A teoria das representações sociais nas dissertações e teses em enfermagem: um perfil bibliométrico
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Texto & contexto enfermagem (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072011000200011 |
Resumo: | A investigação buscou identificar dissertações e teses de enfermagem, disponíveis na base de dados do Centro de Estudos e Pesquisas em Enfermagem que utilizaram a Teoria das Representações Sociais, no período de 2001 a 2007. Trata-se de estudo exploratório, com análise bibliométrica dos trabalhos registrados na base. Das 3246 unidades encontradas, 167 (5%) utilizaram a teoria, sendo 38 (22,7%) teses e 129 (77,3%) dissertações. A região Sudeste, com 61,2%, e a Nordeste, com 26,8% registram a maior produção. Quanto à abordagem da teoria, em 80 (62%) das dissertações e em 27 (71%) das teses ela foi o referencial; seu uso como referencial teórico-metodológico ocorreu em 16 (10%) estudos. Sobre os instrumentos de coleta de dados, a entrevista foi utilizada em 44,4% dos casos; e a análise de conteúdo foi opção em 54,6% dos estudantes. Destaca-se o crescente interesse pela teoria e a necessidade de maior critério na elaboração dos resumos, considerando sua importância na divulgação da produção científica. |
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A investigação buscou identificar dissertações e teses de enfermagem, disponíveis na base de dados do Centro de Estudos e Pesquisas em Enfermagem que utilizaram a Teoria das Representações Sociais, no período de 2001 a 2007. Trata-se de estudo exploratório, com análise bibliométrica dos trabalhos registrados na base. Das 3246 unidades encontradas, 167 (5%) utilizaram a teoria, sendo 38 (22,7%) teses e 129 (77,3%) dissertações. A região Sudeste, com 61,2%, e a Nordeste, com 26,8% registram a maior produção. Quanto à abordagem da teoria, em 80 (62%) das dissertações e em 27 (71%) das teses ela foi o referencial; seu uso como referencial teórico-metodológico ocorreu em 16 (10%) estudos. Sobre os instrumentos de coleta de dados, a entrevista foi utilizada em 44,4% dos casos; e a análise de conteúdo foi opção em 54,6% dos estudantes. Destaca-se o crescente interesse pela teoria e a necessidade de maior critério na elaboração dos resumos, considerando sua importância na divulgação da produção científica. |
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