Conceitos, atitudes de investigação e metodologia experimental como subsídio ao planejamento de objetivos e estratégias de ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Suzana Maria
Data de Publicação: 2000
Outros Autores: Kohl, Eno, Bernardo, Silvia Di, Wiehe, Lilian Cristina Nalepinski
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6770
Resumo: Propõe-se a iniciação de alunos do ensino fundamental em atividades científicas, tendo-se por base o estudo de dificuldades (obstáculos) e facilidades (precursores) evidenciadas nos alunos em termos de atitudes, metodologia experimental e conceitos científicos. Os dados foram coletados em um contexto de sala de aula, através do registro de debates em pequenos e grandes grupos, observações e relatórios escritos. Constata-se a viabilidade de planejamento e aplicação de atividades didático-pedagógicas, bem como de elaboração de objetivos instrucionais conceituais, metodológicos e de atitudes, levando-se em conta a existência de precursores e obstáculos. Sugere-se uma nova abordagem no que se refere à forma de construção de objetivos e estratégias de ensino, os quais deixariam de ser estabelecidos a priori pelo professor para serem construídos, levando-se em conta a própria dinâmica dos processos pedagógicos. Corrobora-se a hipótese de que existem níveis de formulação correspondentes a cada objetivo e que a evolução do aluno, de um nível para o outro, não é linear.
id UFSC-19_4553f9685b721c9f7f31e625ad4cb63e
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/6770
network_acronym_str UFSC-19
network_name_str Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
repository_id_str
spelling Conceitos, atitudes de investigação e metodologia experimental como subsídio ao planejamento de objetivos e estratégias de ensinoPropõe-se a iniciação de alunos do ensino fundamental em atividades científicas, tendo-se por base o estudo de dificuldades (obstáculos) e facilidades (precursores) evidenciadas nos alunos em termos de atitudes, metodologia experimental e conceitos científicos. Os dados foram coletados em um contexto de sala de aula, através do registro de debates em pequenos e grandes grupos, observações e relatórios escritos. Constata-se a viabilidade de planejamento e aplicação de atividades didático-pedagógicas, bem como de elaboração de objetivos instrucionais conceituais, metodológicos e de atitudes, levando-se em conta a existência de precursores e obstáculos. Sugere-se uma nova abordagem no que se refere à forma de construção de objetivos e estratégias de ensino, os quais deixariam de ser estabelecidos a priori pelo professor para serem construídos, levando-se em conta a própria dinâmica dos processos pedagógicos. Corrobora-se a hipótese de que existem níveis de formulação correspondentes a cada objetivo e que a evolução do aluno, de um nível para o outro, não é linear.Imprensa Universitária - UFSC2000-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6770Caderno Brasileiro de Ensino de Física; v. 17 n. 2 (2000); 122-1492175-79411677-2334reponame:Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6770/6239Coelho, Suzana MariaKohl, EnoBernardo, Silvia DiWiehe, Lilian Cristina Nalepinskiinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-29T14:16:00Zoai:periodicos.ufsc.br:article/6770Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/fisicaPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/oaicbefisica@gmail.com||fscccef@fsc.ufsc.br|| cbefisica@gmail.com2175-79411677-2334opendoar:2022-11-29T14:16Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Conceitos, atitudes de investigação e metodologia experimental como subsídio ao planejamento de objetivos e estratégias de ensino
title Conceitos, atitudes de investigação e metodologia experimental como subsídio ao planejamento de objetivos e estratégias de ensino
spellingShingle Conceitos, atitudes de investigação e metodologia experimental como subsídio ao planejamento de objetivos e estratégias de ensino
Coelho, Suzana Maria
title_short Conceitos, atitudes de investigação e metodologia experimental como subsídio ao planejamento de objetivos e estratégias de ensino
title_full Conceitos, atitudes de investigação e metodologia experimental como subsídio ao planejamento de objetivos e estratégias de ensino
title_fullStr Conceitos, atitudes de investigação e metodologia experimental como subsídio ao planejamento de objetivos e estratégias de ensino
title_full_unstemmed Conceitos, atitudes de investigação e metodologia experimental como subsídio ao planejamento de objetivos e estratégias de ensino
title_sort Conceitos, atitudes de investigação e metodologia experimental como subsídio ao planejamento de objetivos e estratégias de ensino
author Coelho, Suzana Maria
author_facet Coelho, Suzana Maria
Kohl, Eno
Bernardo, Silvia Di
Wiehe, Lilian Cristina Nalepinski
author_role author
author2 Kohl, Eno
Bernardo, Silvia Di
Wiehe, Lilian Cristina Nalepinski
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho, Suzana Maria
Kohl, Eno
Bernardo, Silvia Di
Wiehe, Lilian Cristina Nalepinski
description Propõe-se a iniciação de alunos do ensino fundamental em atividades científicas, tendo-se por base o estudo de dificuldades (obstáculos) e facilidades (precursores) evidenciadas nos alunos em termos de atitudes, metodologia experimental e conceitos científicos. Os dados foram coletados em um contexto de sala de aula, através do registro de debates em pequenos e grandes grupos, observações e relatórios escritos. Constata-se a viabilidade de planejamento e aplicação de atividades didático-pedagógicas, bem como de elaboração de objetivos instrucionais conceituais, metodológicos e de atitudes, levando-se em conta a existência de precursores e obstáculos. Sugere-se uma nova abordagem no que se refere à forma de construção de objetivos e estratégias de ensino, os quais deixariam de ser estabelecidos a priori pelo professor para serem construídos, levando-se em conta a própria dinâmica dos processos pedagógicos. Corrobora-se a hipótese de que existem níveis de formulação correspondentes a cada objetivo e que a evolução do aluno, de um nível para o outro, não é linear.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6770
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6770
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6770/6239
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imprensa Universitária - UFSC
publisher.none.fl_str_mv Imprensa Universitária - UFSC
dc.source.none.fl_str_mv Caderno Brasileiro de Ensino de Física; v. 17 n. 2 (2000); 122-149
2175-7941
1677-2334
reponame:Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
collection Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
repository.name.fl_str_mv Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv cbefisica@gmail.com||fscccef@fsc.ufsc.br|| cbefisica@gmail.com
_version_ 1799940570291896320