Física Moderna no Ensino Médio: um experimento para abordar o efeito fotoelétrico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2012v29n2p313 |
Resumo: | Considerando-se a importância da inserção da Física Moderna e Contemporânea no currículo de Física do Ensino Médio, propõe-se, neste trabalho uma atividade experimental, confeccionada com materiais de baixo custo, que aborda o efeito fotoelétrico. Essa atividade pode ser utilizada de forma contextualizada, articulando-se esse fenômeno com algumas aplicações tecnológicas vivenciadas pelos alunos no seu cotidiano. Ao trabalhar o experimento, o professor pode incentivar os alunos a investigarem o que ocorre no decorrer de sua execução e, por meio de perguntas, levá-los a expressar as suas ideias prévias na tentativa de explicarem o seu funcionamento. Essa articulação vinculada à interação social em sala de aula pode despertar a curiosidade e a motivação dos alunos em aprenderem os conhecimentos trabalhados. |
id |
UFSC-19_2d1a02aba15e0322a6fbd01f768058e4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufsc.br:article/23725 |
network_acronym_str |
UFSC-19 |
network_name_str |
Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Física Moderna no Ensino Médio: um experimento para abordar o efeito fotoelétricoConsiderando-se a importância da inserção da Física Moderna e Contemporânea no currículo de Física do Ensino Médio, propõe-se, neste trabalho uma atividade experimental, confeccionada com materiais de baixo custo, que aborda o efeito fotoelétrico. Essa atividade pode ser utilizada de forma contextualizada, articulando-se esse fenômeno com algumas aplicações tecnológicas vivenciadas pelos alunos no seu cotidiano. Ao trabalhar o experimento, o professor pode incentivar os alunos a investigarem o que ocorre no decorrer de sua execução e, por meio de perguntas, levá-los a expressar as suas ideias prévias na tentativa de explicarem o seu funcionamento. Essa articulação vinculada à interação social em sala de aula pode despertar a curiosidade e a motivação dos alunos em aprenderem os conhecimentos trabalhados.Imprensa Universitária - UFSC2012-08-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2012v29n2p31310.5007/2175-7941.2012v29n2p313Caderno Brasileiro de Ensino de Física; v. 29 n. 2 (2012); 313-3242175-79411677-2334reponame:Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2012v29n2p313/22920Silva, Luciene Fernanda daAssis, Aliceinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-03-16T08:31:45Zoai:periodicos.ufsc.br:article/23725Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/fisicaPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/oaicbefisica@gmail.com||fscccef@fsc.ufsc.br|| cbefisica@gmail.com2175-79411677-2334opendoar:2018-03-16T08:31:45Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Física Moderna no Ensino Médio: um experimento para abordar o efeito fotoelétrico |
title |
Física Moderna no Ensino Médio: um experimento para abordar o efeito fotoelétrico |
spellingShingle |
Física Moderna no Ensino Médio: um experimento para abordar o efeito fotoelétrico Silva, Luciene Fernanda da |
title_short |
Física Moderna no Ensino Médio: um experimento para abordar o efeito fotoelétrico |
title_full |
Física Moderna no Ensino Médio: um experimento para abordar o efeito fotoelétrico |
title_fullStr |
Física Moderna no Ensino Médio: um experimento para abordar o efeito fotoelétrico |
title_full_unstemmed |
Física Moderna no Ensino Médio: um experimento para abordar o efeito fotoelétrico |
title_sort |
Física Moderna no Ensino Médio: um experimento para abordar o efeito fotoelétrico |
author |
Silva, Luciene Fernanda da |
author_facet |
Silva, Luciene Fernanda da Assis, Alice |
author_role |
author |
author2 |
Assis, Alice |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Luciene Fernanda da Assis, Alice |
description |
Considerando-se a importância da inserção da Física Moderna e Contemporânea no currículo de Física do Ensino Médio, propõe-se, neste trabalho uma atividade experimental, confeccionada com materiais de baixo custo, que aborda o efeito fotoelétrico. Essa atividade pode ser utilizada de forma contextualizada, articulando-se esse fenômeno com algumas aplicações tecnológicas vivenciadas pelos alunos no seu cotidiano. Ao trabalhar o experimento, o professor pode incentivar os alunos a investigarem o que ocorre no decorrer de sua execução e, por meio de perguntas, levá-los a expressar as suas ideias prévias na tentativa de explicarem o seu funcionamento. Essa articulação vinculada à interação social em sala de aula pode despertar a curiosidade e a motivação dos alunos em aprenderem os conhecimentos trabalhados. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-08-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2012v29n2p313 10.5007/2175-7941.2012v29n2p313 |
url |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2012v29n2p313 |
identifier_str_mv |
10.5007/2175-7941.2012v29n2p313 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2012v29n2p313/22920 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imprensa Universitária - UFSC |
publisher.none.fl_str_mv |
Imprensa Universitária - UFSC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Caderno Brasileiro de Ensino de Física; v. 29 n. 2 (2012); 313-324 2175-7941 1677-2334 reponame:Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) |
collection |
Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
cbefisica@gmail.com||fscccef@fsc.ufsc.br|| cbefisica@gmail.com |
_version_ |
1799940572929064960 |