Ensino sobre idoso e gerontologia: visão do discente de enfermagem no Estado de Minas Gerais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Texto & contexto enfermagem (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072006000400015 |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi descrever os conceitos de idoso e de gerontologia e a contribuição do ensino da gerontologia para a vida profissional, na perspectiva dos discentes de enfermagem das instituições públicas do Estado de Minas Gerais. Os dados foram coletados através de entrevista semi-estruturada. Submeteu-se o conteúdo das questões à análise temática e as variáveis quantitativas foram descritas através da freqüência simples. A amostra foi composta por 55 discentes, dos quais 73% estavam na faixa etária entre 20 e 25 anos e 65,5% cursavam o oitavo período. Após a análise dos dados, emergiram as seguintes categorias temáticas: conceito de idoso, representação social do idoso, conceito de gerontologia, ensino enquanto possibilidade de mudança. Através da perspectiva do discente de enfermagem, pode-se inferir que o ensino da gerontologia nos cursos de graduação é primordial para estimular a formação de recursos humanos especializados na área. |
id |
UFSC-17_c290b50e657a50148bcf79d389b61332 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0104-07072006000400015 |
network_acronym_str |
UFSC-17 |
network_name_str |
Texto & contexto enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino sobre idoso e gerontologia: visão do discente de enfermagem no Estado de Minas GeraisEducação em enfermagemGeriatriaIdosoEnfermagem geriátricaEnvelhecimentoO objetivo deste estudo foi descrever os conceitos de idoso e de gerontologia e a contribuição do ensino da gerontologia para a vida profissional, na perspectiva dos discentes de enfermagem das instituições públicas do Estado de Minas Gerais. Os dados foram coletados através de entrevista semi-estruturada. Submeteu-se o conteúdo das questões à análise temática e as variáveis quantitativas foram descritas através da freqüência simples. A amostra foi composta por 55 discentes, dos quais 73% estavam na faixa etária entre 20 e 25 anos e 65,5% cursavam o oitavo período. Após a análise dos dados, emergiram as seguintes categorias temáticas: conceito de idoso, representação social do idoso, conceito de gerontologia, ensino enquanto possibilidade de mudança. Através da perspectiva do discente de enfermagem, pode-se inferir que o ensino da gerontologia nos cursos de graduação é primordial para estimular a formação de recursos humanos especializados na área.Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem2006-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072006000400015Texto & Contexto - Enfermagem v.15 n.4 2006reponame:Texto & contexto enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC10.1590/S0104-07072006000400015info:eu-repo/semantics/openAccessMontanholi,Liciane LangonaTavares,Darlene Mara dos SantosOliveira,Gabriela Ribeiro deSimões,Ana Lúcia de Assispor2007-11-22T00:00:00Zoai:scielo:S0104-07072006000400015Revistahttp://www.scielo.br/tcePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phptextoecontexto@nfr.ufsc.br1980-265X0104-0707opendoar:2007-11-22T00:00Texto & contexto enfermagem (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino sobre idoso e gerontologia: visão do discente de enfermagem no Estado de Minas Gerais |
title |
Ensino sobre idoso e gerontologia: visão do discente de enfermagem no Estado de Minas Gerais |
spellingShingle |
Ensino sobre idoso e gerontologia: visão do discente de enfermagem no Estado de Minas Gerais Montanholi,Liciane Langona Educação em enfermagem Geriatria Idoso Enfermagem geriátrica Envelhecimento |
title_short |
Ensino sobre idoso e gerontologia: visão do discente de enfermagem no Estado de Minas Gerais |
title_full |
Ensino sobre idoso e gerontologia: visão do discente de enfermagem no Estado de Minas Gerais |
title_fullStr |
Ensino sobre idoso e gerontologia: visão do discente de enfermagem no Estado de Minas Gerais |
title_full_unstemmed |
Ensino sobre idoso e gerontologia: visão do discente de enfermagem no Estado de Minas Gerais |
title_sort |
Ensino sobre idoso e gerontologia: visão do discente de enfermagem no Estado de Minas Gerais |
author |
Montanholi,Liciane Langona |
author_facet |
Montanholi,Liciane Langona Tavares,Darlene Mara dos Santos Oliveira,Gabriela Ribeiro de Simões,Ana Lúcia de Assis |
author_role |
author |
author2 |
Tavares,Darlene Mara dos Santos Oliveira,Gabriela Ribeiro de Simões,Ana Lúcia de Assis |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Montanholi,Liciane Langona Tavares,Darlene Mara dos Santos Oliveira,Gabriela Ribeiro de Simões,Ana Lúcia de Assis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em enfermagem Geriatria Idoso Enfermagem geriátrica Envelhecimento |
topic |
Educação em enfermagem Geriatria Idoso Enfermagem geriátrica Envelhecimento |
description |
O objetivo deste estudo foi descrever os conceitos de idoso e de gerontologia e a contribuição do ensino da gerontologia para a vida profissional, na perspectiva dos discentes de enfermagem das instituições públicas do Estado de Minas Gerais. Os dados foram coletados através de entrevista semi-estruturada. Submeteu-se o conteúdo das questões à análise temática e as variáveis quantitativas foram descritas através da freqüência simples. A amostra foi composta por 55 discentes, dos quais 73% estavam na faixa etária entre 20 e 25 anos e 65,5% cursavam o oitavo período. Após a análise dos dados, emergiram as seguintes categorias temáticas: conceito de idoso, representação social do idoso, conceito de gerontologia, ensino enquanto possibilidade de mudança. Através da perspectiva do discente de enfermagem, pode-se inferir que o ensino da gerontologia nos cursos de graduação é primordial para estimular a formação de recursos humanos especializados na área. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072006000400015 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072006000400015 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0104-07072006000400015 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Texto & Contexto - Enfermagem v.15 n.4 2006 reponame:Texto & contexto enfermagem (Online) instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Texto & contexto enfermagem (Online) |
collection |
Texto & contexto enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Texto & contexto enfermagem (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
textoecontexto@nfr.ufsc.br |
_version_ |
1750118388737245184 |