Ouvindo os formadores nas Licenciaturas em Física a Distância sobre as políticas públicas educacionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2012v29nesp1p448 |
Resumo: | Esse trabalho apresenta parte dos resultados de uma pesquisa a respeito da formação de professores de física em cursos de Licenciatura em Física mediados por ambientes virtuais de ensino-aprendizagem na modalidade a distância. Os sujeitos da pesquisa foram professores que atuavam em 2009 e 2010 na organização ou criação de três cursos a distância de Licenciatura em Física do Sistema Universidade Aberta do Brasil das Regiões Sul, Sudeste e Nordeste e na extinta Secretaria de Educação a Distância do Ministério de Educação. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas gravadas, transcritas e submetidas à análise temática. Apresentamos as posições dos entrevistados relacionadas à categoria Políticas Públicas Educacionais, com 16 temas divididos nas cinco seções a saber: o papel da EaD; aspectos legais; aspectos metodológicos; polos de apoio presencial; e investimentos. Dentre as conclusões obtidas, é possível apontar que apesar dos documentos oficiais concederem liberdade para a elaboração dos projetos dos cursos a distância, isso não contribuiu para a sua elaboração, pois os cursos a distância estão adaptando, de forma inapropriada e anacrônica, características dos cursos presenciais. Além disso, os entrevistados apontaram que são obrigados a acatarem as decisões do governo federal para receberem o financiamento do Sistema UAB, reduzindo a autonomia universitária. Outro aspecto observado foi o aumento da fragmentação da formação de professores de física. Conclui-se o trabalho alertando que mesmo com os intensos investimentos na EaD e na ampliação do acesso aos cursos de nível superior, outras ações fazem-se necessárias para se acabar com a carência de professores de física na educação básica. |
id |
UFSC-19_3799a7db5af22aa5094baa75a6cfed96 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufsc.br:article/23235 |
network_acronym_str |
UFSC-19 |
network_name_str |
Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ouvindo os formadores nas Licenciaturas em Física a Distância sobre as políticas públicas educacionaisEsse trabalho apresenta parte dos resultados de uma pesquisa a respeito da formação de professores de física em cursos de Licenciatura em Física mediados por ambientes virtuais de ensino-aprendizagem na modalidade a distância. Os sujeitos da pesquisa foram professores que atuavam em 2009 e 2010 na organização ou criação de três cursos a distância de Licenciatura em Física do Sistema Universidade Aberta do Brasil das Regiões Sul, Sudeste e Nordeste e na extinta Secretaria de Educação a Distância do Ministério de Educação. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas gravadas, transcritas e submetidas à análise temática. Apresentamos as posições dos entrevistados relacionadas à categoria Políticas Públicas Educacionais, com 16 temas divididos nas cinco seções a saber: o papel da EaD; aspectos legais; aspectos metodológicos; polos de apoio presencial; e investimentos. Dentre as conclusões obtidas, é possível apontar que apesar dos documentos oficiais concederem liberdade para a elaboração dos projetos dos cursos a distância, isso não contribuiu para a sua elaboração, pois os cursos a distância estão adaptando, de forma inapropriada e anacrônica, características dos cursos presenciais. Além disso, os entrevistados apontaram que são obrigados a acatarem as decisões do governo federal para receberem o financiamento do Sistema UAB, reduzindo a autonomia universitária. Outro aspecto observado foi o aumento da fragmentação da formação de professores de física. Conclui-se o trabalho alertando que mesmo com os intensos investimentos na EaD e na ampliação do acesso aos cursos de nível superior, outras ações fazem-se necessárias para se acabar com a carência de professores de física na educação básica.Imprensa Universitária - UFSC2012-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2012v29nesp1p44810.5007/2175-7941.2012v29nesp1p448Caderno Brasileiro de Ensino de Física; v. 29, n. Especial 1 - setembro de 2012; 448-4682175-79411677-2334reponame:Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2012v29nesp1p448/22930Araujo, Renato SantosVianna, Deise Mirandainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-03-16T08:52:02Zoai:periodicos.ufsc.br:article/23235Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/fisicaPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/oaicbefisica@gmail.com||fscccef@fsc.ufsc.br|| cbefisica@gmail.com2175-79411677-2334opendoar:2018-03-16T08:52:02Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ouvindo os formadores nas Licenciaturas em Física a Distância sobre as políticas públicas educacionais |
