem que atuam nos cenários de práticas. |
id |
UFSC-17_67d3388dbc30fbaafbcf5fcb2ec6f563 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0104-07072018000300323 |
network_acronym_str |
UFSC-17 |
network_name_str |
Texto & contexto enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
VIVÊNCIAS DE VIOLÊNCIA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM: REPERCUSSÕES NA CORPOREIDADE DOS JOVENSViolênciaAdolescenteEnfermagemEducação em enfermagemEstudantes de enfermagemRESUMO Objetivo: conhecer as vivências de violência entre os jovens estudantes de enfermagem no decorrer da sua formação profissional e as repercussões desse fenômeno em sua corporeidade. Método: pesquisa exploratória, descritiva, com abordagem qualitativa, realizada entre junho e agosto de 2013 com 21 jovens estudantes de enfermagem em uma universidade pública de Santa Catarina. A produção das informações ocorreu com base no Método Criativo e Sensível, mediado pelas Dinâmicas de Criatividade e Sensibilidade. Para a análise das informações, foi utilizada a Hermenêutica com suporte do referencial teórico-filosófico de Maurice Merleau-Ponty. Resultados: emergiram dois temas: situações de violência vivenciadas pelos jovens no processo de formação em enfermagem e repercussões da violência na corporeidade do jovem. Os resultados revelam a violência simbólica presente nas relações de autoridade entre docentes e discentes e nos conflitos entre profissionais dos serviços de saúde e acadêmicos. Os jovens entendem que a violência está naturalizada no seu viver e interfere em sua corporeidade perturbando o existir, provocando sentimentos de ausência, distanciamento e indiferença, os quais repercutem em sua saúde e nas suas práticas de cuidado. Conclusão: a violência presente no processo de formação em enfermagem interfere na corporeidade, no modo de ser e na construção do jovem como um ser de cuidado. A pesquisa revelou elementos importantes para refletir acerca da violência presente no contexto da formação em enfermagem e subsidiar ações dos docentes e profissionais de saúde e enfermagem que atuam nos cenários de práticas.Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem2018-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072018000300323Texto & Contexto - Enfermagem v.27 n.3 2018reponame:Texto & contexto enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC10.1590/0104-07072018003670016info:eu-repo/semantics/openAccessZanatta,Elisangela ArgentaMotta,Maria da Graça Corso daTrindade,Leticia de LimaVendruscolo,Carinepor2018-08-07T00:00:00Zoai:scielo:S0104-07072018000300323Revistahttp://www.scielo.br/tcePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phptextoecontexto@nfr.ufsc.br1980-265X0104-0707opendoar:2018-08-07T00:00Texto & contexto enfermagem (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
VIVÊNCIAS DE VIOLÊNCIA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM: REPERCUSSÕES NA CORPOREIDADE DOS JOVENS |
title |
VIVÊNCIAS DE VIOLÊNCIA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM: REPERCUSSÕES NA CORPOREIDADE DOS JOVENS |
spellingShingle |
VIVÊNCIAS DE VIOLÊNCIA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM: REPERCUSSÕES NA CORPOREIDADE DOS JOVENS Zanatta,Elisangela Argenta Violência Adolescente Enfermagem Educação em enfermagem Estudantes de enfermagem |
title_short |
VIVÊNCIAS DE VIOLÊNCIA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM: REPERCUSSÕES NA CORPOREIDADE DOS JOVENS |
title_full |
VIVÊNCIAS DE VIOLÊNCIA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM: REPERCUSSÕES NA CORPOREIDADE DOS JOVENS |
title_fullStr |
VIVÊNCIAS DE VIOLÊNCIA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM: REPERCUSSÕES NA CORPOREIDADE DOS JOVENS |
title_full_unstemmed |
VIVÊNCIAS DE VIOLÊNCIA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM: REPERCUSSÕES NA CORPOREIDADE DOS JOVENS |
title_sort |
VIVÊNCIAS DE VIOLÊNCIA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM: REPERCUSSÕES NA CORPOREIDADE DOS JOVENS |
author |
Zanatta,Elisangela Argenta |
author_facet |
Zanatta,Elisangela Argenta Motta,Maria da Graça Corso da Trindade,Leticia de Lima Vendruscolo,Carine |
author_role |
author |
author2 |
Motta,Maria da Graça Corso da Trindade,Leticia de Lima Vendruscolo,Carine |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zanatta,Elisangela Argenta Motta,Maria da Graça Corso da Trindade,Leticia de Lima Vendruscolo,Carine |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Violência Adolescente Enfermagem Educação em enfermagem Estudantes de enfermagem |
topic |
Violência Adolescente Enfermagem Educação em enfermagem Estudantes de enfermagem |
description |
RESUMO Objetivo: conhecer as vivências de violência entre os jovens estudantes de enfermagem no decorrer da sua formação profissional e as repercussões desse fenômeno em sua corporeidade. Método: pesquisa exploratória, descritiva, com abordagem qualitativa, realizada entre junho e agosto de 2013 com 21 jovens estudantes de enfermagem em uma universidade pública de Santa Catarina. A produção das informações ocorreu com base no Método Criativo e Sensível, mediado pelas Dinâmicas de Criatividade e Sensibilidade. Para a análise das informações, foi utilizada a Hermenêutica com suporte do referencial teórico-filosófico de Maurice Merleau-Ponty. Resultados: emergiram dois temas: situações de violência vivenciadas pelos jovens no processo de formação em enfermagem e repercussões da violência na corporeidade do jovem. Os resultados revelam a violência simbólica presente nas relações de autoridade entre docentes e discentes e nos conflitos entre profissionais dos serviços de saúde e acadêmicos. Os jovens entendem que a violência está naturalizada no seu viver e interfere em sua corporeidade perturbando o existir, provocando sentimentos de ausência, distanciamento e indiferença, os quais repercutem em sua saúde e nas suas práticas de cuidado. Conclusão: a violência presente no processo de formação em enfermagem interfere na corporeidade, no modo de ser e na construção do jovem como um ser de cuidado. A pesquisa revelou elementos importantes para refletir acerca da violência presente no contexto da formação em enfermagem e subsidiar ações dos docentes e profissionais de saúde e enfermagem que atuam nos cenários de práticas. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072018000300323 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072018000300323 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/0104-07072018003670016 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Texto & Contexto - Enfermagem v.27 n.3 2018 reponame:Texto & contexto enfermagem (Online) instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Texto & contexto enfermagem (Online) |
collection |
Texto & contexto enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Texto & contexto enfermagem (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
textoecontexto@nfr.ufsc.br |
_version_ |
1750118394827374592 |