O olhar dos usuários de um hospital de ensino: uma análise da qualidade assistencial às gestantes e aos recém-nascidos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tronchin,Daisy M. R.
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Melleiro,Marta M., Tsunechiro,Maria Alice, Gualda,Dulce M. R.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Texto & contexto enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072006000300003
Resumo: A avaliação dos serviços de saúde, subsidiada pela percepção de usuários, vem sendo considerada um importante instrumento do processo de trabalho gerencial. Este estudo objetivou compreender a percepção de usuários de um hospital de ensino, por ocasião do nascimento e da internação de seus filhos na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Trata-se de um paper de cunho etnográfico, cuja coleta de dados empregou a entrevista semi-estruturada. Os resultados foram apresentados na forma de narrativa, das quais emergiram doze categorias e os seguintes temas culturais: classificando as experiências vividas, vislumbrando o processo de nascimento, a capacidade de tornarem-se pais e o cuidar e conviver com o filho. Os resultados foram analisados por meio do Método Biográfico Interpretativo e permitiram conhecer a visão dos usuários nas dimensões avaliativas de estrutura, de processo e de resultado, proporcionando aos gerentes, do cenário deste estudo, a revisão de suas práticas assistenciais e administrativas.
id UFSC-17_9f4fa7322a89f4f610369d1c5b799163
oai_identifier_str oai:scielo:S0104-07072006000300003
network_acronym_str UFSC-17
network_name_str Texto & contexto enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling O olhar dos usuários de um hospital de ensino: uma análise da qualidade assistencial às gestantes e aos recém-nascidosSatisfação dos consumidoresQualidadeAssistência perinatalAntropologia culturalA avaliação dos serviços de saúde, subsidiada pela percepção de usuários, vem sendo considerada um importante instrumento do processo de trabalho gerencial. Este estudo objetivou compreender a percepção de usuários de um hospital de ensino, por ocasião do nascimento e da internação de seus filhos na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Trata-se de um paper de cunho etnográfico, cuja coleta de dados empregou a entrevista semi-estruturada. Os resultados foram apresentados na forma de narrativa, das quais emergiram doze categorias e os seguintes temas culturais: classificando as experiências vividas, vislumbrando o processo de nascimento, a capacidade de tornarem-se pais e o cuidar e conviver com o filho. Os resultados foram analisados por meio do Método Biográfico Interpretativo e permitiram conhecer a visão dos usuários nas dimensões avaliativas de estrutura, de processo e de resultado, proporcionando aos gerentes, do cenário deste estudo, a revisão de suas práticas assistenciais e administrativas.Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem2006-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072006000300003Texto & Contexto - Enfermagem v.15 n.3 2006reponame:Texto & contexto enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC10.1590/S0104-07072006000300003info:eu-repo/semantics/openAccessTronchin,Daisy M. R.Melleiro,Marta M.Tsunechiro,Maria AliceGualda,Dulce M. R.por2007-11-30T00:00:00Zoai:scielo:S0104-07072006000300003Revistahttp://www.scielo.br/tcePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phptextoecontexto@nfr.ufsc.br1980-265X0104-0707opendoar:2007-11-30T00:00Texto & contexto enfermagem (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O olhar dos usuários de um hospital de ensino: uma análise da qualidade assistencial às gestantes e aos recém-nascidos
title O olhar dos usuários de um hospital de ensino: uma análise da qualidade assistencial às gestantes e aos recém-nascidos
spellingShingle O olhar dos usuários de um hospital de ensino: uma análise da qualidade assistencial às gestantes e aos recém-nascidos
Tronchin,Daisy M. R.
Satisfação dos consumidores
Qualidade
Assistência perinatal
Antropologia cultural
title_short O olhar dos usuários de um hospital de ensino: uma análise da qualidade assistencial às gestantes e aos recém-nascidos
title_full O olhar dos usuários de um hospital de ensino: uma análise da qualidade assistencial às gestantes e aos recém-nascidos
title_fullStr O olhar dos usuários de um hospital de ensino: uma análise da qualidade assistencial às gestantes e aos recém-nascidos
title_full_unstemmed O olhar dos usuários de um hospital de ensino: uma análise da qualidade assistencial às gestantes e aos recém-nascidos
title_sort O olhar dos usuários de um hospital de ensino: uma análise da qualidade assistencial às gestantes e aos recém-nascidos
author Tronchin,Daisy M. R.
author_facet Tronchin,Daisy M. R.
Melleiro,Marta M.
Tsunechiro,Maria Alice
Gualda,Dulce M. R.
author_role author
author2 Melleiro,Marta M.
Tsunechiro,Maria Alice
Gualda,Dulce M. R.
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tronchin,Daisy M. R.
Melleiro,Marta M.
Tsunechiro,Maria Alice
Gualda,Dulce M. R.
dc.subject.por.fl_str_mv Satisfação dos consumidores
Qualidade
Assistência perinatal
Antropologia cultural
topic Satisfação dos consumidores
Qualidade
Assistência perinatal
Antropologia cultural
description A avaliação dos serviços de saúde, subsidiada pela percepção de usuários, vem sendo considerada um importante instrumento do processo de trabalho gerencial. Este estudo objetivou compreender a percepção de usuários de um hospital de ensino, por ocasião do nascimento e da internação de seus filhos na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Trata-se de um paper de cunho etnográfico, cuja coleta de dados empregou a entrevista semi-estruturada. Os resultados foram apresentados na forma de narrativa, das quais emergiram doze categorias e os seguintes temas culturais: classificando as experiências vividas, vislumbrando o processo de nascimento, a capacidade de tornarem-se pais e o cuidar e conviver com o filho. Os resultados foram analisados por meio do Método Biográfico Interpretativo e permitiram conhecer a visão dos usuários nas dimensões avaliativas de estrutura, de processo e de resultado, proporcionando aos gerentes, do cenário deste estudo, a revisão de suas práticas assistenciais e administrativas.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072006000300003
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072006000300003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0104-07072006000300003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Texto & Contexto - Enfermagem v.15 n.3 2006
reponame:Texto & contexto enfermagem (Online)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Texto & contexto enfermagem (Online)
collection Texto & contexto enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Texto & contexto enfermagem (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv textoecontexto@nfr.ufsc.br
_version_ 1750118388699496448