Indicadores de qualidade da assistência ao nascimento baseados na satisfação de puérperas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Queiroz,Maria Veraci Oliveira
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Jorge,Maria Salete Bessa, Marques,Juliana Feitas, Cavalcante,Alinne Mota, Moreira,Karla de Abreu Peixoto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Texto & contexto enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072007000300014
Resumo: Os objetivos foram caracterizar aspectos sociodemográficos e clínico-obstétricos de mulheres em situação de nascimento de um alojamento conjunto e descrever a satisfação associada à qualidade do serviço, ao acesso e ao acolhimento. Foi aplicado um questionário semi-estruturado, em unidade obstétrica, com 78 puérperas escolhidas aleatoriamente por conveniência. Os dados foram analisados descritivamente e obtiveram-se os principais resultados: a maioria das mulheres sente-se satisfeita em relação ao serviço e à qualidade do atendimento, sobressaindo-se à atenção, a confiança e o respeito dos profissionais. A minoria que apresentou insatisfação destaca a demora no atendimento e as dificuldades ou negligência na comunicação, pois a linguagem é difícil e são muitas informações e desencontros nos conteúdos. Consideram-se tais informações relevantes a ensejar outros horizontes em que se possa ouvir com maior profundidade essas mulheres, as quais, timidamente, clamam pela atenção e bem-estar, indicando os significados da humanização e da melhoria da assistência.
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