A escola na promoção da saúde de crianças com fissura labiopalatal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Texto & contexto enfermagem (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072013000400021 |
Resumo: | O objetivo foi conhecer a influência da escola na vida e nos cuidados com a saúde de crianças e adolescentes com fissura labiopalatal atendidas em um centro de referência do Sul do Brasil. A pesquisa foi do tipo exploratório-descritiva, com abordagem qualitativa. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 15 mães de crianças e adolescentes com fissura labiopalatal participantes de um programa de acompanhamento da saúde bucal. A análise dos dados foi fundamentada na técnica de análise temática, pertencente à análise de conteúdo, originando duas categorias temáticas centrais: enfrentando e superando o preconceito relacionado à má formação; e a escola influenciando a saúde bucal da criança e adolescente e o seu desenvolvimento. A escola traz à criança e adolescente com fissura labiopalatal possibilidades de cuidados e inclusão social, mas também pode trazer conflitos pelo preconceito gerado pela sua aparência física. O apoio da comunidade escolar é essencial para que possam ter um desenvolvimento adequado com qualidade de vida. |
id |
UFSC-17_ad8b2379096d5ed8d55376a2127ebe7e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0104-07072013000400021 |
network_acronym_str |
UFSC-17 |
network_name_str |
Texto & contexto enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A escola na promoção da saúde de crianças com fissura labiopalatalFissura labialFissura palatinaSaúde bucalSaúde escolarO objetivo foi conhecer a influência da escola na vida e nos cuidados com a saúde de crianças e adolescentes com fissura labiopalatal atendidas em um centro de referência do Sul do Brasil. A pesquisa foi do tipo exploratório-descritiva, com abordagem qualitativa. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 15 mães de crianças e adolescentes com fissura labiopalatal participantes de um programa de acompanhamento da saúde bucal. A análise dos dados foi fundamentada na técnica de análise temática, pertencente à análise de conteúdo, originando duas categorias temáticas centrais: enfrentando e superando o preconceito relacionado à má formação; e a escola influenciando a saúde bucal da criança e adolescente e o seu desenvolvimento. A escola traz à criança e adolescente com fissura labiopalatal possibilidades de cuidados e inclusão social, mas também pode trazer conflitos pelo preconceito gerado pela sua aparência física. O apoio da comunidade escolar é essencial para que possam ter um desenvolvimento adequado com qualidade de vida.Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem2013-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072013000400021Texto & Contexto - Enfermagem v.22 n.4 2013reponame:Texto & contexto enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC10.1590/S0104-07072013000400021info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Cintia Magali daLocks,ArnoCarcereri,Daniela LemosSilva,Denise Guerreiro Vieira dapor2015-05-28T00:00:00Zoai:scielo:S0104-07072013000400021Revistahttp://www.scielo.br/tcePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phptextoecontexto@nfr.ufsc.br1980-265X0104-0707opendoar:2015-05-28T00:00Texto & contexto enfermagem (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A escola na promoção da saúde de crianças com fissura labiopalatal |
title |
A escola na promoção da saúde de crianças com fissura labiopalatal |
spellingShingle |
A escola na promoção da saúde de crianças com fissura labiopalatal Silva,Cintia Magali da Fissura labial Fissura palatina Saúde bucal Saúde escolar |
title_short |
A escola na promoção da saúde de crianças com fissura labiopalatal |
title_full |
A escola na promoção da saúde de crianças com fissura labiopalatal |
title_fullStr |
A escola na promoção da saúde de crianças com fissura labiopalatal |
title_full_unstemmed |
A escola na promoção da saúde de crianças com fissura labiopalatal |
title_sort |
A escola na promoção da saúde de crianças com fissura labiopalatal |
author |
Silva,Cintia Magali da |
author_facet |
Silva,Cintia Magali da Locks,Arno Carcereri,Daniela Lemos Silva,Denise Guerreiro Vieira da |
author_role |
author |
author2 |
Locks,Arno Carcereri,Daniela Lemos Silva,Denise Guerreiro Vieira da |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva,Cintia Magali da Locks,Arno Carcereri,Daniela Lemos Silva,Denise Guerreiro Vieira da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fissura labial Fissura palatina Saúde bucal Saúde escolar |
topic |
Fissura labial Fissura palatina Saúde bucal Saúde escolar |
description |
O objetivo foi conhecer a influência da escola na vida e nos cuidados com a saúde de crianças e adolescentes com fissura labiopalatal atendidas em um centro de referência do Sul do Brasil. A pesquisa foi do tipo exploratório-descritiva, com abordagem qualitativa. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 15 mães de crianças e adolescentes com fissura labiopalatal participantes de um programa de acompanhamento da saúde bucal. A análise dos dados foi fundamentada na técnica de análise temática, pertencente à análise de conteúdo, originando duas categorias temáticas centrais: enfrentando e superando o preconceito relacionado à má formação; e a escola influenciando a saúde bucal da criança e adolescente e o seu desenvolvimento. A escola traz à criança e adolescente com fissura labiopalatal possibilidades de cuidados e inclusão social, mas também pode trazer conflitos pelo preconceito gerado pela sua aparência física. O apoio da comunidade escolar é essencial para que possam ter um desenvolvimento adequado com qualidade de vida. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072013000400021 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072013000400021 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0104-07072013000400021 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Texto & Contexto - Enfermagem v.22 n.4 2013 reponame:Texto & contexto enfermagem (Online) instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Texto & contexto enfermagem (Online) |
collection |
Texto & contexto enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Texto & contexto enfermagem (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
textoecontexto@nfr.ufsc.br |
_version_ |
1750118391872487424 |