Contribuições do genograma e do ecomapa para o estudo de famílias em enfermagem pediátrica
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Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Texto & contexto enfermagem (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072005000200017 |
Resumo: | O genograma e o ecomapa têm se mostrado como valiosos instrumentos para a compreensão de processos familiares. Este trabalho tem o objetivo de descrever a experiência da utilização desses instrumentos no levantamento de dados de uma pesquisa qualitativa, desenvolvida com nove famílias de crianças com câncer, que utilizou o interacionismo simbólico e a teoria fundamentada em dados como referencial teórico-metodológico a fim de compreender as vivências dessas famílias. Apresenta os aspectos positivos desses dispositivos, tais como: facilitar a abordagem entre o entrevistador e o entrevistado; visualizar de forma objetiva as relações intra e extrafamiliares; discutir e evidenciar opções de mudanças na família; identificar características comuns e únicas de cada membro da família e possibilitar ao entrevistado manifestações através da linguagem não-verbal. Conclui realçando algumas vantagens da utilização desses instrumentos e, alertando para suas limitações. |
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Contribuições do genograma e do ecomapa para o estudo de famílias em enfermagem pediátricaAvaliação em enfermagemEnfermagem familiarEnfermagem pediátricaNeoplasiasO genograma e o ecomapa têm se mostrado como valiosos instrumentos para a compreensão de processos familiares. Este trabalho tem o objetivo de descrever a experiência da utilização desses instrumentos no levantamento de dados de uma pesquisa qualitativa, desenvolvida com nove famílias de crianças com câncer, que utilizou o interacionismo simbólico e a teoria fundamentada em dados como referencial teórico-metodológico a fim de compreender as vivências dessas famílias. Apresenta os aspectos positivos desses dispositivos, tais como: facilitar a abordagem entre o entrevistador e o entrevistado; visualizar de forma objetiva as relações intra e extrafamiliares; discutir e evidenciar opções de mudanças na família; identificar características comuns e únicas de cada membro da família e possibilitar ao entrevistado manifestações através da linguagem não-verbal. Conclui realçando algumas vantagens da utilização desses instrumentos e, alertando para suas limitações.Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem2005-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072005000200017Texto & Contexto - Enfermagem v.14 n.2 2005reponame:Texto & contexto enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC10.1590/S0104-07072005000200017info:eu-repo/semantics/openAccessNascimento,Lucila CastanheiraRocha,Semiramis Melani MeloHayes,Virginia Ellenpor2008-08-12T00:00:00Zoai:scielo:S0104-07072005000200017Revistahttp://www.scielo.br/tcePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phptextoecontexto@nfr.ufsc.br1980-265X0104-0707opendoar:2008-08-12T00:00Texto & contexto enfermagem (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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