Processo educativo com gestantes e casais grávidos: possibilidade para transformação e reflexão da realidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zampieri,Maria de Fátima Mota
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Gregório,Vitória Regina Petters, Custódio,Zaira Aparecida de Oliveira, Regis,Maria Isabel, Brasil,Cássia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Texto & contexto enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072010000400015
Resumo: Pesquisa documental, retrospectiva, que buscou conhecer os significados e a contribuição do Grupo de Gestantes e Casais Grávidos para gestantes, acompanhantes e acadêmicos. Os dados foram coletados em documentos do Grupo no período de 1996 a 2008. Através da análise de conteúdo, chegou-se às categorias: oportunidade para compreensão do processo de nascimento; caminho para autonomia; preparação para o parto, maternidade e paternidade; extensão do círculo social; conhecimento dos direitos; formação e educação em saúde e valorização da interdisciplinaridade. O Grupo foi considerado um fórum de socialização de conhecimentos e de construção de saberes, contribuindo para o pensar crítico e reflexivo, assim como para o fortalecimento dos potenciais e autonomia das gestantes e acompanhantes para conduzir o processo de nascimento e exercer a maternidade e paternidade. Constituiu-se também num espaço de ensino-aprendizagem e de práticas dialógicas, educativas e interdisciplinares. Esse estudo amplia a produção científica e pode servir de subsídio para mudanças nas práticas educativas.
id UFSC-17_6eb4c8bf32f5f92284c3bef945089866
oai_identifier_str oai:scielo:S0104-07072010000400015
network_acronym_str UFSC-17
network_name_str Texto & contexto enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Processo educativo com gestantes e casais grávidos: possibilidade para transformação e reflexão da realidadeEducação em saúdeGestantesAvaliação em saúdePesquisa documental, retrospectiva, que buscou conhecer os significados e a contribuição do Grupo de Gestantes e Casais Grávidos para gestantes, acompanhantes e acadêmicos. Os dados foram coletados em documentos do Grupo no período de 1996 a 2008. Através da análise de conteúdo, chegou-se às categorias: oportunidade para compreensão do processo de nascimento; caminho para autonomia; preparação para o parto, maternidade e paternidade; extensão do círculo social; conhecimento dos direitos; formação e educação em saúde e valorização da interdisciplinaridade. O Grupo foi considerado um fórum de socialização de conhecimentos e de construção de saberes, contribuindo para o pensar crítico e reflexivo, assim como para o fortalecimento dos potenciais e autonomia das gestantes e acompanhantes para conduzir o processo de nascimento e exercer a maternidade e paternidade. Constituiu-se também num espaço de ensino-aprendizagem e de práticas dialógicas, educativas e interdisciplinares. Esse estudo amplia a produção científica e pode servir de subsídio para mudanças nas práticas educativas.Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem2010-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072010000400015Texto & Contexto - Enfermagem v.19 n.4 2010reponame:Texto & contexto enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC10.1590/S0104-07072010000400015info:eu-repo/semantics/openAccessZampieri,Maria de Fátima MotaGregório,Vitória Regina PettersCustódio,Zaira Aparecida de OliveiraRegis,Maria IsabelBrasil,Cássiapor2011-01-05T00:00:00Zoai:scielo:S0104-07072010000400015Revistahttp://www.scielo.br/tcePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phptextoecontexto@nfr.ufsc.br1980-265X0104-0707opendoar:2011-01-05T00:00Texto & contexto enfermagem (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Processo educativo com gestantes e casais grávidos: possibilidade para transformação e reflexão da realidade
title Processo educativo com gestantes e casais grávidos: possibilidade para transformação e reflexão da realidade
spellingShingle Processo educativo com gestantes e casais grávidos: possibilidade para transformação e reflexão da realidade
Zampieri,Maria de Fátima Mota
Educação em saúde
Gestantes
Avaliação em saúde
title_short Processo educativo com gestantes e casais grávidos: possibilidade para transformação e reflexão da realidade
title_full Processo educativo com gestantes e casais grávidos: possibilidade para transformação e reflexão da realidade
title_fullStr Processo educativo com gestantes e casais grávidos: possibilidade para transformação e reflexão da realidade
title_full_unstemmed Processo educativo com gestantes e casais grávidos: possibilidade para transformação e reflexão da realidade
title_sort Processo educativo com gestantes e casais grávidos: possibilidade para transformação e reflexão da realidade
author Zampieri,Maria de Fátima Mota
author_facet Zampieri,Maria de Fátima Mota
Gregório,Vitória Regina Petters
Custódio,Zaira Aparecida de Oliveira
Regis,Maria Isabel
Brasil,Cássia
author_role author
author2 Gregório,Vitória Regina Petters
Custódio,Zaira Aparecida de Oliveira
Regis,Maria Isabel
Brasil,Cássia
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zampieri,Maria de Fátima Mota
Gregório,Vitória Regina Petters
Custódio,Zaira Aparecida de Oliveira
Regis,Maria Isabel
Brasil,Cássia
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em saúde
Gestantes
Avaliação em saúde
topic Educação em saúde
Gestantes
Avaliação em saúde
description Pesquisa documental, retrospectiva, que buscou conhecer os significados e a contribuição do Grupo de Gestantes e Casais Grávidos para gestantes, acompanhantes e acadêmicos. Os dados foram coletados em documentos do Grupo no período de 1996 a 2008. Através da análise de conteúdo, chegou-se às categorias: oportunidade para compreensão do processo de nascimento; caminho para autonomia; preparação para o parto, maternidade e paternidade; extensão do círculo social; conhecimento dos direitos; formação e educação em saúde e valorização da interdisciplinaridade. O Grupo foi considerado um fórum de socialização de conhecimentos e de construção de saberes, contribuindo para o pensar crítico e reflexivo, assim como para o fortalecimento dos potenciais e autonomia das gestantes e acompanhantes para conduzir o processo de nascimento e exercer a maternidade e paternidade. Constituiu-se também num espaço de ensino-aprendizagem e de práticas dialógicas, educativas e interdisciplinares. Esse estudo amplia a produção científica e pode servir de subsídio para mudanças nas práticas educativas.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072010000400015
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072010000400015
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0104-07072010000400015
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Texto & Contexto - Enfermagem v.19 n.4 2010
reponame:Texto & contexto enfermagem (Online)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Texto & contexto enfermagem (Online)
collection Texto & contexto enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Texto & contexto enfermagem (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv textoecontexto@nfr.ufsc.br
_version_ 1750118390272360448