O peso medido pela balança: ruptura e continuidade na construção do conceito
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1994 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/7144 |
Resumo: | Para diversos autores a mudança conceitual no ensino resulta do enfrentamento de duas teorias em conflito (a do estudante e a científica) com o abandono de uma em favor da outra. Adotando como referência o construtivismo de inspiração piagetiana, entendemos que o processo de mudança conceitual se dá através da reestruturação da velha teoria e não do seu abandono. Isso implica na existência de etapas intermediárias entre as duas teorias em jogo, que revelam em que medida a nova teoria rompe com a antiga e em que medida há continuidade entre elas. Com o presente trabalho mostramos o processo de mudança conceitual associado à construção do conceito de peso medido pela balança. |
id |
UFSC-19_7292af2f28405e4f65d70f1911e5c9e7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufsc.br:article/7144 |
network_acronym_str |
UFSC-19 |
network_name_str |
Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O peso medido pela balança: ruptura e continuidade na construção do conceitoPara diversos autores a mudança conceitual no ensino resulta do enfrentamento de duas teorias em conflito (a do estudante e a científica) com o abandono de uma em favor da outra. Adotando como referência o construtivismo de inspiração piagetiana, entendemos que o processo de mudança conceitual se dá através da reestruturação da velha teoria e não do seu abandono. Isso implica na existência de etapas intermediárias entre as duas teorias em jogo, que revelam em que medida a nova teoria rompe com a antiga e em que medida há continuidade entre elas. Com o presente trabalho mostramos o processo de mudança conceitual associado à construção do conceito de peso medido pela balança.Imprensa Universitária - UFSC1994-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/7144Caderno Brasileiro de Ensino de Física; v. 11 n. 3 (1994); 154-1712175-79411677-2334reponame:Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/7144/6599Teixeira, Sonia KrapasPacca, Jesuína L. A.info:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-25T13:50:32Zoai:periodicos.ufsc.br:article/7144Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/fisicaPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/oaicbefisica@gmail.com||fscccef@fsc.ufsc.br|| cbefisica@gmail.com2175-79411677-2334opendoar:2022-11-25T13:50:32Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O peso medido pela balança: ruptura e continuidade na construção do conceito |
title |
O peso medido pela balança: ruptura e continuidade na construção do conceito |
spellingShingle |
O peso medido pela balança: ruptura e continuidade na construção do conceito Teixeira, Sonia Krapas |
title_short |
O peso medido pela balança: ruptura e continuidade na construção do conceito |
title_full |
O peso medido pela balança: ruptura e continuidade na construção do conceito |
title_fullStr |
O peso medido pela balança: ruptura e continuidade na construção do conceito |
title_full_unstemmed |
O peso medido pela balança: ruptura e continuidade na construção do conceito |
title_sort |
O peso medido pela balança: ruptura e continuidade na construção do conceito |
author |
Teixeira, Sonia Krapas |
author_facet |
Teixeira, Sonia Krapas Pacca, Jesuína L. A. |
author_role |
author |
author2 |
Pacca, Jesuína L. A. |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teixeira, Sonia Krapas Pacca, Jesuína L. A. |
description |
Para diversos autores a mudança conceitual no ensino resulta do enfrentamento de duas teorias em conflito (a do estudante e a científica) com o abandono de uma em favor da outra. Adotando como referência o construtivismo de inspiração piagetiana, entendemos que o processo de mudança conceitual se dá através da reestruturação da velha teoria e não do seu abandono. Isso implica na existência de etapas intermediárias entre as duas teorias em jogo, que revelam em que medida a nova teoria rompe com a antiga e em que medida há continuidade entre elas. Com o presente trabalho mostramos o processo de mudança conceitual associado à construção do conceito de peso medido pela balança. |
publishDate |
1994 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1994-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/7144 |
url |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/7144 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/7144/6599 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imprensa Universitária - UFSC |
publisher.none.fl_str_mv |
Imprensa Universitária - UFSC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Caderno Brasileiro de Ensino de Física; v. 11 n. 3 (1994); 154-171 2175-7941 1677-2334 reponame:Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) |
collection |
Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
cbefisica@gmail.com||fscccef@fsc.ufsc.br|| cbefisica@gmail.com |
_version_ |
1799940570684063744 |