A universidade como espaço promotor de qualidade de vida: vivências e expressões dos alunos de enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira,Raquel Aparecida de
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Ciampone,Maria Helena Trench
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Texto & contexto enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072006000200009
Resumo: O estudo teve como objetivo conhecer as percepções dos alunos de graduação em enfermagem, quanto à sua qualidade de vida. A abordagem adotada foi a qualitativa. Realizou-se cinco entrevistas individuais com questões abertas: para você, o que significa ter qualidade de vida; relate experiências pessoais ou observadas, em seu cotidiano como aluno, sobre aspectos que considera promotores e não promotores da sua qualidade de vida. A análise temática permitiu identificar as principais situações promotoras da qualidade de vida: experiências extracurriculares; relação professor-aluno; relacionamento entre os alunos. Os aspectos não promotores foram: a falta de acolhimento por parte de professores e enfermeiros de campo; a falta de integração com a equipe e com alunos de outros cursos do campus; e a carga horária excessiva para o aluno trabalhador. Evidencia-se o importante papel da educação como estratégia de medidas eficazes na busca da qualidade do cuidado.
id UFSC-17_da20069b605108f26e2a784c7e4300fc
oai_identifier_str oai:scielo:S0104-07072006000200009
network_acronym_str UFSC-17
network_name_str Texto & contexto enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling A universidade como espaço promotor de qualidade de vida: vivências e expressões dos alunos de enfermagemEnfermagemQualidade de vidaEstudantes de enfermagemEducação em enfermagemO estudo teve como objetivo conhecer as percepções dos alunos de graduação em enfermagem, quanto à sua qualidade de vida. A abordagem adotada foi a qualitativa. Realizou-se cinco entrevistas individuais com questões abertas: para você, o que significa ter qualidade de vida; relate experiências pessoais ou observadas, em seu cotidiano como aluno, sobre aspectos que considera promotores e não promotores da sua qualidade de vida. A análise temática permitiu identificar as principais situações promotoras da qualidade de vida: experiências extracurriculares; relação professor-aluno; relacionamento entre os alunos. Os aspectos não promotores foram: a falta de acolhimento por parte de professores e enfermeiros de campo; a falta de integração com a equipe e com alunos de outros cursos do campus; e a carga horária excessiva para o aluno trabalhador. Evidencia-se o importante papel da educação como estratégia de medidas eficazes na busca da qualidade do cuidado.Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem2006-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072006000200009Texto & Contexto - Enfermagem v.15 n.2 2006reponame:Texto & contexto enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC10.1590/S0104-07072006000200009info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira,Raquel Aparecida deCiampone,Maria Helena Trenchpor2008-03-24T00:00:00Zoai:scielo:S0104-07072006000200009Revistahttp://www.scielo.br/tcePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phptextoecontexto@nfr.ufsc.br1980-265X0104-0707opendoar:2008-03-24T00:00Texto & contexto enfermagem (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A universidade como espaço promotor de qualidade de vida: vivências e expressões dos alunos de enfermagem
title A universidade como espaço promotor de qualidade de vida: vivências e expressões dos alunos de enfermagem
spellingShingle A universidade como espaço promotor de qualidade de vida: vivências e expressões dos alunos de enfermagem
Oliveira,Raquel Aparecida de
Enfermagem
Qualidade de vida
Estudantes de enfermagem
Educação em enfermagem
title_short A universidade como espaço promotor de qualidade de vida: vivências e expressões dos alunos de enfermagem
title_full A universidade como espaço promotor de qualidade de vida: vivências e expressões dos alunos de enfermagem
title_fullStr A universidade como espaço promotor de qualidade de vida: vivências e expressões dos alunos de enfermagem
title_full_unstemmed A universidade como espaço promotor de qualidade de vida: vivências e expressões dos alunos de enfermagem
title_sort A universidade como espaço promotor de qualidade de vida: vivências e expressões dos alunos de enfermagem
author Oliveira,Raquel Aparecida de
author_facet Oliveira,Raquel Aparecida de
Ciampone,Maria Helena Trench
author_role author
author2 Ciampone,Maria Helena Trench
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira,Raquel Aparecida de
Ciampone,Maria Helena Trench
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Qualidade de vida
Estudantes de enfermagem
Educação em enfermagem
topic Enfermagem
Qualidade de vida
Estudantes de enfermagem
Educação em enfermagem
description O estudo teve como objetivo conhecer as percepções dos alunos de graduação em enfermagem, quanto à sua qualidade de vida. A abordagem adotada foi a qualitativa. Realizou-se cinco entrevistas individuais com questões abertas: para você, o que significa ter qualidade de vida; relate experiências pessoais ou observadas, em seu cotidiano como aluno, sobre aspectos que considera promotores e não promotores da sua qualidade de vida. A análise temática permitiu identificar as principais situações promotoras da qualidade de vida: experiências extracurriculares; relação professor-aluno; relacionamento entre os alunos. Os aspectos não promotores foram: a falta de acolhimento por parte de professores e enfermeiros de campo; a falta de integração com a equipe e com alunos de outros cursos do campus; e a carga horária excessiva para o aluno trabalhador. Evidencia-se o importante papel da educação como estratégia de medidas eficazes na busca da qualidade do cuidado.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072006000200009
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072006000200009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0104-07072006000200009
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Texto & Contexto - Enfermagem v.15 n.2 2006
reponame:Texto & contexto enfermagem (Online)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Texto & contexto enfermagem (Online)
collection Texto & contexto enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Texto & contexto enfermagem (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv textoecontexto@nfr.ufsc.br
_version_ 1750118388681670656