O peso medido pela balança: ruptura e continuidade na construção do conceito

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Sonia Krapas
Data de Publicação: 1994
Outros Autores: Pacca, Jesuína L. A.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/7144
Resumo: Para diversos autores a mudança conceitual no ensino resulta do enfrentamento de duas teorias em conflito (a do estudante e a científica) com o abandono de uma em favor da outra. Adotando como referência o construtivismo de inspiração piagetiana, entendemos que o processo de mudança conceitual se dá através da reestruturação da velha teoria e não do seu abandono. Isso implica na existência de etapas intermediárias entre as duas teorias em jogo, que revelam em que medida a nova teoria rompe com a antiga e em que medida há continuidade entre elas. Com o presente trabalho mostramos o processo de mudança conceitual associado à construção do conceito de peso medido pela balança.
id UFSC-19_7292af2f28405e4f65d70f1911e5c9e7
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/7144
network_acronym_str UFSC-19
network_name_str Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
repository_id_str
spelling O peso medido pela balança: ruptura e continuidade na construção do conceitoPara diversos autores a mudança conceitual no ensino resulta do enfrentamento de duas teorias em conflito (a do estudante e a científica) com o abandono de uma em favor da outra. Adotando como referência o construtivismo de inspiração piagetiana, entendemos que o processo de mudança conceitual se dá através da reestruturação da velha teoria e não do seu abandono. Isso implica na existência de etapas intermediárias entre as duas teorias em jogo, que revelam em que medida a nova teoria rompe com a antiga e em que medida há continuidade entre elas. Com o presente trabalho mostramos o processo de mudança conceitual associado à construção do conceito de peso medido pela balança.Imprensa Universitária - UFSC1994-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/7144Caderno Brasileiro de Ensino de Física; v. 11 n. 3 (1994); 154-1712175-79411677-2334reponame:Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/7144/6599Teixeira, Sonia KrapasPacca, Jesuína L. A.info:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-25T13:50:32Zoai:periodicos.ufsc.br:article/7144Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/fisicaPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/oaicbefisica@gmail.com||fscccef@fsc.ufsc.br|| cbefisica@gmail.com2175-79411677-2334opendoar:2022-11-25T13:50:32Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O peso medido pela balança: ruptura e continuidade na construção do conceito
title O peso medido pela balança: ruptura e continuidade na construção do conceito
spellingShingle O peso medido pela balança: ruptura e continuidade na construção do conceito
Teixeira, Sonia Krapas
title_short O peso medido pela balança: ruptura e continuidade na construção do conceito
title_full O peso medido pela balança: ruptura e continuidade na construção do conceito
title_fullStr O peso medido pela balança: ruptura e continuidade na construção do conceito
title_full_unstemmed O peso medido pela balança: ruptura e continuidade na construção do conceito
title_sort O peso medido pela balança: ruptura e continuidade na construção do conceito
author Teixeira, Sonia Krapas
author_facet Teixeira, Sonia Krapas
Pacca, Jesuína L. A.
author_role author
author2 Pacca, Jesuína L. A.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Sonia Krapas
Pacca, Jesuína L. A.
description Para diversos autores a mudança conceitual no ensino resulta do enfrentamento de duas teorias em conflito (a do estudante e a científica) com o abandono de uma em favor da outra. Adotando como referência o construtivismo de inspiração piagetiana, entendemos que o processo de mudança conceitual se dá através da reestruturação da velha teoria e não do seu abandono. Isso implica na existência de etapas intermediárias entre as duas teorias em jogo, que revelam em que medida a nova teoria rompe com a antiga e em que medida há continuidade entre elas. Com o presente trabalho mostramos o processo de mudança conceitual associado à construção do conceito de peso medido pela balança.
publishDate 1994
dc.date.none.fl_str_mv 1994-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/7144
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/7144
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/7144/6599
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imprensa Universitária - UFSC
publisher.none.fl_str_mv Imprensa Universitária - UFSC
dc.source.none.fl_str_mv Caderno Brasileiro de Ensino de Física; v. 11 n. 3 (1994); 154-171
2175-7941
1677-2334
reponame:Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
collection Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
repository.name.fl_str_mv Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv cbefisica@gmail.com||fscccef@fsc.ufsc.br|| cbefisica@gmail.com
_version_ 1799940570684063744