Gestão e saúde mental: percepções a partir de um centro de atenção psicosocial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Heck,Rita Maria
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Bielemann,Valquíria de Lourdes Machado, Ceolin,Teila, Kantorski,Luciane Prado, Wilhich,Janaína Quinzen, Chiavagatti,Fabieli Gopínger
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Texto & contexto enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072008000400004
Resumo: A pesquisa avalia a gestão do serviço de saúde mental de um município da região sul do Brasil a partir da percepção de usuários, familiares e profissionais vinculados ao Centro de Atenção Psicossocial. Consiste num estudo de caso, de abordagem qualitativa, os dados foram coletados no mês de outubro de 2006, sendo entrevistados 11 usuários, 12 familiares e 21 profissionais da equipe de saúde. A análise dos dados seguiu a avaliação de quarta geração através do agrupamento por núcleos temáticos. O conteúdo destas informações teve validação nos respectivos grupos e a pedido dos envolvidos negociados com o gestor municipal. Entre os pontos de negociação se destaca a importância de uma sede própria para o Centro de Atenção Psicossocial, a presença física do secretário de saúde nas atividades do serviço e um reconhecimento de que a gestão municipal acolhe as demandas de saúde mental.
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