Filosofia assistencial de uma maternidade-escola: fatores associados à satisfação das mulheres usuárias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brüggemann,Odaléa Maria
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Monticelli,Marisa, Furtado,Camilla, Fernandes,Camila Mariano, Lemos,Fabiane Nunes, Gayeski,Michele Edianez
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Texto & contexto enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072011000400003
Resumo: Estudo transversal que avaliou a filosofia de uma maternidade, a partir da satisfação das mulheres com o atendimento recebido na admissão obstétrica, no trabalho de parto/parto e no puerpério. Os dados foram coletados com 310 mulheres e analisados pelo teste qui-quadrado, exato de Fisher, Odds Ratio (IC 95%) e regressão logística. A satisfação na admissão esteve estatisticamente associada ao fato dos profissionais e acadêmicos se apresentarem, darem as orientações solicitadas e fornecerem apoio emocional; no trabalho de parto/parto esteve associada com privacidade, apoio emocional e recebimento de informações; e no puerpério, com apoio emocional e recebimento de informações. Chance de insatisfação ocorreu quando a mulher não recebeu apoio emocional na admissão (5,70; IC 95%: 1,88; 17,31) e não obteve informações no trabalho de parto/parto (6,53; IC 95%: 1,97; 21,64). A concretização de uma filosofia assistencial que atenda as necessidades das usuárias contribui para a satisfação com o atendimento, desde a internação até a alta.
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