Adesão ao tratamento antirretroviral: vivências de escolares
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Texto & contexto enfermagem (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072011000100013 |
Resumo: | Pesquisa de abordagem qualitativa, cujos objetivos foram descrever o processo de adesão através da análise do cotidiano dos escolares e do processo de ocultamento do HIV/aids e identificar situações vivenciadas pelos escolares que possam influenciar na adesão à Terapia Antirretroviral. Utilizou-se como técnica para coleta de dados a entrevista estruturada, direcionada a escolares em uso de terapia antirretroviral e acompanhados desde o diagnóstico da aids no ambulatório pediátrico de doenças infectoparasitárias. Os relatos dos escolares foram analisados à luz da análise de conteúdo e agrupados nas seguintes categorias: o cotidiano dos escolares no processo de adesão à terapia antirretroviral e o silêncio na constituição de um cotidiano trágico. É preciso que os profissionais de saúde reconheçam que a não adesão é um fenômeno que deve ser trabalhado junto à criança e que é importante a implementação de estratégias capazes de incentivar a adesão ao tratamento. |
id |
UFSC-17_b91cc495892621c30145cd56a60fd27f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0104-07072011000100013 |
network_acronym_str |
UFSC-17 |
network_name_str |
Texto & contexto enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Adesão ao tratamento antirretroviral: vivências de escolaresAgentes antirretroviraisEnfermagem pediátricaSíndrome de Inmunodeficiencia AdquiridaCriançaPesquisa de abordagem qualitativa, cujos objetivos foram descrever o processo de adesão através da análise do cotidiano dos escolares e do processo de ocultamento do HIV/aids e identificar situações vivenciadas pelos escolares que possam influenciar na adesão à Terapia Antirretroviral. Utilizou-se como técnica para coleta de dados a entrevista estruturada, direcionada a escolares em uso de terapia antirretroviral e acompanhados desde o diagnóstico da aids no ambulatório pediátrico de doenças infectoparasitárias. Os relatos dos escolares foram analisados à luz da análise de conteúdo e agrupados nas seguintes categorias: o cotidiano dos escolares no processo de adesão à terapia antirretroviral e o silêncio na constituição de um cotidiano trágico. É preciso que os profissionais de saúde reconheçam que a não adesão é um fenômeno que deve ser trabalhado junto à criança e que é importante a implementação de estratégias capazes de incentivar a adesão ao tratamento.Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem2011-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072011000100013Texto & Contexto - Enfermagem v.20 n.1 2011reponame:Texto & contexto enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC10.1590/S0104-07072011000100013info:eu-repo/semantics/openAccessMartins,Sueny da SilvaMartins,Tathiana Silva de Souzapor2011-07-05T00:00:00Zoai:scielo:S0104-07072011000100013Revistahttp://www.scielo.br/tcePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phptextoecontexto@nfr.ufsc.br1980-265X0104-0707opendoar:2011-07-05T00:00Texto & contexto enfermagem (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Adesão ao tratamento antirretroviral: vivências de escolares |
title |
Adesão ao tratamento antirretroviral: vivências de escolares |
spellingShingle |
Adesão ao tratamento antirretroviral: vivências de escolares Martins,Sueny da Silva Agentes antirretrovirais Enfermagem pediátrica Síndrome de Inmunodeficiencia Adquirida Criança |
title_short |
Adesão ao tratamento antirretroviral: vivências de escolares |
title_full |
Adesão ao tratamento antirretroviral: vivências de escolares |
title_fullStr |
Adesão ao tratamento antirretroviral: vivências de escolares |
title_full_unstemmed |
Adesão ao tratamento antirretroviral: vivências de escolares |
title_sort |
Adesão ao tratamento antirretroviral: vivências de escolares |
author |
Martins,Sueny da Silva |
author_facet |
Martins,Sueny da Silva Martins,Tathiana Silva de Souza |
author_role |
author |
author2 |
Martins,Tathiana Silva de Souza |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins,Sueny da Silva Martins,Tathiana Silva de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Agentes antirretrovirais Enfermagem pediátrica Síndrome de Inmunodeficiencia Adquirida Criança |
topic |
Agentes antirretrovirais Enfermagem pediátrica Síndrome de Inmunodeficiencia Adquirida Criança |
description |
Pesquisa de abordagem qualitativa, cujos objetivos foram descrever o processo de adesão através da análise do cotidiano dos escolares e do processo de ocultamento do HIV/aids e identificar situações vivenciadas pelos escolares que possam influenciar na adesão à Terapia Antirretroviral. Utilizou-se como técnica para coleta de dados a entrevista estruturada, direcionada a escolares em uso de terapia antirretroviral e acompanhados desde o diagnóstico da aids no ambulatório pediátrico de doenças infectoparasitárias. Os relatos dos escolares foram analisados à luz da análise de conteúdo e agrupados nas seguintes categorias: o cotidiano dos escolares no processo de adesão à terapia antirretroviral e o silêncio na constituição de um cotidiano trágico. É preciso que os profissionais de saúde reconheçam que a não adesão é um fenômeno que deve ser trabalhado junto à criança e que é importante a implementação de estratégias capazes de incentivar a adesão ao tratamento. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-03-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072011000100013 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072011000100013 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0104-07072011000100013 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Texto & Contexto - Enfermagem v.20 n.1 2011 reponame:Texto & contexto enfermagem (Online) instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Texto & contexto enfermagem (Online) |
collection |
Texto & contexto enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Texto & contexto enfermagem (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
textoecontexto@nfr.ufsc.br |
_version_ |
1750118390300672000 |