Indicadores de qualidade da assistência ao nascimento baseados na satisfação de puérperas
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Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Texto & contexto enfermagem (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072007000300014 |
Resumo: | Os objetivos foram caracterizar aspectos sociodemográficos e clínico-obstétricos de mulheres em situação de nascimento de um alojamento conjunto e descrever a satisfação associada à qualidade do serviço, ao acesso e ao acolhimento. Foi aplicado um questionário semi-estruturado, em unidade obstétrica, com 78 puérperas escolhidas aleatoriamente por conveniência. Os dados foram analisados descritivamente e obtiveram-se os principais resultados: a maioria das mulheres sente-se satisfeita em relação ao serviço e à qualidade do atendimento, sobressaindo-se à atenção, a confiança e o respeito dos profissionais. A minoria que apresentou insatisfação destaca a demora no atendimento e as dificuldades ou negligência na comunicação, pois a linguagem é difícil e são muitas informações e desencontros nos conteúdos. Consideram-se tais informações relevantes a ensejar outros horizontes em que se possa ouvir com maior profundidade essas mulheres, as quais, timidamente, clamam pela atenção e bem-estar, indicando os significados da humanização e da melhoria da assistência. |
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Indicadores de qualidade da assistência ao nascimento baseados na satisfação de puérperasSatisfação dos consumidoresIndicadores básicos de saúdePeríodo pós-partoOs objetivos foram caracterizar aspectos sociodemográficos e clínico-obstétricos de mulheres em situação de nascimento de um alojamento conjunto e descrever a satisfação associada à qualidade do serviço, ao acesso e ao acolhimento. Foi aplicado um questionário semi-estruturado, em unidade obstétrica, com 78 puérperas escolhidas aleatoriamente por conveniência. Os dados foram analisados descritivamente e obtiveram-se os principais resultados: a maioria das mulheres sente-se satisfeita em relação ao serviço e à qualidade do atendimento, sobressaindo-se à atenção, a confiança e o respeito dos profissionais. A minoria que apresentou insatisfação destaca a demora no atendimento e as dificuldades ou negligência na comunicação, pois a linguagem é difícil e são muitas informações e desencontros nos conteúdos. Consideram-se tais informações relevantes a ensejar outros horizontes em que se possa ouvir com maior profundidade essas mulheres, as quais, timidamente, clamam pela atenção e bem-estar, indicando os significados da humanização e da melhoria da assistência.Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem2007-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072007000300014Texto & Contexto - Enfermagem v.16 n.3 2007reponame:Texto & contexto enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC10.1590/S0104-07072007000300014info:eu-repo/semantics/openAccessQueiroz,Maria Veraci OliveiraJorge,Maria Salete BessaMarques,Juliana FeitasCavalcante,Alinne MotaMoreira,Karla de Abreu Peixotopor2007-10-29T00:00:00Zoai:scielo:S0104-07072007000300014Revistahttp://www.scielo.br/tcePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phptextoecontexto@nfr.ufsc.br1980-265X0104-0707opendoar:2007-10-29T00:00Texto & contexto enfermagem (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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