Um higrômetro de vagem e a física no ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Reinaldo Carvalho
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Coppete, Maria Conceição, Silva, Annik, Lima, Ricardo Pinheiro de, Silva, Jessee Severo Azevedo, Machado, Sandro da Silva Livramento
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/9995
Resumo: Descreve-se a construção de um instrumento destinado a medidas de umidade do ar, baseado nas propriedades da vagem do sombreiro (Clitoria fairchildiana). Este higrômetro de construção fácil, a ponto de ser executada por alunos iniciantes no estudo das ciências físicas e biológicas, foi desenvolvido em uma turma de 3ª série do ensino fundamental. Como parte integrante de um projeto sobre água, a fabricação do instrumento foi precedida de estudos sobre evaporação e demonstrou a vantajosa possibilidade de construir os conceitos básicos de biologia e Física de forma integrada. São também sugeridos experimentos ainda não realizados com esse aparelho. O objetivo maior deste trabalho não se situa exatamente em torno do higrômetro, mas na ilustração de como se pode explorar as várias possibilidades de um experimento simples de modo integrado ao contexto mais amplo do ensino por projetos. As informações foram obtidas através da observação direta dos docentes envolvidos e da produção textual dos alunos.
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