POSSIBILIDADES DE AVALIAÇÃO EPISTEMOLÓGICA DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM À LUZ DE KARL POPPER
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Relatório |
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Título da fonte: | Texto & contexto enfermagem (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072018000400601 |
Resumo: | RESUMO Objetivo: refletir sobre o Método Hipotético-Dedutivo de Karl Popper e sua aplicabilidade para avaliação epistemológica dos Programas de Pós-Graduação em Enfermagem. Método: trata-se de um estudo teórico e reflexivo. A enfermagem como ciência em construção necessita avaliar criticamente os fundamentos epistemológicos que a demarcam. Tal avaliação é abstrusa de ser realizada, pois o que está em questão é a validação do programa sob o ponto de vista epistemológico da produção resultante de dissertações e teses, avaliando-o na perspectiva filosófica que o fundamenta. Indubitavelmente é um projeto colossal e tem o seu valor na ação de desvelar o fenômeno que ali se desenvolve, permitindo ratificar ou retificar o programa. A fim de direcionar sua construção, formula-se a seguinte questão norteadora: como o Método Hipotético-Dedutivo pode contribuir para a avaliação epistemológica dos Programas de Pós-Graduação em Enfermagem? Resultados: o texto aponta que a demarcação científica da enfermagem é encontrada no objeto de estudo do programa. Esse deve ser falsificável, claro, preciso, refletindo aquilo que é específico da enfermagem como carreira e área de saber. Conclusão: admitido ser o papel da enfermagem a prevenção e o tratamento de doenças, bem como a restauração e a promoção da saúde, a partir do oferecimento do cuidado de enfermagem, a atitude falibilista no pesquisador que atua no programa poderá movê-lo a uma melhor compreensão do mundo que o cerca e a proceder à avaliação do efetivo impacto de sua produção científica para o cumprimento do propósito da profissão. |
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POSSIBILIDADES DE AVALIAÇÃO EPISTEMOLÓGICA DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM À LUZ DE KARL POPPEREnfermagemEducação de pós-graduaçãoFilosofiaDissertações acadêmicasEducaçãoEpistemologiaTeoria de enfermagemRESUMO Objetivo: refletir sobre o Método Hipotético-Dedutivo de Karl Popper e sua aplicabilidade para avaliação epistemológica dos Programas de Pós-Graduação em Enfermagem. Método: trata-se de um estudo teórico e reflexivo. A enfermagem como ciência em construção necessita avaliar criticamente os fundamentos epistemológicos que a demarcam. Tal avaliação é abstrusa de ser realizada, pois o que está em questão é a validação do programa sob o ponto de vista epistemológico da produção resultante de dissertações e teses, avaliando-o na perspectiva filosófica que o fundamenta. Indubitavelmente é um projeto colossal e tem o seu valor na ação de desvelar o fenômeno que ali se desenvolve, permitindo ratificar ou retificar o programa. A fim de direcionar sua construção, formula-se a seguinte questão norteadora: como o Método Hipotético-Dedutivo pode contribuir para a avaliação epistemológica dos Programas de Pós-Graduação em Enfermagem? Resultados: o texto aponta que a demarcação científica da enfermagem é encontrada no objeto de estudo do programa. Esse deve ser falsificável, claro, preciso, refletindo aquilo que é específico da enfermagem como carreira e área de saber. Conclusão: admitido ser o papel da enfermagem a prevenção e o tratamento de doenças, bem como a restauração e a promoção da saúde, a partir do oferecimento do cuidado de enfermagem, a atitude falibilista no pesquisador que atua no programa poderá movê-lo a uma melhor compreensão do mundo que o cerca e a proceder à avaliação do efetivo impacto de sua produção científica para o cumprimento do propósito da profissão.Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem2018-01-01info:eu-repo/semantics/reportinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072018000400601Texto & Contexto - Enfermagem v.27 n.4 2018reponame:Texto & contexto enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC10.1590/0104-07072018002000017info:eu-repo/semantics/openAccessGuimarães,Gilberto de LimaMendoza,Isabel Yovana QuispeCorrêa,Allana dos ReisVieira,Ed WilsonMatos,Selme Silqueira deChianca,Tânia Couto Machadopor2019-01-03T00:00:00Zoai:scielo:S0104-07072018000400601Revistahttp://www.scielo.br/tcePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phptextoecontexto@nfr.ufsc.br1980-265X0104-0707opendoar:2019-01-03T00:00Texto & contexto enfermagem (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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