Física Aristotélica: por que não considerá-la no ensino da mecânica?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peduzzi, Luiz Orlando de Quadro
Data de Publicação: 1996
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/7078
Resumo: Neste trabalho discute-se as idéias de Aristóteles sobre o movimento dos corpos como parte integrante e indissociável de sua filosofia natural. Este tema tem um grande potencial didático para lidar com algumas concepções alternativas dos estudantes, como a de que não pode haver movimento sem força e de que força e velocidade são proporcionais. Além disso, a física aristotélica apresenta-se como um referencial indispensável para a compreensão da física medieval e da revolução na mecânica ocorrida no século XVII. Assim, não pode continuar ausente ou ser apresentada de forma descaracterizada nos livros de texto e em sala de aula. O uso da história no ensino da Física tem sido defendido por um número crescente de investigadores. Como com propriedade destaca T. Kuhn, teorias antigas e obsoletas não são acientíficas simplesmente porque foram descartadas.
id UFSC-19_3d1b477c74e7e52bc9cb1f43a7454d06
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/7078
network_acronym_str UFSC-19
network_name_str Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
repository_id_str
spelling Física Aristotélica: por que não considerá-la no ensino da mecânica?Neste trabalho discute-se as idéias de Aristóteles sobre o movimento dos corpos como parte integrante e indissociável de sua filosofia natural. Este tema tem um grande potencial didático para lidar com algumas concepções alternativas dos estudantes, como a de que não pode haver movimento sem força e de que força e velocidade são proporcionais. Além disso, a física aristotélica apresenta-se como um referencial indispensável para a compreensão da física medieval e da revolução na mecânica ocorrida no século XVII. Assim, não pode continuar ausente ou ser apresentada de forma descaracterizada nos livros de texto e em sala de aula. O uso da história no ensino da Física tem sido defendido por um número crescente de investigadores. Como com propriedade destaca T. Kuhn, teorias antigas e obsoletas não são acientíficas simplesmente porque foram descartadas.Imprensa Universitária - UFSC1996-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/7078Caderno Brasileiro de Ensino de Física; v. 13 n. 1 (1996); 48-632175-79411677-2334reponame:Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/7078/6549Peduzzi, Luiz Orlando de Quadroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-25T14:05:14Zoai:periodicos.ufsc.br:article/7078Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/fisicaPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/oaicbefisica@gmail.com||fscccef@fsc.ufsc.br|| cbefisica@gmail.com2175-79411677-2334opendoar:2022-11-25T14:05:14Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Física Aristotélica: por que não considerá-la no ensino da mecânica?
title Física Aristotélica: por que não considerá-la no ensino da mecânica?
spellingShingle Física Aristotélica: por que não considerá-la no ensino da mecânica?
Peduzzi, Luiz Orlando de Quadro
title_short Física Aristotélica: por que não considerá-la no ensino da mecânica?
title_full Física Aristotélica: por que não considerá-la no ensino da mecânica?
title_fullStr Física Aristotélica: por que não considerá-la no ensino da mecânica?
title_full_unstemmed Física Aristotélica: por que não considerá-la no ensino da mecânica?
title_sort Física Aristotélica: por que não considerá-la no ensino da mecânica?
author Peduzzi, Luiz Orlando de Quadro
author_facet Peduzzi, Luiz Orlando de Quadro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Peduzzi, Luiz Orlando de Quadro
description Neste trabalho discute-se as idéias de Aristóteles sobre o movimento dos corpos como parte integrante e indissociável de sua filosofia natural. Este tema tem um grande potencial didático para lidar com algumas concepções alternativas dos estudantes, como a de que não pode haver movimento sem força e de que força e velocidade são proporcionais. Além disso, a física aristotélica apresenta-se como um referencial indispensável para a compreensão da física medieval e da revolução na mecânica ocorrida no século XVII. Assim, não pode continuar ausente ou ser apresentada de forma descaracterizada nos livros de texto e em sala de aula. O uso da história no ensino da Física tem sido defendido por um número crescente de investigadores. Como com propriedade destaca T. Kuhn, teorias antigas e obsoletas não são acientíficas simplesmente porque foram descartadas.
publishDate 1996
dc.date.none.fl_str_mv 1996-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/7078
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/7078
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/7078/6549
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imprensa Universitária - UFSC
publisher.none.fl_str_mv Imprensa Universitária - UFSC
dc.source.none.fl_str_mv Caderno Brasileiro de Ensino de Física; v. 13 n. 1 (1996); 48-63
2175-7941
1677-2334
reponame:Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
collection Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
repository.name.fl_str_mv Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv cbefisica@gmail.com||fscccef@fsc.ufsc.br|| cbefisica@gmail.com
_version_ 1799940570656800768