Ensino de Física mediado por tecnologias digitais de informação e comunicação e a literacia científica
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2012v29nesp1p651 |
Resumo: | O artigo aborda aspectos teóricos subjacentes ao uso das TDIC no ensino de Física/Ciências em um recorte das práticas de Educação a Distância. Nesse contexto, o artigo aponta que a mediação efetivada por meio de mecanismos inéditos de comunicação e interação humana trazidos pelas TDIC se torna mais ampla e complexa, ao incorporar novas linguagens e novos signos, e demanda conhecimentos, habilidades e competências que vão muito além do escopo da Física/Ciência a ser ensinada. Essa realidade, observada em uma perspectiva CTSA[1], nos permite estabelecer um enfoque crítico da introdução das TDIC no ensino de Física/Ciências. Sob o prisma de dois conceitos emergentes destas práticas sociais, mediação e letramento, o artigo aponta que o uso das tecnologias digitais, ao introduzir maior complexidade aos processos de ensino e de aprendizagem, pode contribuir para o agravamento das dificuldades do ensino e uma maior dispersão do interesse do aluno. |
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Ensino de Física mediado por tecnologias digitais de informação e comunicação e a literacia científicaO artigo aborda aspectos teóricos subjacentes ao uso das TDIC no ensino de Física/Ciências em um recorte das práticas de Educação a Distância. Nesse contexto, o artigo aponta que a mediação efetivada por meio de mecanismos inéditos de comunicação e interação humana trazidos pelas TDIC se torna mais ampla e complexa, ao incorporar novas linguagens e novos signos, e demanda conhecimentos, habilidades e competências que vão muito além do escopo da Física/Ciência a ser ensinada. Essa realidade, observada em uma perspectiva CTSA[1], nos permite estabelecer um enfoque crítico da introdução das TDIC no ensino de Física/Ciências. Sob o prisma de dois conceitos emergentes destas práticas sociais, mediação e letramento, o artigo aponta que o uso das tecnologias digitais, ao introduzir maior complexidade aos processos de ensino e de aprendizagem, pode contribuir para o agravamento das dificuldades do ensino e uma maior dispersão do interesse do aluno.Imprensa Universitária - UFSC2012-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2012v29nesp1p65110.5007/2175-7941.2012v29nesp1p651Caderno Brasileiro de Ensino de Física; v. 29, n. Especial 1 - setembro de 2012; 651-6772175-79411677-2334reponame:Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2012v29nesp1p651/22938Rangel, Flaminio de OliveiraSantos, Leonardo Sioufi Fagundes dosRibeiro, Carlos Eduardoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-03-16T09:07:11Zoai:periodicos.ufsc.br:article/23037Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/fisicaPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/oaicbefisica@gmail.com||fscccef@fsc.ufsc.br|| cbefisica@gmail.com2175-79411677-2334opendoar:2018-03-16T09:07:11Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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O artigo aborda aspectos teóricos subjacentes ao uso das TDIC no ensino de Física/Ciências em um recorte das práticas de Educação a Distância. Nesse contexto, o artigo aponta que a mediação efetivada por meio de mecanismos inéditos de comunicação e interação humana trazidos pelas TDIC se torna mais ampla e complexa, ao incorporar novas linguagens e novos signos, e demanda conhecimentos, habilidades e competências que vão muito além do escopo da Física/Ciência a ser ensinada. Essa realidade, observada em uma perspectiva CTSA[1], nos permite estabelecer um enfoque crítico da introdução das TDIC no ensino de Física/Ciências. Sob o prisma de dois conceitos emergentes destas práticas sociais, mediação e letramento, o artigo aponta que o uso das tecnologias digitais, ao introduzir maior complexidade aos processos de ensino e de aprendizagem, pode contribuir para o agravamento das dificuldades do ensino e uma maior dispersão do interesse do aluno. |
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