Orientação de pais: partilhar conhecimentos sobre desenvolvimento e práticas de educação como estratégia de intervenção
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Texto & contexto enfermagem (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072005000500008 |
Resumo: | Pais, professores e educadores em geral vêm enfrentando dificuldades na educação das crianças e adolescentes, ao buscar transmitir padrões, valores e normas de conduta que possam garantir uma vida em grupo que lhes dê inserção, participação social, ao mesmo tempo em que o pleno desenvolvimento de suas potencialidades. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo apresentar e discutir uma proposta de orientação para famílias que se baseia em um trabalho desenvolvido com grupos de mães, de camadas médias, e de orientação individual a pais, de camada média e popular, atendidos segundo projetos de extensão de serviços à comunidade, e posteriormente sistematizados, realizados e avaliados como projeto de pesquisa. O programa tem como fundamentação os princípios e a visão de desenvolvimento ao longo da vida, além da análise das dimensões das práticas de educação da criança e valores a elas associados, buscando partilhar com as famílias o conhecimento gerado na universidade. |
id |
UFSC-17_67fb7fab02ee5a09d000eb963416dfe6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0104-07072005000500008 |
network_acronym_str |
UFSC-17 |
network_name_str |
Texto & contexto enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Orientação de pais: partilhar conhecimentos sobre desenvolvimento e práticas de educação como estratégia de intervençãoOrientaçãoPaisEducaçãoFamíliaPais, professores e educadores em geral vêm enfrentando dificuldades na educação das crianças e adolescentes, ao buscar transmitir padrões, valores e normas de conduta que possam garantir uma vida em grupo que lhes dê inserção, participação social, ao mesmo tempo em que o pleno desenvolvimento de suas potencialidades. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo apresentar e discutir uma proposta de orientação para famílias que se baseia em um trabalho desenvolvido com grupos de mães, de camadas médias, e de orientação individual a pais, de camada média e popular, atendidos segundo projetos de extensão de serviços à comunidade, e posteriormente sistematizados, realizados e avaliados como projeto de pesquisa. O programa tem como fundamentação os princípios e a visão de desenvolvimento ao longo da vida, além da análise das dimensões das práticas de educação da criança e valores a elas associados, buscando partilhar com as famílias o conhecimento gerado na universidade.Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem2005-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072005000500008Texto & Contexto - Enfermagem v.14 n.spe 2005reponame:Texto & contexto enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC10.1590/S0104-07072005000500008info:eu-repo/semantics/openAccessBiasoli-Alves,Zélia Maria Mendespor2008-07-02T00:00:00Zoai:scielo:S0104-07072005000500008Revistahttp://www.scielo.br/tcePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phptextoecontexto@nfr.ufsc.br1980-265X0104-0707opendoar:2008-07-02T00:00Texto & contexto enfermagem (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Orientação de pais: partilhar conhecimentos sobre desenvolvimento e práticas de educação como estratégia de intervenção |
title |
Orientação de pais: partilhar conhecimentos sobre desenvolvimento e práticas de educação como estratégia de intervenção |
spellingShingle |
Orientação de pais: partilhar conhecimentos sobre desenvolvimento e práticas de educação como estratégia de intervenção Biasoli-Alves,Zélia Maria Mendes Orientação Pais Educação Família |
title_short |
Orientação de pais: partilhar conhecimentos sobre desenvolvimento e práticas de educação como estratégia de intervenção |
title_full |
Orientação de pais: partilhar conhecimentos sobre desenvolvimento e práticas de educação como estratégia de intervenção |
title_fullStr |
Orientação de pais: partilhar conhecimentos sobre desenvolvimento e práticas de educação como estratégia de intervenção |
title_full_unstemmed |
Orientação de pais: partilhar conhecimentos sobre desenvolvimento e práticas de educação como estratégia de intervenção |
title_sort |
Orientação de pais: partilhar conhecimentos sobre desenvolvimento e práticas de educação como estratégia de intervenção |
author |
Biasoli-Alves,Zélia Maria Mendes |
author_facet |
Biasoli-Alves,Zélia Maria Mendes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Biasoli-Alves,Zélia Maria Mendes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Orientação Pais Educação Família |
topic |
Orientação Pais Educação Família |
description |
Pais, professores e educadores em geral vêm enfrentando dificuldades na educação das crianças e adolescentes, ao buscar transmitir padrões, valores e normas de conduta que possam garantir uma vida em grupo que lhes dê inserção, participação social, ao mesmo tempo em que o pleno desenvolvimento de suas potencialidades. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo apresentar e discutir uma proposta de orientação para famílias que se baseia em um trabalho desenvolvido com grupos de mães, de camadas médias, e de orientação individual a pais, de camada média e popular, atendidos segundo projetos de extensão de serviços à comunidade, e posteriormente sistematizados, realizados e avaliados como projeto de pesquisa. O programa tem como fundamentação os princípios e a visão de desenvolvimento ao longo da vida, além da análise das dimensões das práticas de educação da criança e valores a elas associados, buscando partilhar com as famílias o conhecimento gerado na universidade. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072005000500008 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072005000500008 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0104-07072005000500008 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Texto & Contexto - Enfermagem v.14 n.spe 2005 reponame:Texto & contexto enfermagem (Online) instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Texto & contexto enfermagem (Online) |
collection |
Texto & contexto enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Texto & contexto enfermagem (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
textoecontexto@nfr.ufsc.br |
_version_ |
1750118388637630464 |