Física Moderna no Ensino Médio: um experimento para abordar o efeito fotoelétrico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Luciene Fernanda da
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Assis, Alice
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2012v29n2p313
Resumo: Considerando-se a importância da inserção da Física Moderna e Contemporânea no currículo de Física do Ensino Médio, propõe-se, neste trabalho uma atividade experimental, confeccionada com materiais de baixo custo, que aborda o efeito fotoelétrico. Essa atividade pode ser utilizada de forma contextualizada, articulando-se esse fenômeno com algumas aplicações tecnológicas vivenciadas pelos alunos no seu cotidiano. Ao trabalhar o experimento, o professor pode incentivar os alunos a investigarem o que ocorre no decorrer de sua execução e, por meio de perguntas, levá-los a expressar as suas ideias prévias na tentativa de explicarem o seu funcionamento. Essa articulação vinculada à interação social em sala de aula pode despertar a curiosidade e a motivação dos alunos em aprenderem os conhecimentos trabalhados.
id UFSC-19_2d1a02aba15e0322a6fbd01f768058e4
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/23725
network_acronym_str UFSC-19
network_name_str Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
repository_id_str
spelling Física Moderna no Ensino Médio: um experimento para abordar o efeito fotoelétricoConsiderando-se a importância da inserção da Física Moderna e Contemporânea no currículo de Física do Ensino Médio, propõe-se, neste trabalho uma atividade experimental, confeccionada com materiais de baixo custo, que aborda o efeito fotoelétrico. Essa atividade pode ser utilizada de forma contextualizada, articulando-se esse fenômeno com algumas aplicações tecnológicas vivenciadas pelos alunos no seu cotidiano. Ao trabalhar o experimento, o professor pode incentivar os alunos a investigarem o que ocorre no decorrer de sua execução e, por meio de perguntas, levá-los a expressar as suas ideias prévias na tentativa de explicarem o seu funcionamento. Essa articulação vinculada à interação social em sala de aula pode despertar a curiosidade e a motivação dos alunos em aprenderem os conhecimentos trabalhados.Imprensa Universitária - UFSC2012-08-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2012v29n2p31310.5007/2175-7941.2012v29n2p313Caderno Brasileiro de Ensino de Física; v. 29 n. 2 (2012); 313-3242175-79411677-2334reponame:Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2012v29n2p313/22920Silva, Luciene Fernanda daAssis, Aliceinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-03-16T08:31:45Zoai:periodicos.ufsc.br:article/23725Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/fisicaPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/oaicbefisica@gmail.com||fscccef@fsc.ufsc.br|| cbefisica@gmail.com2175-79411677-2334opendoar:2018-03-16T08:31:45Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Física Moderna no Ensino Médio: um experimento para abordar o efeito fotoelétrico
title Física Moderna no Ensino Médio: um experimento para abordar o efeito fotoelétrico
spellingShingle Física Moderna no Ensino Médio: um experimento para abordar o efeito fotoelétrico
Silva, Luciene Fernanda da
title_short Física Moderna no Ensino Médio: um experimento para abordar o efeito fotoelétrico
title_full Física Moderna no Ensino Médio: um experimento para abordar o efeito fotoelétrico
title_fullStr Física Moderna no Ensino Médio: um experimento para abordar o efeito fotoelétrico
title_full_unstemmed Física Moderna no Ensino Médio: um experimento para abordar o efeito fotoelétrico
title_sort Física Moderna no Ensino Médio: um experimento para abordar o efeito fotoelétrico
author Silva, Luciene Fernanda da
author_facet Silva, Luciene Fernanda da
Assis, Alice
author_role author
author2 Assis, Alice
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Luciene Fernanda da
Assis, Alice
description Considerando-se a importância da inserção da Física Moderna e Contemporânea no currículo de Física do Ensino Médio, propõe-se, neste trabalho uma atividade experimental, confeccionada com materiais de baixo custo, que aborda o efeito fotoelétrico. Essa atividade pode ser utilizada de forma contextualizada, articulando-se esse fenômeno com algumas aplicações tecnológicas vivenciadas pelos alunos no seu cotidiano. Ao trabalhar o experimento, o professor pode incentivar os alunos a investigarem o que ocorre no decorrer de sua execução e, por meio de perguntas, levá-los a expressar as suas ideias prévias na tentativa de explicarem o seu funcionamento. Essa articulação vinculada à interação social em sala de aula pode despertar a curiosidade e a motivação dos alunos em aprenderem os conhecimentos trabalhados.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-08-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2012v29n2p313
10.5007/2175-7941.2012v29n2p313
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2012v29n2p313
identifier_str_mv 10.5007/2175-7941.2012v29n2p313
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2012v29n2p313/22920
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imprensa Universitária - UFSC
publisher.none.fl_str_mv Imprensa Universitária - UFSC
dc.source.none.fl_str_mv Caderno Brasileiro de Ensino de Física; v. 29 n. 2 (2012); 313-324
2175-7941
1677-2334
reponame:Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
collection Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
repository.name.fl_str_mv Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv cbefisica@gmail.com||fscccef@fsc.ufsc.br|| cbefisica@gmail.com
_version_ 1799940572929064960