Da inteligência parcial ao pensamento completo: desafios da ciência e da sociedade contemporânea
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Política & Sociedade (Online) |
DOI: | 10.5007/2175-7984.2011v10n19p41 |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsc.br/index.php/politica/article/view/2175-7984.2011v10n19p41 |
Resumo: | Este artigo apresenta uma discussão sobre várias noções teóricas e metodológicas que hoje fazem parte do vocabulário do mundo das ciências e das práticas profissionais como: multidisciplinaridade, multiprofissionalidade, interdisciplinaridade, transdisciplinaridade e pensamento complexo. Embora todos esses termos sejam tratados no texto, mesmo que brevemente, o artigo aprofunda a contribuição das teorias da complexidade, a partir de seus pensadores mais renomados: Ludwig von Bertalanffy, Henri Atlan, Ilya Prigogine e Edgard Morin. Entende-se que qualquer esforço de interação entre ciências e práticas é bem vindo para ampliar e aprofundar o conhecimento dos objetos. No entanto, essa interação precisa ser cada vez mais iluminada por conceitos das teorias complexas que apontam um futuro diferente para todas as áreas das ciências, frente a questões como incerteza, ruídos e crises que abrem possibilidades de escolhas e questionam as características principais das ciências tradicionais como regularidades, previsibilidade e verdades estabelecidas. |
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Da inteligência parcial ao pensamento completo: desafios da ciência e da sociedade contemporâneaEste artigo apresenta uma discussão sobre várias noções teóricas e metodológicas que hoje fazem parte do vocabulário do mundo das ciências e das práticas profissionais como: multidisciplinaridade, multiprofissionalidade, interdisciplinaridade, transdisciplinaridade e pensamento complexo. Embora todos esses termos sejam tratados no texto, mesmo que brevemente, o artigo aprofunda a contribuição das teorias da complexidade, a partir de seus pensadores mais renomados: Ludwig von Bertalanffy, Henri Atlan, Ilya Prigogine e Edgard Morin. Entende-se que qualquer esforço de interação entre ciências e práticas é bem vindo para ampliar e aprofundar o conhecimento dos objetos. No entanto, essa interação precisa ser cada vez mais iluminada por conceitos das teorias complexas que apontam um futuro diferente para todas as áreas das ciências, frente a questões como incerteza, ruídos e crises que abrem possibilidades de escolhas e questionam as características principais das ciências tradicionais como regularidades, previsibilidade e verdades estabelecidas.Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)2011-10-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/politica/article/view/2175-7984.2011v10n19p4110.5007/2175-7984.2011v10n19p41Política & Sociedade; Vol. 10 No. 19 (2011); 41-56Política & Sociedade; Vol. 10 Núm. 19 (2011); 41-56Política & Sociedade; v. 10 n. 19 (2011); 41-562175-79841677-4140reponame:Política & Sociedade (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/politica/article/view/2175-7984.2011v10n19p41/19592Copyright (c) 2011 Política & Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Souza Minayo, Maria Cecília2022-11-21T14:13:39Zoai:periodicos.ufsc.br:article/21401Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/politicaPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/politica/oai||ernesto.seidl@ufsc.br|| ps@cfh.ufsc.br2175-79841677-4140opendoar:2022-11-21T14:13:39Política & Sociedade (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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