BASES TEÓRICAS DE PENSAMENTO CRÍTICO NA ENFERMAGEM IBERO-AMERICANA: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ceolin,Silvana
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: González,José Siles, Ruiz,Maria del Carmen Solano, Heck,Rita Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Texto & contexto enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072017000400307
Resumo: RESUMO Objetivo: identificar as bases teóricas que fundamentam os conceitos de pensamento crítico na enfermagem ibero-americana nos últimos dez anos. Método: revisão integrativa de literatura realizada nas bases de dados PubMed, CUIDEN e SciELO, entre 2006 e 2015, com as palavras-chave enfermagem e pensamento crítico. Resultados: foram incluídos 32 estudos, que revelaram a presença de nove pensadores como bases teóricas do conceito de pensamento crítico. Constatou-se que não há uniformidade para a definição do conceito; contudo, diferenciam-se duas concepções de pensamento crítico entre os autores, que foram organizadas em dois grupos. O grupo A, composto por Alfaro-Lefevre, Peter Facione, Scheffer e Rubenfeld, Richard Paul; autores que compreendem que o pensamento crítico envolve habilidades para raciocínio clínico e diagnóstico, essencial à tomada de decisões, e o grupo B, constituído por John Dewey, Donald Schön, Paulo Freire e Jürgen Habermas, que entendem o pensamento crítico como um processo ativo e reflexivo, voltado ao desenvolvimento da consciência crítica. Esses pensadores foram base para a proposta de instrumentos de avaliação do pensamento, estratégias de ensino e um referencial teórico-metodológico para a enfermagem. Conclusão: a perspectiva dinâmica do grupo B fortalece o caráter dialético da construção do conhecimento, a partir do qual a enfermagem tem potencial de construir-se como uma ciência social e prática, comprometida com a transformação de realidades.
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