Mostra científica como de aprendizagem para curso se formação de 10 a 40 série do primeiro grau
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1992 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/7494 |
Resumo: | Partindo do princípio que a escola não é o único lugar onde ocorre a aprendizagem, é que propomos um trabalho utilizando uma Mostra Científica como parte ativa do curso de formação de professores. O aluno passa assim a ter uma forma ativa de aprendizagem, aprende a buscar e discutir o conhecimento que lhe está sendo transmitido, e passa a ver uma Mostra Científica não como um lugar em que vê coisas fantásticas, se maravilha e depois vai embora. Também o professor deixa de ser o responsável único pela formação científica dos alunos. A exposição Física Caleidoscópio ao Carrossel , do programa Ciência Educação do Instituto de Física da USP, aborda fenômenos e questões da Física e Astrofísica de uma forma agradável, interativa, participante e lúcida. A mostra foi concebida para ser acessível ao público leigo e funciona com a presença constante de monitores, estudantes de graduação de Física. Uma turma de 25 alunos voluntários do 2º ano de magistério de um CEFAM Centro Específico de Formação e Aperfeiçoamento do Magistério, da rede pública estadual, foi submetida a um módulo de duração de 20 horas, sendo 5 horas em classe e 15 horas na exposição, sobre o tema A natureza e a geração de eletricidade . Foram aplicados questionários iguais antes e depois do módulo, e analisados em uma matriz de evolução de repostas baseada na matriz de Flanders. |
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