Os conceitos físicos na formação de professores de 1° à 4° séries no curso de pedagogia da Universidade Estadual do ceará

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vidal, Eloísa Maia
Data de Publicação: 1998
Outros Autores: André, Andréa Conceição Moura, Moura, Francisco Marcôncio Targino
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6899
Resumo: O projeto consiste num estudo de caso com alunos do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará, nos turnos manhã e noite, numa tentativa de investigar o grau de conhecimento de alguns conceitos científicos da área de física, presentes nos conteúdos curriculares de 10 à 40 séries. A amostra escolhida envolveu os 49 alunos regularmente matriculados no segundo semestre de 1996, na disciplina Ensino de Ciências (60h-a) ministrada no último ano do curso. O instrumento adotado para coleta de dados foi o questionário, elaborado com perguntas de cunho teórico e situações-problema, sobre conceitos físicos selecionados de coleções didáticas utilizadas nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Os dados analisados revelam algumas dificuldades que os alunos do curso de Pedagogia apresentam ao lidarem com os conceitos científicos selecionados, mostrando que alguns acertam as questões teóricas e erram as questões relativas às situações-problemas, e outros alunos erram o conceito científico e acertam as questões que envolvem a aplicação daquele conceito. Nos dois casos, evidencia-se a presença de esquemas mentais incompletos ou precários, que não conseguem explicar as situações-problemas que se apresentam, persistindo, em muitos casos, conceitos alternativos não-sistemáticos, e que se igualam epistemologicamente aos conceitos das crianças, colocando o educador numa situação de constrangimento pedagógico, dificultando a ocorrência de mudança conceitual nos educandos.
id UFSC-19_a5334ec13e4cc669c017f374070cf2ad
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/6899
network_acronym_str UFSC-19
network_name_str Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
repository_id_str
spelling Os conceitos físicos na formação de professores de 1° à 4° séries no curso de pedagogia da Universidade Estadual do cearáO projeto consiste num estudo de caso com alunos do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará, nos turnos manhã e noite, numa tentativa de investigar o grau de conhecimento de alguns conceitos científicos da área de física, presentes nos conteúdos curriculares de 10 à 40 séries. A amostra escolhida envolveu os 49 alunos regularmente matriculados no segundo semestre de 1996, na disciplina Ensino de Ciências (60h-a) ministrada no último ano do curso. O instrumento adotado para coleta de dados foi o questionário, elaborado com perguntas de cunho teórico e situações-problema, sobre conceitos físicos selecionados de coleções didáticas utilizadas nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Os dados analisados revelam algumas dificuldades que os alunos do curso de Pedagogia apresentam ao lidarem com os conceitos científicos selecionados, mostrando que alguns acertam as questões teóricas e erram as questões relativas às situações-problemas, e outros alunos erram o conceito científico e acertam as questões que envolvem a aplicação daquele conceito. Nos dois casos, evidencia-se a presença de esquemas mentais incompletos ou precários, que não conseguem explicar as situações-problemas que se apresentam, persistindo, em muitos casos, conceitos alternativos não-sistemáticos, e que se igualam epistemologicamente aos conceitos das crianças, colocando o educador numa situação de constrangimento pedagógico, dificultando a ocorrência de mudança conceitual nos educandos.Imprensa Universitária - UFSC1998-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6899Caderno Brasileiro de Ensino de Física; v. 15 n. 2 (1998); 179-1912175-79411677-2334reponame:Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6899/6359Vidal, Eloísa MaiaAndré, Andréa Conceição MouraMoura, Francisco Marcôncio Targinoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-29T13:51:58Zoai:periodicos.ufsc.br:article/6899Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/fisicaPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/oaicbefisica@gmail.com||fscccef@fsc.ufsc.br|| cbefisica@gmail.com2175-79411677-2334opendoar:2022-11-29T13:51:58Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Os conceitos físicos na formação de professores de 1° à 4° séries no curso de pedagogia da Universidade Estadual do ceará
title Os conceitos físicos na formação de professores de 1° à 4° séries no curso de pedagogia da Universidade Estadual do ceará
spellingShingle Os conceitos físicos na formação de professores de 1° à 4° séries no curso de pedagogia da Universidade Estadual do ceará
Vidal, Eloísa Maia
title_short Os conceitos físicos na formação de professores de 1° à 4° séries no curso de pedagogia da Universidade Estadual do ceará
title_full Os conceitos físicos na formação de professores de 1° à 4° séries no curso de pedagogia da Universidade Estadual do ceará
title_fullStr Os conceitos físicos na formação de professores de 1° à 4° séries no curso de pedagogia da Universidade Estadual do ceará
title_full_unstemmed Os conceitos físicos na formação de professores de 1° à 4° séries no curso de pedagogia da Universidade Estadual do ceará
title_sort Os conceitos físicos na formação de professores de 1° à 4° séries no curso de pedagogia da Universidade Estadual do ceará
author Vidal, Eloísa Maia
author_facet Vidal, Eloísa Maia
André, Andréa Conceição Moura
Moura, Francisco Marcôncio Targino
author_role author
author2 André, Andréa Conceição Moura
Moura, Francisco Marcôncio Targino
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vidal, Eloísa Maia
André, Andréa Conceição Moura
Moura, Francisco Marcôncio Targino
description O projeto consiste num estudo de caso com alunos do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará, nos turnos manhã e noite, numa tentativa de investigar o grau de conhecimento de alguns conceitos científicos da área de física, presentes nos conteúdos curriculares de 10 à 40 séries. A amostra escolhida envolveu os 49 alunos regularmente matriculados no segundo semestre de 1996, na disciplina Ensino de Ciências (60h-a) ministrada no último ano do curso. O instrumento adotado para coleta de dados foi o questionário, elaborado com perguntas de cunho teórico e situações-problema, sobre conceitos físicos selecionados de coleções didáticas utilizadas nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Os dados analisados revelam algumas dificuldades que os alunos do curso de Pedagogia apresentam ao lidarem com os conceitos científicos selecionados, mostrando que alguns acertam as questões teóricas e erram as questões relativas às situações-problemas, e outros alunos erram o conceito científico e acertam as questões que envolvem a aplicação daquele conceito. Nos dois casos, evidencia-se a presença de esquemas mentais incompletos ou precários, que não conseguem explicar as situações-problemas que se apresentam, persistindo, em muitos casos, conceitos alternativos não-sistemáticos, e que se igualam epistemologicamente aos conceitos das crianças, colocando o educador numa situação de constrangimento pedagógico, dificultando a ocorrência de mudança conceitual nos educandos.
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6899
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6899
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6899/6359
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imprensa Universitária - UFSC
publisher.none.fl_str_mv Imprensa Universitária - UFSC
dc.source.none.fl_str_mv Caderno Brasileiro de Ensino de Física; v. 15 n. 2 (1998); 179-191
2175-7941
1677-2334
reponame:Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
collection Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
repository.name.fl_str_mv Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv cbefisica@gmail.com||fscccef@fsc.ufsc.br|| cbefisica@gmail.com
_version_ 1799940570591789056