A universidade como espaço promotor de qualidade de vida: vivências e expressões dos alunos de enfermagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Texto & contexto enfermagem (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072006000200009 |
Resumo: | O estudo teve como objetivo conhecer as percepções dos alunos de graduação em enfermagem, quanto à sua qualidade de vida. A abordagem adotada foi a qualitativa. Realizou-se cinco entrevistas individuais com questões abertas: para você, o que significa ter qualidade de vida; relate experiências pessoais ou observadas, em seu cotidiano como aluno, sobre aspectos que considera promotores e não promotores da sua qualidade de vida. A análise temática permitiu identificar as principais situações promotoras da qualidade de vida: experiências extracurriculares; relação professor-aluno; relacionamento entre os alunos. Os aspectos não promotores foram: a falta de acolhimento por parte de professores e enfermeiros de campo; a falta de integração com a equipe e com alunos de outros cursos do campus; e a carga horária excessiva para o aluno trabalhador. Evidencia-se o importante papel da educação como estratégia de medidas eficazes na busca da qualidade do cuidado. |
id |
UFSC-17_da20069b605108f26e2a784c7e4300fc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0104-07072006000200009 |
network_acronym_str |
UFSC-17 |
network_name_str |
Texto & contexto enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A universidade como espaço promotor de qualidade de vida: vivências e expressões dos alunos de enfermagemEnfermagemQualidade de vidaEstudantes de enfermagemEducação em enfermagemO estudo teve como objetivo conhecer as percepções dos alunos de graduação em enfermagem, quanto à sua qualidade de vida. A abordagem adotada foi a qualitativa. Realizou-se cinco entrevistas individuais com questões abertas: para você, o que significa ter qualidade de vida; relate experiências pessoais ou observadas, em seu cotidiano como aluno, sobre aspectos que considera promotores e não promotores da sua qualidade de vida. A análise temática permitiu identificar as principais situações promotoras da qualidade de vida: experiências extracurriculares; relação professor-aluno; relacionamento entre os alunos. Os aspectos não promotores foram: a falta de acolhimento por parte de professores e enfermeiros de campo; a falta de integração com a equipe e com alunos de outros cursos do campus; e a carga horária excessiva para o aluno trabalhador. Evidencia-se o importante papel da educação como estratégia de medidas eficazes na busca da qualidade do cuidado.Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem2006-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072006000200009Texto & Contexto - Enfermagem v.15 n.2 2006reponame:Texto & contexto enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC10.1590/S0104-07072006000200009info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira,Raquel Aparecida deCiampone,Maria Helena Trenchpor2008-03-24T00:00:00Zoai:scielo:S0104-07072006000200009Revistahttp://www.scielo.br/tcePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phptextoecontexto@nfr.ufsc.br1980-265X0104-0707opendoar:2008-03-24T00:00Texto & contexto enfermagem (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A universidade como espaço promotor de qualidade de vida: vivências e expressões dos alunos de enfermagem |
title |
A universidade como espaço promotor de qualidade de vida: vivências e expressões dos alunos de enfermagem |
spellingShingle |
A universidade como espaço promotor de qualidade de vida: vivências e expressões dos alunos de enfermagem Oliveira,Raquel Aparecida de Enfermagem Qualidade de vida Estudantes de enfermagem Educação em enfermagem |
title_short |
A universidade como espaço promotor de qualidade de vida: vivências e expressões dos alunos de enfermagem |
title_full |
A universidade como espaço promotor de qualidade de vida: vivências e expressões dos alunos de enfermagem |
title_fullStr |
A universidade como espaço promotor de qualidade de vida: vivências e expressões dos alunos de enfermagem |
title_full_unstemmed |
A universidade como espaço promotor de qualidade de vida: vivências e expressões dos alunos de enfermagem |
title_sort |
A universidade como espaço promotor de qualidade de vida: vivências e expressões dos alunos de enfermagem |
author |
Oliveira,Raquel Aparecida de |
author_facet |
Oliveira,Raquel Aparecida de Ciampone,Maria Helena Trench |
author_role |
author |
author2 |
Ciampone,Maria Helena Trench |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira,Raquel Aparecida de Ciampone,Maria Helena Trench |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enfermagem Qualidade de vida Estudantes de enfermagem Educação em enfermagem |
topic |
Enfermagem Qualidade de vida Estudantes de enfermagem Educação em enfermagem |
description |
O estudo teve como objetivo conhecer as percepções dos alunos de graduação em enfermagem, quanto à sua qualidade de vida. A abordagem adotada foi a qualitativa. Realizou-se cinco entrevistas individuais com questões abertas: para você, o que significa ter qualidade de vida; relate experiências pessoais ou observadas, em seu cotidiano como aluno, sobre aspectos que considera promotores e não promotores da sua qualidade de vida. A análise temática permitiu identificar as principais situações promotoras da qualidade de vida: experiências extracurriculares; relação professor-aluno; relacionamento entre os alunos. Os aspectos não promotores foram: a falta de acolhimento por parte de professores e enfermeiros de campo; a falta de integração com a equipe e com alunos de outros cursos do campus; e a carga horária excessiva para o aluno trabalhador. Evidencia-se o importante papel da educação como estratégia de medidas eficazes na busca da qualidade do cuidado. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072006000200009 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072006000200009 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0104-07072006000200009 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Texto & Contexto - Enfermagem v.15 n.2 2006 reponame:Texto & contexto enfermagem (Online) instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Texto & contexto enfermagem (Online) |
collection |
Texto & contexto enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Texto & contexto enfermagem (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
textoecontexto@nfr.ufsc.br |
_version_ |
1750118388681670656 |