Ensino sobre idoso e gerontologia: visão do discente de enfermagem no Estado de Minas Gerais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Montanholi,Liciane Langona
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Tavares,Darlene Mara dos Santos, Oliveira,Gabriela Ribeiro de, Simões,Ana Lúcia de Assis
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Texto & contexto enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072006000400015
Resumo: O objetivo deste estudo foi descrever os conceitos de idoso e de gerontologia e a contribuição do ensino da gerontologia para a vida profissional, na perspectiva dos discentes de enfermagem das instituições públicas do Estado de Minas Gerais. Os dados foram coletados através de entrevista semi-estruturada. Submeteu-se o conteúdo das questões à análise temática e as variáveis quantitativas foram descritas através da freqüência simples. A amostra foi composta por 55 discentes, dos quais 73% estavam na faixa etária entre 20 e 25 anos e 65,5% cursavam o oitavo período. Após a análise dos dados, emergiram as seguintes categorias temáticas: conceito de idoso, representação social do idoso, conceito de gerontologia, ensino enquanto possibilidade de mudança. Através da perspectiva do discente de enfermagem, pode-se inferir que o ensino da gerontologia nos cursos de graduação é primordial para estimular a formação de recursos humanos especializados na área.
id UFSC-17_c290b50e657a50148bcf79d389b61332
oai_identifier_str oai:scielo:S0104-07072006000400015
network_acronym_str UFSC-17
network_name_str Texto & contexto enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Ensino sobre idoso e gerontologia: visão do discente de enfermagem no Estado de Minas GeraisEducação em enfermagemGeriatriaIdosoEnfermagem geriátricaEnvelhecimentoO objetivo deste estudo foi descrever os conceitos de idoso e de gerontologia e a contribuição do ensino da gerontologia para a vida profissional, na perspectiva dos discentes de enfermagem das instituições públicas do Estado de Minas Gerais. Os dados foram coletados através de entrevista semi-estruturada. Submeteu-se o conteúdo das questões à análise temática e as variáveis quantitativas foram descritas através da freqüência simples. A amostra foi composta por 55 discentes, dos quais 73% estavam na faixa etária entre 20 e 25 anos e 65,5% cursavam o oitavo período. Após a análise dos dados, emergiram as seguintes categorias temáticas: conceito de idoso, representação social do idoso, conceito de gerontologia, ensino enquanto possibilidade de mudança. Através da perspectiva do discente de enfermagem, pode-se inferir que o ensino da gerontologia nos cursos de graduação é primordial para estimular a formação de recursos humanos especializados na área.Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem2006-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072006000400015Texto & Contexto - Enfermagem v.15 n.4 2006reponame:Texto & contexto enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC10.1590/S0104-07072006000400015info:eu-repo/semantics/openAccessMontanholi,Liciane LangonaTavares,Darlene Mara dos SantosOliveira,Gabriela Ribeiro deSimões,Ana Lúcia de Assispor2007-11-22T00:00:00Zoai:scielo:S0104-07072006000400015Revistahttp://www.scielo.br/tcePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phptextoecontexto@nfr.ufsc.br1980-265X0104-0707opendoar:2007-11-22T00:00Texto & contexto enfermagem (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino sobre idoso e gerontologia: visão do discente de enfermagem no Estado de Minas Gerais
title Ensino sobre idoso e gerontologia: visão do discente de enfermagem no Estado de Minas Gerais
spellingShingle Ensino sobre idoso e gerontologia: visão do discente de enfermagem no Estado de Minas Gerais
Montanholi,Liciane Langona
Educação em enfermagem
Geriatria
Idoso
Enfermagem geriátrica
Envelhecimento
title_short Ensino sobre idoso e gerontologia: visão do discente de enfermagem no Estado de Minas Gerais
title_full Ensino sobre idoso e gerontologia: visão do discente de enfermagem no Estado de Minas Gerais
title_fullStr Ensino sobre idoso e gerontologia: visão do discente de enfermagem no Estado de Minas Gerais
title_full_unstemmed Ensino sobre idoso e gerontologia: visão do discente de enfermagem no Estado de Minas Gerais
title_sort Ensino sobre idoso e gerontologia: visão do discente de enfermagem no Estado de Minas Gerais
author Montanholi,Liciane Langona
author_facet Montanholi,Liciane Langona
Tavares,Darlene Mara dos Santos
Oliveira,Gabriela Ribeiro de
Simões,Ana Lúcia de Assis
author_role author
author2 Tavares,Darlene Mara dos Santos
Oliveira,Gabriela Ribeiro de
Simões,Ana Lúcia de Assis
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Montanholi,Liciane Langona
Tavares,Darlene Mara dos Santos
Oliveira,Gabriela Ribeiro de
Simões,Ana Lúcia de Assis
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em enfermagem
Geriatria
Idoso
Enfermagem geriátrica
Envelhecimento
topic Educação em enfermagem
Geriatria
Idoso
Enfermagem geriátrica
Envelhecimento
description O objetivo deste estudo foi descrever os conceitos de idoso e de gerontologia e a contribuição do ensino da gerontologia para a vida profissional, na perspectiva dos discentes de enfermagem das instituições públicas do Estado de Minas Gerais. Os dados foram coletados através de entrevista semi-estruturada. Submeteu-se o conteúdo das questões à análise temática e as variáveis quantitativas foram descritas através da freqüência simples. A amostra foi composta por 55 discentes, dos quais 73% estavam na faixa etária entre 20 e 25 anos e 65,5% cursavam o oitavo período. Após a análise dos dados, emergiram as seguintes categorias temáticas: conceito de idoso, representação social do idoso, conceito de gerontologia, ensino enquanto possibilidade de mudança. Através da perspectiva do discente de enfermagem, pode-se inferir que o ensino da gerontologia nos cursos de graduação é primordial para estimular a formação de recursos humanos especializados na área.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072006000400015
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072006000400015
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0104-07072006000400015
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Texto & Contexto - Enfermagem v.15 n.4 2006
reponame:Texto & contexto enfermagem (Online)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Texto & contexto enfermagem (Online)
collection Texto & contexto enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Texto & contexto enfermagem (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv textoecontexto@nfr.ufsc.br
_version_ 1750118388737245184