PERCEPÇÃO DO IMPACTO NO TRABALHO DE UM TREINAMENTO ON-LINE SOBRE PREVENÇÃO DE LESÃO POR PRESSÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aroldi,Juscilynne Barros da Costa
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Peres,Heloisa Helena Ciqueto, Mira,Vera Lucia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Texto & contexto enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072018000300306
Resumo: RESUMO Objetivo: avaliar a percepção do impacto em amplitude e o suporte à transferência do treinamento on-line sobre prevenção de lesão por pressão. Método: estudo exploratório-descritivo, desenvolvido no município de São Paulo, no Hospital Universitário da Universidade de São Paulo. A população da pesquisa abrangeu 97 enfermeiros que atuavam em unidades com pacientes de maior risco de desenvolvimento de lesão por pressão. Além disso, foram aplicados dois instrumentos para avaliação de suporte à transferência e de percepção do impacto. Os dados foram submetidos às análises estatísticas descritivas e coeficientes de correlação de Pearson, com auxílio do software R® 3.2.2. O coeficiente Alpha de Cronbach foi utilizado para verificar a consistência interna das escalas. Resultados: a percepção de impacto do treinamento no trabalho apresentada teve um valor médio de 7,05±1,60. Na avaliação do Suporte à Transferência, a média foi de 5,82±1,45. A análise de impacto no trabalho evidenciou valores significativos, indicando que houve transferência e construção de conhecimentos, bem como habilidades desenvolvidas pelos enfermeiros no treinamento on-line para a prática assistencial na prevenção de lesão por pressão. A avaliação do suporte à transferência permitiu examinar o tipo de ambiente encontrado pelo enfermeiro para fazer com que os conteúdos assimilados fossem transferidos para sua prática profissional. Conclusão: os resultados das avaliações evidenciam que o treinamento on-line agrega conhecimento aos enfermeiros e contribuem para a implementação de novas tecnologias educacionais nas ações permanentes de treinamento e desenvolvimento dos profissionais da enfermagem.
id UFSC-17_f5d47366e3a11fffeaa0fc30597f30e0
oai_identifier_str oai:scielo:S0104-07072018000300306
network_acronym_str UFSC-17
network_name_str Texto & contexto enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling PERCEPÇÃO DO IMPACTO NO TRABALHO DE UM TREINAMENTO ON-LINE SOBRE PREVENÇÃO DE LESÃO POR PRESSÃOÚlcera por pressãoEducação à distânciaTecnologia educacionalEducação continuada em enfermagemCapacitaçãoInformática em enfermagemRESUMO Objetivo: avaliar a percepção do impacto em amplitude e o suporte à transferência do treinamento on-line sobre prevenção de lesão por pressão. Método: estudo exploratório-descritivo, desenvolvido no município de São Paulo, no Hospital Universitário da Universidade de São Paulo. A população da pesquisa abrangeu 97 enfermeiros que atuavam em unidades com pacientes de maior risco de desenvolvimento de lesão por pressão. Além disso, foram aplicados dois instrumentos para avaliação de suporte à transferência e de percepção do impacto. Os dados foram submetidos às análises estatísticas descritivas e coeficientes de correlação de Pearson, com auxílio do software R® 3.2.2. O coeficiente Alpha de Cronbach foi utilizado para verificar a consistência interna das escalas. Resultados: a percepção de impacto do treinamento no trabalho apresentada teve um valor médio de 7,05±1,60. Na avaliação do Suporte à Transferência, a média foi de 5,82±1,45. A análise de impacto no trabalho evidenciou valores significativos, indicando que houve transferência e construção de conhecimentos, bem como habilidades desenvolvidas pelos enfermeiros no treinamento on-line para a prática assistencial na prevenção de lesão por pressão. A avaliação do suporte à transferência permitiu examinar o tipo de ambiente encontrado pelo enfermeiro para fazer com que os conteúdos assimilados fossem transferidos para sua prática profissional. Conclusão: os resultados das avaliações evidenciam que o treinamento on-line agrega conhecimento aos enfermeiros e contribuem para a implementação de novas tecnologias educacionais nas ações permanentes de treinamento e desenvolvimento dos profissionais da enfermagem.Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem2018-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072018000300306Texto & Contexto - Enfermagem v.27 n.3 2018reponame:Texto & contexto enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC10.1590/0104-070720180003020016info:eu-repo/semantics/openAccessAroldi,Juscilynne Barros da CostaPeres,Heloisa Helena CiquetoMira,Vera Luciapor2018-08-01T00:00:00Zoai:scielo:S0104-07072018000300306Revistahttp://www.scielo.br/tcePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phptextoecontexto@nfr.ufsc.br1980-265X0104-0707opendoar:2018-08-01T00:00Texto & contexto enfermagem (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv PERCEPÇÃO DO IMPACTO NO TRABALHO DE UM TREINAMENTO ON-LINE SOBRE PREVENÇÃO DE LESÃO POR PRESSÃO
