Processo educativo com gestantes e casais grávidos: possibilidade para transformação e reflexão da realidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Texto & contexto enfermagem (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072010000400015 |
Resumo: | Pesquisa documental, retrospectiva, que buscou conhecer os significados e a contribuição do Grupo de Gestantes e Casais Grávidos para gestantes, acompanhantes e acadêmicos. Os dados foram coletados em documentos do Grupo no período de 1996 a 2008. Através da análise de conteúdo, chegou-se às categorias: oportunidade para compreensão do processo de nascimento; caminho para autonomia; preparação para o parto, maternidade e paternidade; extensão do círculo social; conhecimento dos direitos; formação e educação em saúde e valorização da interdisciplinaridade. O Grupo foi considerado um fórum de socialização de conhecimentos e de construção de saberes, contribuindo para o pensar crítico e reflexivo, assim como para o fortalecimento dos potenciais e autonomia das gestantes e acompanhantes para conduzir o processo de nascimento e exercer a maternidade e paternidade. Constituiu-se também num espaço de ensino-aprendizagem e de práticas dialógicas, educativas e interdisciplinares. Esse estudo amplia a produção científica e pode servir de subsídio para mudanças nas práticas educativas. |
id |
UFSC-17_6eb4c8bf32f5f92284c3bef945089866 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0104-07072010000400015 |
network_acronym_str |
UFSC-17 |
network_name_str |
Texto & contexto enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Processo educativo com gestantes e casais grávidos: possibilidade para transformação e reflexão da realidadeEducação em saúdeGestantesAvaliação em saúdePesquisa documental, retrospectiva, que buscou conhecer os significados e a contribuição do Grupo de Gestantes e Casais Grávidos para gestantes, acompanhantes e acadêmicos. Os dados foram coletados em documentos do Grupo no período de 1996 a 2008. Através da análise de conteúdo, chegou-se às categorias: oportunidade para compreensão do processo de nascimento; caminho para autonomia; preparação para o parto, maternidade e paternidade; extensão do círculo social; conhecimento dos direitos; formação e educação em saúde e valorização da interdisciplinaridade. O Grupo foi considerado um fórum de socialização de conhecimentos e de construção de saberes, contribuindo para o pensar crítico e reflexivo, assim como para o fortalecimento dos potenciais e autonomia das gestantes e acompanhantes para conduzir o processo de nascimento e exercer a maternidade e paternidade. Constituiu-se também num espaço de ensino-aprendizagem e de práticas dialógicas, educativas e interdisciplinares. Esse estudo amplia a produção científica e pode servir de subsídio para mudanças nas práticas educativas.Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem2010-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072010000400015Texto & Contexto - Enfermagem v.19 n.4 2010reponame:Texto & contexto enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC10.1590/S0104-07072010000400015info:eu-repo/semantics/openAccessZampieri,Maria de Fátima MotaGregório,Vitória Regina PettersCustódio,Zaira Aparecida de OliveiraRegis,Maria IsabelBrasil,Cássiapor2011-01-05T00:00:00Zoai:scielo:S0104-07072010000400015Revistahttp://www.scielo.br/tcePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phptextoecontexto@nfr.ufsc.br1980-265X0104-0707opendoar:2011-01-05T00:00Texto & contexto enfermagem (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Processo educativo com gestantes e casais grávidos: possibilidade para transformação e reflexão da realidade |
title |
Processo educativo com gestantes e casais grávidos: possibilidade para transformação e reflexão da realidade |
spellingShingle |
Processo educativo com gestantes e casais grávidos: possibilidade para transformação e reflexão da realidade Zampieri,Maria de Fátima Mota Educação em saúde Gestantes Avaliação em saúde |
title_short |
Processo educativo com gestantes e casais grávidos: possibilidade para transformação e reflexão da realidade |
title_full |
Processo educativo com gestantes e casais grávidos: possibilidade para transformação e reflexão da realidade |
title_fullStr |
Processo educativo com gestantes e casais grávidos: possibilidade para transformação e reflexão da realidade |
title_full_unstemmed |
Processo educativo com gestantes e casais grávidos: possibilidade para transformação e reflexão da realidade |
title_sort |
Processo educativo com gestantes e casais grávidos: possibilidade para transformação e reflexão da realidade |
author |
Zampieri,Maria de Fátima Mota |
author_facet |
Zampieri,Maria de Fátima Mota Gregório,Vitória Regina Petters Custódio,Zaira Aparecida de Oliveira Regis,Maria Isabel Brasil,Cássia |
author_role |
author |
author2 |
Gregório,Vitória Regina Petters Custódio,Zaira Aparecida de Oliveira Regis,Maria Isabel Brasil,Cássia |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zampieri,Maria de Fátima Mota Gregório,Vitória Regina Petters Custódio,Zaira Aparecida de Oliveira Regis,Maria Isabel Brasil,Cássia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em saúde Gestantes Avaliação em saúde |
topic |
Educação em saúde Gestantes Avaliação em saúde |
description |
Pesquisa documental, retrospectiva, que buscou conhecer os significados e a contribuição do Grupo de Gestantes e Casais Grávidos para gestantes, acompanhantes e acadêmicos. Os dados foram coletados em documentos do Grupo no período de 1996 a 2008. Através da análise de conteúdo, chegou-se às categorias: oportunidade para compreensão do processo de nascimento; caminho para autonomia; preparação para o parto, maternidade e paternidade; extensão do círculo social; conhecimento dos direitos; formação e educação em saúde e valorização da interdisciplinaridade. O Grupo foi considerado um fórum de socialização de conhecimentos e de construção de saberes, contribuindo para o pensar crítico e reflexivo, assim como para o fortalecimento dos potenciais e autonomia das gestantes e acompanhantes para conduzir o processo de nascimento e exercer a maternidade e paternidade. Constituiu-se também num espaço de ensino-aprendizagem e de práticas dialógicas, educativas e interdisciplinares. Esse estudo amplia a produção científica e pode servir de subsídio para mudanças nas práticas educativas. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072010000400015 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072010000400015 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0104-07072010000400015 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Texto & Contexto - Enfermagem v.19 n.4 2010 reponame:Texto & contexto enfermagem (Online) instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Texto & contexto enfermagem (Online) |
collection |
Texto & contexto enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Texto & contexto enfermagem (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
textoecontexto@nfr.ufsc.br |
_version_ |
1750118390272360448 |