A educação em saúde na adolescência: grupos de discussão como estratégia de pesquisa e cuidado-educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Texto & contexto enfermagem (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072006000200003 |
Resumo: | Trata-se de uma pesquisa realizada com adolescentes sobre as suas representações de corpo, articuladas aos cuidados à saúde. Foi aplicada uma metodologia participativa na qual os adolescentes produziram dados para o alcance dos objetivos da pesquisa, evidenciando o corpo como território de saberes e práticas de cuidado. O resultado inusitado foi o fato de os adolescentes transformarem o momento da produção dos dados em uma sessão de educação em saúde, na qual foi possível convergir a pesquisa em cuidado-educação, atendendo às demandas dos próprios sujeitos. |
id |
UFSC-17_a378af1d24e7f67ad4a7b3c675cc2468 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0104-07072006000200003 |
network_acronym_str |
UFSC-17 |
network_name_str |
Texto & contexto enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A educação em saúde na adolescência: grupos de discussão como estratégia de pesquisa e cuidado-educaçãoAdolescenteCuidados de enfermagemEducação em saúdeTrata-se de uma pesquisa realizada com adolescentes sobre as suas representações de corpo, articuladas aos cuidados à saúde. Foi aplicada uma metodologia participativa na qual os adolescentes produziram dados para o alcance dos objetivos da pesquisa, evidenciando o corpo como território de saberes e práticas de cuidado. O resultado inusitado foi o fato de os adolescentes transformarem o momento da produção dos dados em uma sessão de educação em saúde, na qual foi possível convergir a pesquisa em cuidado-educação, atendendo às demandas dos próprios sujeitos.Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem2006-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072006000200003Texto & Contexto - Enfermagem v.15 n.2 2006reponame:Texto & contexto enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC10.1590/S0104-07072006000200003info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira,Márcia de Assunçãopor2008-03-24T00:00:00Zoai:scielo:S0104-07072006000200003Revistahttp://www.scielo.br/tcePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phptextoecontexto@nfr.ufsc.br1980-265X0104-0707opendoar:2008-03-24T00:00Texto & contexto enfermagem (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A educação em saúde na adolescência: grupos de discussão como estratégia de pesquisa e cuidado-educação |
title |
A educação em saúde na adolescência: grupos de discussão como estratégia de pesquisa e cuidado-educação |
spellingShingle |
A educação em saúde na adolescência: grupos de discussão como estratégia de pesquisa e cuidado-educação Ferreira,Márcia de Assunção Adolescente Cuidados de enfermagem Educação em saúde |
title_short |
A educação em saúde na adolescência: grupos de discussão como estratégia de pesquisa e cuidado-educação |
title_full |
A educação em saúde na adolescência: grupos de discussão como estratégia de pesquisa e cuidado-educação |
title_fullStr |
A educação em saúde na adolescência: grupos de discussão como estratégia de pesquisa e cuidado-educação |
title_full_unstemmed |
A educação em saúde na adolescência: grupos de discussão como estratégia de pesquisa e cuidado-educação |
title_sort |
A educação em saúde na adolescência: grupos de discussão como estratégia de pesquisa e cuidado-educação |
author |
Ferreira,Márcia de Assunção |
author_facet |
Ferreira,Márcia de Assunção |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira,Márcia de Assunção |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Adolescente Cuidados de enfermagem Educação em saúde |
topic |
Adolescente Cuidados de enfermagem Educação em saúde |
description |
Trata-se de uma pesquisa realizada com adolescentes sobre as suas representações de corpo, articuladas aos cuidados à saúde. Foi aplicada uma metodologia participativa na qual os adolescentes produziram dados para o alcance dos objetivos da pesquisa, evidenciando o corpo como território de saberes e práticas de cuidado. O resultado inusitado foi o fato de os adolescentes transformarem o momento da produção dos dados em uma sessão de educação em saúde, na qual foi possível convergir a pesquisa em cuidado-educação, atendendo às demandas dos próprios sujeitos. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072006000200003 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072006000200003 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0104-07072006000200003 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Texto & Contexto - Enfermagem v.15 n.2 2006 reponame:Texto & contexto enfermagem (Online) instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Texto & contexto enfermagem (Online) |
collection |
Texto & contexto enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Texto & contexto enfermagem (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
textoecontexto@nfr.ufsc.br |
_version_ |
1750118388674330624 |