A validade preditiva do escore total em testes relativos a concepções em força e movimento e em corrente elétrica sobre a média final de alunos de Física I (mecânica) e Física II (eletromagnetismo)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Marco Antonio
Data de Publicação: 1992
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/7407
Resumo: Foram realizados sete estudos independentes da validade preditiva do escore total no teste relativo às concepções em força e movimento (SILVEIRA, MOREIRA e AXT; 1986 e 1992) sobre a média final de alunos de Física I (Mecânica) da engenharia da UFRGS e PUCRS. Estes estudos ocorreram entre 1986 e 1991, envolvendo um total de 229 alunos. Os coeficientes de correlação entre o escore total e a média final em cada um destes estudos são apresentados. Apresenta-se também os coeficientes de fidedignidade das duas variáveis (escore total no teste e média final na disciplina). Os sete estudos convergiram para o mesmo resultado, verificando empiricamente a importância das concepções relativas à força e movimento, detectadas através do teste, para o desempenho global em Física I. Estes estudos se constituem em um importante argumento de validade para o teste. Foram também realizados cinco estudos independentes da validade preditiva do escore total no teste relativo às concepções em corrente elétrica (SILVEIRA, MOREIRA e AXT; 1989) sobre a média final de alunos de Física II (Eletromagnetismo) da engenharia da UFRGS. Estes estudos acorreram entre 1988 e 1991, envolvendo um total de 134 alunos. Neste caso, os cinco estudos convergiram também para o mesmo resultado, verificando empiricamente a importância das concepções relativas à corrente elétrica, detectadas através do teste, para o desempenho global em Física II. Estes estudos se constituem em um importante argumento de validade para o teste.
id UFSC-19_c14569ecbc2df1cb1fbe7275b9165c1d
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/7407
network_acronym_str UFSC-19
network_name_str Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
repository_id_str
spelling A validade preditiva do escore total em testes relativos a concepções em força e movimento e em corrente elétrica sobre a média final de alunos de Física I (mecânica) e Física II (eletromagnetismo)Foram realizados sete estudos independentes da validade preditiva do escore total no teste relativo às concepções em força e movimento (SILVEIRA, MOREIRA e AXT; 1986 e 1992) sobre a média final de alunos de Física I (Mecânica) da engenharia da UFRGS e PUCRS. Estes estudos ocorreram entre 1986 e 1991, envolvendo um total de 229 alunos. Os coeficientes de correlação entre o escore total e a média final em cada um destes estudos são apresentados. Apresenta-se também os coeficientes de fidedignidade das duas variáveis (escore total no teste e média final na disciplina). Os sete estudos convergiram para o mesmo resultado, verificando empiricamente a importância das concepções relativas à força e movimento, detectadas através do teste, para o desempenho global em Física I. Estes estudos se constituem em um importante argumento de validade para o teste. Foram também realizados cinco estudos independentes da validade preditiva do escore total no teste relativo às concepções em corrente elétrica (SILVEIRA, MOREIRA e AXT; 1989) sobre a média final de alunos de Física II (Eletromagnetismo) da engenharia da UFRGS. Estes estudos acorreram entre 1988 e 1991, envolvendo um total de 134 alunos. Neste caso, os cinco estudos convergiram também para o mesmo resultado, verificando empiricamente a importância das concepções relativas à corrente elétrica, detectadas através do teste, para o desempenho global em Física II. Estes estudos se constituem em um importante argumento de validade para o teste.Imprensa Universitária - UFSC1992-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/7407Caderno Brasileiro de Ensino de Física; v. 9 n. 2 (1992); 105-1122175-79411677-2334reponame:Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/7407/6865Moreira, Marco Antonioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-25T13:17:47Zoai:periodicos.ufsc.br:article/7407Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/fisicaPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/oaicbefisica@gmail.com||fscccef@fsc.ufsc.br|| cbefisica@gmail.com2175-79411677-2334opendoar:2022-11-25T13:17:47Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A validade preditiva do escore total em testes relativos a concepções em força e movimento e em corrente elétrica sobre a média final de alunos de Física I (mecânica) e Física II (eletromagnetismo)
title A validade preditiva do escore total em testes relativos a concepções em força e movimento e em corrente elétrica sobre a média final de alunos de Física I (mecânica) e Física II (eletromagnetismo)
spellingShingle A validade preditiva do escore total em testes relativos a concepções em força e movimento e em corrente elétrica sobre a média final de alunos de Física I (mecânica) e Física II (eletromagnetismo)
Moreira, Marco Antonio
title_short A validade preditiva do escore total em testes relativos a concepções em força e movimento e em corrente elétrica sobre a média final de alunos de Física I (mecânica) e Física II (eletromagnetismo)
title_full A validade preditiva do escore total em testes relativos a concepções em força e movimento e em corrente elétrica sobre a média final de alunos de Física I (mecânica) e Física II (eletromagnetismo)
title_fullStr A validade preditiva do escore total em testes relativos a concepções em força e movimento e em corrente elétrica sobre a média final de alunos de Física I (mecânica) e Física II (eletromagnetismo)
title_full_unstemmed A validade preditiva do escore total em testes relativos a concepções em força e movimento e em corrente elétrica sobre a média final de alunos de Física I (mecânica) e Física II (eletromagnetismo)
title_sort A validade preditiva do escore total em testes relativos a concepções em força e movimento e em corrente elétrica sobre a média final de alunos de Física I (mecânica) e Física II (eletromagnetismo)
author Moreira, Marco Antonio
author_facet Moreira, Marco Antonio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Marco Antonio
description Foram realizados sete estudos independentes da validade preditiva do escore total no teste relativo às concepções em força e movimento (SILVEIRA, MOREIRA e AXT; 1986 e 1992) sobre a média final de alunos de Física I (Mecânica) da engenharia da UFRGS e PUCRS. Estes estudos ocorreram entre 1986 e 1991, envolvendo um total de 229 alunos. Os coeficientes de correlação entre o escore total e a média final em cada um destes estudos são apresentados. Apresenta-se também os coeficientes de fidedignidade das duas variáveis (escore total no teste e média final na disciplina). Os sete estudos convergiram para o mesmo resultado, verificando empiricamente a importância das concepções relativas à força e movimento, detectadas através do teste, para o desempenho global em Física I. Estes estudos se constituem em um importante argumento de validade para o teste. Foram também realizados cinco estudos independentes da validade preditiva do escore total no teste relativo às concepções em corrente elétrica (SILVEIRA, MOREIRA e AXT; 1989) sobre a média final de alunos de Física II (Eletromagnetismo) da engenharia da UFRGS. Estes estudos acorreram entre 1988 e 1991, envolvendo um total de 134 alunos. Neste caso, os cinco estudos convergiram também para o mesmo resultado, verificando empiricamente a importância das concepções relativas à corrente elétrica, detectadas através do teste, para o desempenho global em Física II. Estes estudos se constituem em um importante argumento de validade para o teste.
publishDate 1992
dc.date.none.fl_str_mv 1992-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/7407
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/7407
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/7407/6865
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imprensa Universitária - UFSC
publisher.none.fl_str_mv Imprensa Universitária - UFSC
dc.source.none.fl_str_mv Caderno Brasileiro de Ensino de Física; v. 9 n. 2 (1992); 105-112
2175-7941
1677-2334
reponame:Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
collection Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
repository.name.fl_str_mv Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv cbefisica@gmail.com||fscccef@fsc.ufsc.br|| cbefisica@gmail.com
_version_ 1799940570974519296