Dificuldades de aprendizagem na terceira Lei de Newton

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Talim, Sérgio Luiz
Data de Publicação: 1999
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6804
Resumo: Apresentamos o resultado de um estudo sobre a compreensão de alunos do ensino médio a respeito da terceira lei de Newton. Um teste devidamente validado foi utilizado e detectou a presença de conceitos espontâneos dos alunos. Uma análise fatorial demonstrou que as dificuldades dos alunos estão distribuídas em três grupos que representam três diferentes situações ou problemas. Estas três situações devem ser trabalhadas separadamente pelo professor na sua prática didática se pretendemos melhorar a compreensão dos alunos sobre a terceira lei de Newton.
id UFSC-19_b2ca81e9e4289e85590d09a21e921530
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/6804
network_acronym_str UFSC-19
network_name_str Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
repository_id_str
spelling Dificuldades de aprendizagem na terceira Lei de NewtonApresentamos o resultado de um estudo sobre a compreensão de alunos do ensino médio a respeito da terceira lei de Newton. Um teste devidamente validado foi utilizado e detectou a presença de conceitos espontâneos dos alunos. Uma análise fatorial demonstrou que as dificuldades dos alunos estão distribuídas em três grupos que representam três diferentes situações ou problemas. Estas três situações devem ser trabalhadas separadamente pelo professor na sua prática didática se pretendemos melhorar a compreensão dos alunos sobre a terceira lei de Newton.Imprensa Universitária - UFSC1999-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6804Caderno Brasileiro de Ensino de Física; v. 16 n. 2 (1999); 143-1532175-79411677-2334reponame:Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6804/6288Talim, Sérgio Luizinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-29T14:03:59Zoai:periodicos.ufsc.br:article/6804Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/fisicaPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/oaicbefisica@gmail.com||fscccef@fsc.ufsc.br|| cbefisica@gmail.com2175-79411677-2334opendoar:2022-11-29T14:03:59Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Dificuldades de aprendizagem na terceira Lei de Newton
title Dificuldades de aprendizagem na terceira Lei de Newton
spellingShingle Dificuldades de aprendizagem na terceira Lei de Newton
Talim, Sérgio Luiz
title_short Dificuldades de aprendizagem na terceira Lei de Newton
title_full Dificuldades de aprendizagem na terceira Lei de Newton
title_fullStr Dificuldades de aprendizagem na terceira Lei de Newton
title_full_unstemmed Dificuldades de aprendizagem na terceira Lei de Newton
title_sort Dificuldades de aprendizagem na terceira Lei de Newton
author Talim, Sérgio Luiz
author_facet Talim, Sérgio Luiz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Talim, Sérgio Luiz
description Apresentamos o resultado de um estudo sobre a compreensão de alunos do ensino médio a respeito da terceira lei de Newton. Um teste devidamente validado foi utilizado e detectou a presença de conceitos espontâneos dos alunos. Uma análise fatorial demonstrou que as dificuldades dos alunos estão distribuídas em três grupos que representam três diferentes situações ou problemas. Estas três situações devem ser trabalhadas separadamente pelo professor na sua prática didática se pretendemos melhorar a compreensão dos alunos sobre a terceira lei de Newton.
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6804
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6804
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6804/6288
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imprensa Universitária - UFSC
publisher.none.fl_str_mv Imprensa Universitária - UFSC
dc.source.none.fl_str_mv Caderno Brasileiro de Ensino de Física; v. 16 n. 2 (1999); 143-153
2175-7941
1677-2334
reponame:Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
collection Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
repository.name.fl_str_mv Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv cbefisica@gmail.com||fscccef@fsc.ufsc.br|| cbefisica@gmail.com
_version_ 1799940570317062144