Os estágios identitários da enfermeira-gerente: uma abordagem piagetiana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito,Maria José Menezes
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Gazzinelli,Maria Flávia Carvalho, Melo,Marlene Catarina de Oliveira Lopes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Texto & contexto enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072006000200004
Resumo: Propõe-se a compreender o processo de construção da identidade das enfermeiras no exercício da gerência em hospitais privados de Belo Horizonte, a partir de um paralelo com o processo de construção do conhecimento segundo Jean Piaget. Sabe-se que a identidade humana não é dada, constrói-se na infância e ao longo da vida, com a ajuda do outro. O indivíduo constitui suas estruturas cognitivas por meio de um processo organizado de adaptação, ampliando e aprimorando as estruturas mentais e da inteligência. Por meio de entrevistas semi-estruturadas e pelo recurso do teste projetivo gráfico identificou-se que o processo de construção da identidade das enfermeiras reflete singularidades da sua vivência e diferentes fases de maturidade em relação ao exercício da gerência.Tal processo, bem como a elaboração do conhecimentoinclui três estágios: a crise de identidade ou conflito cognitivo; a fase de transição ou adaptação (assimilação e acomodação) e a fase de equilíbrio.
id UFSC-17_7b142935c8171b5555ada3d90b261fe0
oai_identifier_str oai:scielo:S0104-07072006000200004
network_acronym_str UFSC-17
network_name_str Texto & contexto enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Os estágios identitários da enfermeira-gerente: uma abordagem piagetianaConhecimentoGerênciaCrise de identidadePropõe-se a compreender o processo de construção da identidade das enfermeiras no exercício da gerência em hospitais privados de Belo Horizonte, a partir de um paralelo com o processo de construção do conhecimento segundo Jean Piaget. Sabe-se que a identidade humana não é dada, constrói-se na infância e ao longo da vida, com a ajuda do outro. O indivíduo constitui suas estruturas cognitivas por meio de um processo organizado de adaptação, ampliando e aprimorando as estruturas mentais e da inteligência. Por meio de entrevistas semi-estruturadas e pelo recurso do teste projetivo gráfico identificou-se que o processo de construção da identidade das enfermeiras reflete singularidades da sua vivência e diferentes fases de maturidade em relação ao exercício da gerência.Tal processo, bem como a elaboração do conhecimentoinclui três estágios: a crise de identidade ou conflito cognitivo; a fase de transição ou adaptação (assimilação e acomodação) e a fase de equilíbrio.Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem2006-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072006000200004Texto & Contexto - Enfermagem v.15 n.2 2006reponame:Texto & contexto enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC10.1590/S0104-07072006000200004info:eu-repo/semantics/openAccessBrito,Maria José MenezesGazzinelli,Maria Flávia CarvalhoMelo,Marlene Catarina de Oliveira Lopespor2008-04-11T00:00:00Zoai:scielo:S0104-07072006000200004Revistahttp://www.scielo.br/tcePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phptextoecontexto@nfr.ufsc.br1980-265X0104-0707opendoar:2008-04-11T00:00Texto & contexto enfermagem (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Os estágios identitários da enfermeira-gerente: uma abordagem piagetiana
title Os estágios identitários da enfermeira-gerente: uma abordagem piagetiana
spellingShingle Os estágios identitários da enfermeira-gerente: uma abordagem piagetiana
Brito,Maria José Menezes
Conhecimento
Gerência
Crise de identidade
title_short Os estágios identitários da enfermeira-gerente: uma abordagem piagetiana
title_full Os estágios identitários da enfermeira-gerente: uma abordagem piagetiana
title_fullStr Os estágios identitários da enfermeira-gerente: uma abordagem piagetiana
title_full_unstemmed Os estágios identitários da enfermeira-gerente: uma abordagem piagetiana
title_sort Os estágios identitários da enfermeira-gerente: uma abordagem piagetiana
author Brito,Maria José Menezes
author_facet Brito,Maria José Menezes
Gazzinelli,Maria Flávia Carvalho
Melo,Marlene Catarina de Oliveira Lopes
author_role author
author2 Gazzinelli,Maria Flávia Carvalho
Melo,Marlene Catarina de Oliveira Lopes
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito,Maria José Menezes
Gazzinelli,Maria Flávia Carvalho
Melo,Marlene Catarina de Oliveira Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Conhecimento
Gerência
Crise de identidade
topic Conhecimento
Gerência
Crise de identidade
description Propõe-se a compreender o processo de construção da identidade das enfermeiras no exercício da gerência em hospitais privados de Belo Horizonte, a partir de um paralelo com o processo de construção do conhecimento segundo Jean Piaget. Sabe-se que a identidade humana não é dada, constrói-se na infância e ao longo da vida, com a ajuda do outro. O indivíduo constitui suas estruturas cognitivas por meio de um processo organizado de adaptação, ampliando e aprimorando as estruturas mentais e da inteligência. Por meio de entrevistas semi-estruturadas e pelo recurso do teste projetivo gráfico identificou-se que o processo de construção da identidade das enfermeiras reflete singularidades da sua vivência e diferentes fases de maturidade em relação ao exercício da gerência.Tal processo, bem como a elaboração do conhecimentoinclui três estágios: a crise de identidade ou conflito cognitivo; a fase de transição ou adaptação (assimilação e acomodação) e a fase de equilíbrio.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072006000200004
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072006000200004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0104-07072006000200004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Texto & Contexto - Enfermagem v.15 n.2 2006
reponame:Texto & contexto enfermagem (Online)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Texto & contexto enfermagem (Online)
collection Texto & contexto enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Texto & contexto enfermagem (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv textoecontexto@nfr.ufsc.br
_version_ 1750118388675379200