title |
Ouvindo os formadores nas Licenciaturas em Física a Distância sobre as políticas públicas educacionais |
spellingShingle |
Ouvindo os formadores nas Licenciaturas em Física a Distância sobre as políticas públicas educacionais Araujo, Renato Santos |
title_short |
Ouvindo os formadores nas Licenciaturas em Física a Distância sobre as políticas públicas educacionais |
title_full |
Ouvindo os formadores nas Licenciaturas em Física a Distância sobre as políticas públicas educacionais |
title_fullStr |
Ouvindo os formadores nas Licenciaturas em Física a Distância sobre as políticas públicas educacionais |
title_full_unstemmed |
Ouvindo os formadores nas Licenciaturas em Física a Distância sobre as políticas públicas educacionais |
title_sort |
Ouvindo os formadores nas Licenciaturas em Física a Distância sobre as políticas públicas educacionais |
author |
Araujo, Renato Santos |
author_facet |
Araujo, Renato Santos Vianna, Deise Miranda |
author_role |
author |
author2 |
Vianna, Deise Miranda |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araujo, Renato Santos Vianna, Deise Miranda |
description |
Esse trabalho apresenta parte dos resultados de uma pesquisa a respeito da formação de professores de física em cursos de Licenciatura em Física mediados por ambientes virtuais de ensino-aprendizagem na modalidade a distância. Os sujeitos da pesquisa foram professores que atuavam em 2009 e 2010 na organização ou criação de três cursos a distância de Licenciatura em Física do Sistema Universidade Aberta do Brasil das Regiões Sul, Sudeste e Nordeste e na extinta Secretaria de Educação a Distância do Ministério de Educação. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas gravadas, transcritas e submetidas à análise temática. Apresentamos as posições dos entrevistados relacionadas à categoria Políticas Públicas Educacionais, com 16 temas divididos nas cinco seções a saber: o papel da EaD; aspectos legais; aspectos metodológicos; polos de apoio presencial; e investimentos. Dentre as conclusões obtidas, é possível apontar que apesar dos documentos oficiais concederem liberdade para a elaboração dos projetos dos cursos a distância, isso não contribuiu para a sua elaboração, pois os cursos a distância estão adaptando, de forma inapropriada e anacrônica, características dos cursos presenciais. Além disso, os entrevistados apontaram que são obrigados a acatarem as decisões do governo federal para receberem o financiamento do Sistema UAB, reduzindo a autonomia universitária. Outro aspecto observado foi o aumento da fragmentação da formação de professores de física. Conclui-se o trabalho alertando que mesmo com os intensos investimentos na EaD e na ampliação do acesso aos cursos de nível superior, outras ações fazem-se necessárias para se acabar com a carência de professores de física na educação básica. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-08-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2012v29nesp1p448 10.5007/2175-7941.2012v29nesp1p448 |
url |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2012v29nesp1p448 |
identifier_str_mv |
10.5007/2175-7941.2012v29nesp1p448 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2012v29nesp1p448/22930 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imprensa Universitária - UFSC |
publisher.none.fl_str_mv |
Imprensa Universitária - UFSC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Caderno Brasileiro de Ensino de Física; v. 29, n. Especial 1 - setembro de 2012; 448-468 2175-7941 1677-2334 reponame:Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) |
collection |
Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
cbefisica@gmail.com||fscccef@fsc.ufsc.br|| cbefisica@gmail.com |
_version_ |
1799940572921724928 |