Trajetórias escolares de jovens assentados: estudo em Arinos/MG
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Política & Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsc.br/index.php/politica/article/view/2175-7984.2015v14n31p200 |
Resumo: | Este artigo aborda as trajetórias escolares de jovens de dez famílias de assentamentos da Reforma Agrária no município de Arinos/MG. Situado na mancha de assentamentos do Entorno do Distrito Federal, este município foi cenário de manifestações de luta pela terra como também pela educação dos assentados. Na esteira de estudos recentes e partindo dos autores Pierre Bourdieu e Bernard Lahire, o objetivo foi investigar a relação entre dinâmica familiar e trajetória escolar de alunos das famílias pesquisadas e que são atendidos pelo IFNMG e pela Escola Estadual Chico Mendes. Constata-se que as famílias constroem uma perspectiva escolar para os filhos ao mesmo tempo em que lutam pelo direto à educação. Longe dos dispositivos do capital cultural acionadores do sucesso escolar, os pais atuam liberando os filhos do trabalho doméstico e da roça e, também, incentivando a continuação dos estudos. Estes foram elementos destacados nas entrevistas e que surgem como motivadores da permanência ou retorno aos estudos distinguindo-se de outras pesquisas com famílias de baixa renda. |
id |
UFSC-18_7fed631bd54419b4762833785aaff89f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufsc.br:article/43986 |
network_acronym_str |
UFSC-18 |
network_name_str |
Política & Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Trajetórias escolares de jovens assentados: estudo em Arinos/MGEste artigo aborda as trajetórias escolares de jovens de dez famílias de assentamentos da Reforma Agrária no município de Arinos/MG. Situado na mancha de assentamentos do Entorno do Distrito Federal, este município foi cenário de manifestações de luta pela terra como também pela educação dos assentados. Na esteira de estudos recentes e partindo dos autores Pierre Bourdieu e Bernard Lahire, o objetivo foi investigar a relação entre dinâmica familiar e trajetória escolar de alunos das famílias pesquisadas e que são atendidos pelo IFNMG e pela Escola Estadual Chico Mendes. Constata-se que as famílias constroem uma perspectiva escolar para os filhos ao mesmo tempo em que lutam pelo direto à educação. Longe dos dispositivos do capital cultural acionadores do sucesso escolar, os pais atuam liberando os filhos do trabalho doméstico e da roça e, também, incentivando a continuação dos estudos. Estes foram elementos destacados nas entrevistas e que surgem como motivadores da permanência ou retorno aos estudos distinguindo-se de outras pesquisas com famílias de baixa renda.Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)2015-12-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/politica/article/view/2175-7984.2015v14n31p20010.5007/2175-7984.2015v14n31p200Política & Sociedade; Vol. 14 No. 31 (2015); 200-226Política & Sociedade; Vol. 14 Núm. 31 (2015); 200-226Política & Sociedade; v. 14 n. 31 (2015); 200-2262175-79841677-4140reponame:Política & Sociedade (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/politica/article/view/2175-7984.2015v14n31p200/31531Copyright (c) 2016 Política & Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessBatista, Elza CarneiroMazon, Marcia da Silva2019-09-11T15:46:53Zoai:periodicos.ufsc.br:article/43986Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/politicaPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/politica/oai||ernesto.seidl@ufsc.br|| ps@cfh.ufsc.br2175-79841677-4140opendoar:2019-09-11T15:46:53Política & Sociedade (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Trajetórias escolares de jovens assentados: estudo em Arinos/MG |
title |
Trajetórias escolares de jovens assentados: estudo em Arinos/MG |
spellingShingle |
Trajetórias escolares de jovens assentados: estudo em Arinos/MG Batista, Elza Carneiro |
title_short |
Trajetórias escolares de jovens assentados: estudo em Arinos/MG |
title_full |
Trajetórias escolares de jovens assentados: estudo em Arinos/MG |
title_fullStr |
Trajetórias escolares de jovens assentados: estudo em Arinos/MG |
title_full_unstemmed |
Trajetórias escolares de jovens assentados: estudo em Arinos/MG |
title_sort |
Trajetórias escolares de jovens assentados: estudo em Arinos/MG |
author |
Batista, Elza Carneiro |
author_facet |
Batista, Elza Carneiro Mazon, Marcia da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Mazon, Marcia da Silva |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Batista, Elza Carneiro Mazon, Marcia da Silva |
description |
Este artigo aborda as trajetórias escolares de jovens de dez famílias de assentamentos da Reforma Agrária no município de Arinos/MG. Situado na mancha de assentamentos do Entorno do Distrito Federal, este município foi cenário de manifestações de luta pela terra como também pela educação dos assentados. Na esteira de estudos recentes e partindo dos autores Pierre Bourdieu e Bernard Lahire, o objetivo foi investigar a relação entre dinâmica familiar e trajetória escolar de alunos das famílias pesquisadas e que são atendidos pelo IFNMG e pela Escola Estadual Chico Mendes. Constata-se que as famílias constroem uma perspectiva escolar para os filhos ao mesmo tempo em que lutam pelo direto à educação. Longe dos dispositivos do capital cultural acionadores do sucesso escolar, os pais atuam liberando os filhos do trabalho doméstico e da roça e, também, incentivando a continuação dos estudos. Estes foram elementos destacados nas entrevistas e que surgem como motivadores da permanência ou retorno aos estudos distinguindo-se de outras pesquisas com famílias de baixa renda. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/politica/article/view/2175-7984.2015v14n31p200 10.5007/2175-7984.2015v14n31p200 |
url |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/politica/article/view/2175-7984.2015v14n31p200 |
identifier_str_mv |
10.5007/2175-7984.2015v14n31p200 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/politica/article/view/2175-7984.2015v14n31p200/31531 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Política & Sociedade info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Política & Sociedade |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Política & Sociedade; Vol. 14 No. 31 (2015); 200-226 Política & Sociedade; Vol. 14 Núm. 31 (2015); 200-226 Política & Sociedade; v. 14 n. 31 (2015); 200-226 2175-7984 1677-4140 reponame:Política & Sociedade (Online) instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Política & Sociedade (Online) |
collection |
Política & Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Política & Sociedade (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
||ernesto.seidl@ufsc.br|| ps@cfh.ufsc.br |
_version_ |
1789435205357928448 |