Decaimento radioativo: uma analogia para o circuito

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Sonia Krapas
Data de Publicação: 1998
Outros Autores: Borges, Alexandre Motta
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6970
Resumo: No mapeamento da estrutura do pensamento analógico proposto por Guentner e Guentner inferências conceituais sobre um novo conhecimento surgem a partir de um domínio baseado na forma de um modelo analógico. Essas idéias são aplicáveis aos conteúdos de física, em especial ao circuito RC. Em geral os livros textos de física tratam o circuito RC do ponto de vista macroscópico, fazem uso da equação diferencial que rege o fenômeno da descarga do capacitor e apresentam a solução da equação que é do tipo exponencial. Por outro lado, a população de núcleos radioativos também decai no tempo na forma de uma exponencial. A similaridade matemática entre esses dois fenômenos possibilita a análise da descarga de um capacitor num circuito RC do ponto de vista microscópico, tratando estatisticamente a migração da população de elétrons da mesma forma que é tratado o decaimento da população de núcleos radioativos. Dessa forma, é possível interpretar a constante 1/RC como a probabilidade de recombinação das cargas presentes nas placas do capacitor. Tal mapeamento tem sua mão invertida quando se interpreta a probabilidade de decaimento de um núcleo com emissão de partícula dada por Glas e Mosel, a partir da análise do circuito RC. Breve discussão sobre o uso de tais analogias no ensino são apresentadas.
id UFSC-19_01e933bb1b2decd0ed6279e82b9983d2
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/6970
network_acronym_str UFSC-19
network_name_str Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
repository_id_str
spelling Decaimento radioativo: uma analogia para o circuitoNo mapeamento da estrutura do pensamento analógico proposto por Guentner e Guentner inferências conceituais sobre um novo conhecimento surgem a partir de um domínio baseado na forma de um modelo analógico. Essas idéias são aplicáveis aos conteúdos de física, em especial ao circuito RC. Em geral os livros textos de física tratam o circuito RC do ponto de vista macroscópico, fazem uso da equação diferencial que rege o fenômeno da descarga do capacitor e apresentam a solução da equação que é do tipo exponencial. Por outro lado, a população de núcleos radioativos também decai no tempo na forma de uma exponencial. A similaridade matemática entre esses dois fenômenos possibilita a análise da descarga de um capacitor num circuito RC do ponto de vista microscópico, tratando estatisticamente a migração da população de elétrons da mesma forma que é tratado o decaimento da população de núcleos radioativos. Dessa forma, é possível interpretar a constante 1/RC como a probabilidade de recombinação das cargas presentes nas placas do capacitor. Tal mapeamento tem sua mão invertida quando se interpreta a probabilidade de decaimento de um núcleo com emissão de partícula dada por Glas e Mosel, a partir da análise do circuito RC. Breve discussão sobre o uso de tais analogias no ensino são apresentadas.Imprensa Universitária - UFSC1998-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6970Caderno Brasileiro de Ensino de Física; v. 15 n. 1 (1998); 47-582175-79411677-2334reponame:Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6970/6437Teixeira, Sonia KrapasBorges, Alexandre Mottainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-29T13:46:01Zoai:periodicos.ufsc.br:article/6970Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/fisicaPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/oaicbefisica@gmail.com||fscccef@fsc.ufsc.br|| cbefisica@gmail.com2175-79411677-2334opendoar:2022-11-29T13:46:01Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Decaimento radioativo: uma analogia para o circuito
title Decaimento radioativo: uma analogia para o circuito
spellingShingle Decaimento radioativo: uma analogia para o circuito
Teixeira, Sonia Krapas
title_short Decaimento radioativo: uma analogia para o circuito
title_full Decaimento radioativo: uma analogia para o circuito
title_fullStr Decaimento radioativo: uma analogia para o circuito
title_full_unstemmed Decaimento radioativo: uma analogia para o circuito
title_sort Decaimento radioativo: uma analogia para o circuito
author Teixeira, Sonia Krapas
author_facet Teixeira, Sonia Krapas
Borges, Alexandre Motta
author_role author
author2 Borges, Alexandre Motta
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Sonia Krapas
Borges, Alexandre Motta
description No mapeamento da estrutura do pensamento analógico proposto por Guentner e Guentner inferências conceituais sobre um novo conhecimento surgem a partir de um domínio baseado na forma de um modelo analógico. Essas idéias são aplicáveis aos conteúdos de física, em especial ao circuito RC. Em geral os livros textos de física tratam o circuito RC do ponto de vista macroscópico, fazem uso da equação diferencial que rege o fenômeno da descarga do capacitor e apresentam a solução da equação que é do tipo exponencial. Por outro lado, a população de núcleos radioativos também decai no tempo na forma de uma exponencial. A similaridade matemática entre esses dois fenômenos possibilita a análise da descarga de um capacitor num circuito RC do ponto de vista microscópico, tratando estatisticamente a migração da população de elétrons da mesma forma que é tratado o decaimento da população de núcleos radioativos. Dessa forma, é possível interpretar a constante 1/RC como a probabilidade de recombinação das cargas presentes nas placas do capacitor. Tal mapeamento tem sua mão invertida quando se interpreta a probabilidade de decaimento de um núcleo com emissão de partícula dada por Glas e Mosel, a partir da análise do circuito RC. Breve discussão sobre o uso de tais analogias no ensino são apresentadas.
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6970
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6970
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6970/6437
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imprensa Universitária - UFSC
publisher.none.fl_str_mv Imprensa Universitária - UFSC
dc.source.none.fl_str_mv Caderno Brasileiro de Ensino de Física; v. 15 n. 1 (1998); 47-58
2175-7941
1677-2334
reponame:Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
collection Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
repository.name.fl_str_mv Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv cbefisica@gmail.com||fscccef@fsc.ufsc.br|| cbefisica@gmail.com
_version_ 1799940570601226240