A participação de alunos na correção das provas de uma disciplina de física no ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barreiro, Águida Celina de Méo
Data de Publicação: 2000
Outros Autores: Nascimento, Otaciro Rangel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6762
Resumo: O presente artigo trata de uma experiência, com a participação de alunos da disciplina de Física III, no seu próprio processo de avaliação, no curso de Bacharelado de Física, do Instituto de Física de São Carlos/USP. Nosso objetivo é, portanto, relatar a realização desta alternativa no processo de avaliação, que foi levada a termo durante um semestre letivo, na referida disciplina e a análise dos resultados desta tentativa. Por meio da proposta de que os próprios alunos corrigissem as provas de outro aluno poderia haver a contribuição para um melhor aprendizado, além do início de uma formação pedagógica e de percepção do outro, o(a) colega, cuja prova passasse pela correção/avaliação do companheiro de sala. É, portanto, a proposta de participação ativa dos alunos, tanto durante as aulas perguntando livremente e tendo boa receptividade por parte do professor, como também na correção de provas, julgamento e atribuição de notas em classe e com a supervisão do docente.
id UFSC-19_b3c012d02feca2b66229cdbc8fef0d6e
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/6762
network_acronym_str UFSC-19
network_name_str Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
repository_id_str
spelling A participação de alunos na correção das provas de uma disciplina de física no ensino superiorO presente artigo trata de uma experiência, com a participação de alunos da disciplina de Física III, no seu próprio processo de avaliação, no curso de Bacharelado de Física, do Instituto de Física de São Carlos/USP. Nosso objetivo é, portanto, relatar a realização desta alternativa no processo de avaliação, que foi levada a termo durante um semestre letivo, na referida disciplina e a análise dos resultados desta tentativa. Por meio da proposta de que os próprios alunos corrigissem as provas de outro aluno poderia haver a contribuição para um melhor aprendizado, além do início de uma formação pedagógica e de percepção do outro, o(a) colega, cuja prova passasse pela correção/avaliação do companheiro de sala. É, portanto, a proposta de participação ativa dos alunos, tanto durante as aulas perguntando livremente e tendo boa receptividade por parte do professor, como também na correção de provas, julgamento e atribuição de notas em classe e com a supervisão do docente.Imprensa Universitária - UFSC2000-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6762Caderno Brasileiro de Ensino de Física; v. 17 n. 3 (2000); 295-3062175-79411677-2334reponame:Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6762/6230Barreiro, Águida Celina de MéoNascimento, Otaciro Rangelinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-29T14:19:20Zoai:periodicos.ufsc.br:article/6762Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/fisicaPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/oaicbefisica@gmail.com||fscccef@fsc.ufsc.br|| cbefisica@gmail.com2175-79411677-2334opendoar:2022-11-29T14:19:20Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A participação de alunos na correção das provas de uma disciplina de física no ensino superior
title A participação de alunos na correção das provas de uma disciplina de física no ensino superior
spellingShingle A participação de alunos na correção das provas de uma disciplina de física no ensino superior
Barreiro, Águida Celina de Méo
title_short A participação de alunos na correção das provas de uma disciplina de física no ensino superior
title_full A participação de alunos na correção das provas de uma disciplina de física no ensino superior
title_fullStr A participação de alunos na correção das provas de uma disciplina de física no ensino superior
title_full_unstemmed A participação de alunos na correção das provas de uma disciplina de física no ensino superior
title_sort A participação de alunos na correção das provas de uma disciplina de física no ensino superior
author Barreiro, Águida Celina de Méo
author_facet Barreiro, Águida Celina de Méo
Nascimento, Otaciro Rangel
author_role author
author2 Nascimento, Otaciro Rangel
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barreiro, Águida Celina de Méo
Nascimento, Otaciro Rangel
description O presente artigo trata de uma experiência, com a participação de alunos da disciplina de Física III, no seu próprio processo de avaliação, no curso de Bacharelado de Física, do Instituto de Física de São Carlos/USP. Nosso objetivo é, portanto, relatar a realização desta alternativa no processo de avaliação, que foi levada a termo durante um semestre letivo, na referida disciplina e a análise dos resultados desta tentativa. Por meio da proposta de que os próprios alunos corrigissem as provas de outro aluno poderia haver a contribuição para um melhor aprendizado, além do início de uma formação pedagógica e de percepção do outro, o(a) colega, cuja prova passasse pela correção/avaliação do companheiro de sala. É, portanto, a proposta de participação ativa dos alunos, tanto durante as aulas perguntando livremente e tendo boa receptividade por parte do professor, como também na correção de provas, julgamento e atribuição de notas em classe e com a supervisão do docente.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6762
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6762
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6762/6230
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imprensa Universitária - UFSC
publisher.none.fl_str_mv Imprensa Universitária - UFSC
dc.source.none.fl_str_mv Caderno Brasileiro de Ensino de Física; v. 17 n. 3 (2000); 295-306
2175-7941
1677-2334
reponame:Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
collection Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
repository.name.fl_str_mv Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv cbefisica@gmail.com||fscccef@fsc.ufsc.br|| cbefisica@gmail.com
_version_ 1799940570282459136