title PERCEPÇÃO DO IMPACTO NO TRABALHO DE UM TREINAMENTO ON-LINE SOBRE PREVENÇÃO DE LESÃO POR PRESSÃO
spellingShingle PERCEPÇÃO DO IMPACTO NO TRABALHO DE UM TREINAMENTO ON-LINE SOBRE PREVENÇÃO DE LESÃO POR PRESSÃO
Aroldi,Juscilynne Barros da Costa
Úlcera por pressão
Educação à distância
Tecnologia educacional
Educação continuada em enfermagem
Capacitação
Informática em enfermagem
title_short PERCEPÇÃO DO IMPACTO NO TRABALHO DE UM TREINAMENTO ON-LINE SOBRE PREVENÇÃO DE LESÃO POR PRESSÃO
title_full PERCEPÇÃO DO IMPACTO NO TRABALHO DE UM TREINAMENTO ON-LINE SOBRE PREVENÇÃO DE LESÃO POR PRESSÃO
title_fullStr PERCEPÇÃO DO IMPACTO NO TRABALHO DE UM TREINAMENTO ON-LINE SOBRE PREVENÇÃO DE LESÃO POR PRESSÃO
title_full_unstemmed PERCEPÇÃO DO IMPACTO NO TRABALHO DE UM TREINAMENTO ON-LINE SOBRE PREVENÇÃO DE LESÃO POR PRESSÃO
title_sort PERCEPÇÃO DO IMPACTO NO TRABALHO DE UM TREINAMENTO ON-LINE SOBRE PREVENÇÃO DE LESÃO POR PRESSÃO
author Aroldi,Juscilynne Barros da Costa
author_facet Aroldi,Juscilynne Barros da Costa
Peres,Heloisa Helena Ciqueto
Mira,Vera Lucia
author_role author
author2 Peres,Heloisa Helena Ciqueto
Mira,Vera Lucia
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aroldi,Juscilynne Barros da Costa
Peres,Heloisa Helena Ciqueto
Mira,Vera Lucia
dc.subject.por.fl_str_mv Úlcera por pressão
Educação à distância
Tecnologia educacional
Educação continuada em enfermagem
Capacitação
Informática em enfermagem
topic Úlcera por pressão
Educação à distância
Tecnologia educacional
Educação continuada em enfermagem
Capacitação
Informática em enfermagem
description RESUMO Objetivo: avaliar a percepção do impacto em amplitude e o suporte à transferência do treinamento on-line sobre prevenção de lesão por pressão. Método: estudo exploratório-descritivo, desenvolvido no município de São Paulo, no Hospital Universitário da Universidade de São Paulo. A população da pesquisa abrangeu 97 enfermeiros que atuavam em unidades com pacientes de maior risco de desenvolvimento de lesão por pressão. Além disso, foram aplicados dois instrumentos para avaliação de suporte à transferência e de percepção do impacto. Os dados foram submetidos às análises estatísticas descritivas e coeficientes de correlação de Pearson, com auxílio do software R® 3.2.2. O coeficiente Alpha de Cronbach foi utilizado para verificar a consistência interna das escalas. Resultados: a percepção de impacto do treinamento no trabalho apresentada teve um valor médio de 7,05±1,60. Na avaliação do Suporte à Transferência, a média foi de 5,82±1,45. A análise de impacto no trabalho evidenciou valores significativos, indicando que houve transferência e construção de conhecimentos, bem como habilidades desenvolvidas pelos enfermeiros no treinamento on-line para a prática assistencial na prevenção de lesão por pressão. A avaliação do suporte à transferência permitiu examinar o tipo de ambiente encontrado pelo enfermeiro para fazer com que os conteúdos assimilados fossem transferidos para sua prática profissional. Conclusão: os resultados das avaliações evidenciam que o treinamento on-line agrega conhecimento aos enfermeiros e contribuem para a implementação de novas tecnologias educacionais nas ações permanentes de treinamento e desenvolvimento dos profissionais da enfermagem.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072018000300306
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072018000300306
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/0104-070720180003020016
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Texto & Contexto - Enfermagem v.27 n.3 2018
reponame:Texto & contexto enfermagem (Online)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Texto & contexto enfermagem (Online)
collection Texto & contexto enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Texto & contexto enfermagem (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv textoecontexto@nfr.ufsc.br
_version_ 1750118394519093248