Rayleigh light scattering modeling for teaching and learning purposes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Sonia Krapas
Data de Publicação: 2002
Outros Autores: Santos, Paulo Acioly Marques dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6609
Resumo: Attention is given to the Rayleigh s light scattering modeling. This natural optical phenomenon has been produced in laboratory or classroom by a simple simulation experiment. We propose its modeling, exploring the model-based teaching and learning conception, to improve or facilitate the learner s model-building of the phenomenon and related optical properties involved.
id UFSC-19_1fac1cb19da0a001efe4a7f2435ad5cd
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/6609
network_acronym_str UFSC-19
network_name_str Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
repository_id_str
spelling Rayleigh light scattering modeling for teaching and learning purposesModelagem do espalhamento rayleigh da luz com propósitos de ensino e de aprendizagemAttention is given to the Rayleigh s light scattering modeling. This natural optical phenomenon has been produced in laboratory or classroom by a simple simulation experiment. We propose its modeling, exploring the model-based teaching and learning conception, to improve or facilitate the learner s model-building of the phenomenon and related optical properties involved.Enfocamos a modelagem do espalhamento Rayleigh da luz, fenômeno natural que pode ser reproduzido em exibições, laboratórios, e até mesmo em salas de aula, por meio de uma simples simulação experimental. Exploramos o referencial do ensino-aprendizagem baseado em modelos com o propósito de tornar mais fácil para o aprendiz compreender a modelagem do fenômeno e as propriedades ópticas envolvidas. Discutimos a exploração da modelagem em espaços formais e não formais de educação.Imprensa Universitária - UFSC2002-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6609Caderno Brasileiro de Ensino de Física; v. 19 n. 3 (2002); 341-3502175-79411677-2334reponame:Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6609/6101Teixeira, Sonia KrapasSantos, Paulo Acioly Marques dosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-29T17:39:42Zoai:periodicos.ufsc.br:article/6609Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/fisicaPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/oaicbefisica@gmail.com||fscccef@fsc.ufsc.br|| cbefisica@gmail.com2175-79411677-2334opendoar:2022-11-29T17:39:42Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Rayleigh light scattering modeling for teaching and learning purposes
Modelagem do espalhamento rayleigh da luz com propósitos de ensino e de aprendizagem
title Rayleigh light scattering modeling for teaching and learning purposes
spellingShingle Rayleigh light scattering modeling for teaching and learning purposes
Teixeira, Sonia Krapas
title_short Rayleigh light scattering modeling for teaching and learning purposes
title_full Rayleigh light scattering modeling for teaching and learning purposes
title_fullStr Rayleigh light scattering modeling for teaching and learning purposes
title_full_unstemmed Rayleigh light scattering modeling for teaching and learning purposes
title_sort Rayleigh light scattering modeling for teaching and learning purposes
author Teixeira, Sonia Krapas
author_facet Teixeira, Sonia Krapas
Santos, Paulo Acioly Marques dos
author_role author
author2 Santos, Paulo Acioly Marques dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Sonia Krapas
Santos, Paulo Acioly Marques dos
description Attention is given to the Rayleigh s light scattering modeling. This natural optical phenomenon has been produced in laboratory or classroom by a simple simulation experiment. We propose its modeling, exploring the model-based teaching and learning conception, to improve or facilitate the learner s model-building of the phenomenon and related optical properties involved.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6609
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6609
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6609/6101
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imprensa Universitária - UFSC
publisher.none.fl_str_mv Imprensa Universitária - UFSC
dc.source.none.fl_str_mv Caderno Brasileiro de Ensino de Física; v. 19 n. 3 (2002); 341-350
2175-7941
1677-2334
reponame:Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
collection Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
repository.name.fl_str_mv Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv cbefisica@gmail.com||fscccef@fsc.ufsc.br|| cbefisica@gmail.com
_version_ 1799940569986760704