Mudança conceitual no Ensino de Ciências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1994 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/7152 |
Resumo: | Nesse trabalho foi feita uma síntese do modelo de mudança conceitual (MMC) de Posner, Strike, Hewson e Gertzog (1982), um dos principais modelos teóricos que servem de base a investigações sobre estratégias instrucionais no ensino de ciências. São apresentadas as modificações introduzidas nos últimos anos e também são discutidas algumas recentes aplicações em pesquisa. Nosso principal objetivo é divulgar o modelo, que ainda não é muito conhecido no Brasil e mostrar sua potencialidade e fertilidade como programa de pesquisa. |
id |
UFSC-19_8d0b4828d92510347c5b398131681bb9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufsc.br:article/7152 |
network_acronym_str |
UFSC-19 |
network_name_str |
Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Mudança conceitual no Ensino de CiênciasNesse trabalho foi feita uma síntese do modelo de mudança conceitual (MMC) de Posner, Strike, Hewson e Gertzog (1982), um dos principais modelos teóricos que servem de base a investigações sobre estratégias instrucionais no ensino de ciências. São apresentadas as modificações introduzidas nos últimos anos e também são discutidas algumas recentes aplicações em pesquisa. Nosso principal objetivo é divulgar o modelo, que ainda não é muito conhecido no Brasil e mostrar sua potencialidade e fertilidade como programa de pesquisa.Imprensa Universitária - UFSC1994-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/7152Caderno Brasileiro de Ensino de Física; v. 11 n. 2 (1994); 88-992175-79411677-2334reponame:Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/7152/6608Arruda, Sergio de MelloVillani, Albertoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-25T13:47:47Zoai:periodicos.ufsc.br:article/7152Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/fisicaPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/oaicbefisica@gmail.com||fscccef@fsc.ufsc.br|| cbefisica@gmail.com2175-79411677-2334opendoar:2022-11-25T13:47:47Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mudança conceitual no Ensino de Ciências |
title |
Mudança conceitual no Ensino de Ciências |
spellingShingle |
Mudança conceitual no Ensino de Ciências Arruda, Sergio de Mello |
title_short |
Mudança conceitual no Ensino de Ciências |
title_full |
Mudança conceitual no Ensino de Ciências |
title_fullStr |
Mudança conceitual no Ensino de Ciências |
title_full_unstemmed |
Mudança conceitual no Ensino de Ciências |
title_sort |
Mudança conceitual no Ensino de Ciências |
author |
Arruda, Sergio de Mello |
author_facet |
Arruda, Sergio de Mello Villani, Alberto |
author_role |
author |
author2 |
Villani, Alberto |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Arruda, Sergio de Mello Villani, Alberto |
description |
Nesse trabalho foi feita uma síntese do modelo de mudança conceitual (MMC) de Posner, Strike, Hewson e Gertzog (1982), um dos principais modelos teóricos que servem de base a investigações sobre estratégias instrucionais no ensino de ciências. São apresentadas as modificações introduzidas nos últimos anos e também são discutidas algumas recentes aplicações em pesquisa. Nosso principal objetivo é divulgar o modelo, que ainda não é muito conhecido no Brasil e mostrar sua potencialidade e fertilidade como programa de pesquisa. |
publishDate |
1994 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1994-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/7152 |
url |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/7152 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/7152/6608 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imprensa Universitária - UFSC |
publisher.none.fl_str_mv |
Imprensa Universitária - UFSC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Caderno Brasileiro de Ensino de Física; v. 11 n. 2 (1994); 88-99 2175-7941 1677-2334 reponame:Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) |
collection |
Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
cbefisica@gmail.com||fscccef@fsc.ufsc.br|| cbefisica@gmail.com |
_version_ |
1789435183292743680 |