Ensino de Física mediado por tecnologias digitais de informação e comunicação e a literacia científica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rangel, Flaminio de Oliveira
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Santos, Leonardo Sioufi Fagundes dos, Ribeiro, Carlos Eduardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2012v29nesp1p651
Resumo: O artigo aborda aspectos teóricos subjacentes ao uso das TDIC no ensino de Física/Ciências em um recorte das práticas de Educação a Distância. Nesse contexto, o artigo aponta que a mediação efetivada por meio de mecanismos inéditos de comunicação e interação humana trazidos pelas TDIC se torna mais ampla e complexa, ao incorporar novas linguagens e novos signos, e demanda conhecimentos, habilidades e competências que vão muito além do escopo da Física/Ciência a ser ensinada. Essa realidade, observada em uma perspectiva CTSA[1], nos permite estabelecer um enfoque crítico da introdução das TDIC no ensino de Física/Ciências. Sob o prisma de dois conceitos emergentes destas práticas sociais, mediação e letramento, o artigo aponta que o uso das tecnologias digitais, ao introduzir maior complexidade aos processos de ensino e de aprendizagem, pode contribuir para o agravamento das dificuldades do ensino e uma maior dispersão do interesse do aluno.
id UFSC-19_c5c301bf3cab333fe68657110f6a0fec
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/23037
network_acronym_str UFSC-19
network_name_str Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
repository_id_str
spelling Ensino de Física mediado por tecnologias digitais de informação e comunicação e a literacia científicaO artigo aborda aspectos teóricos subjacentes ao uso das TDIC no ensino de Física/Ciências em um recorte das práticas de Educação a Distância. Nesse contexto, o artigo aponta que a mediação efetivada por meio de mecanismos inéditos de comunicação e interação humana trazidos pelas TDIC se torna mais ampla e complexa, ao incorporar novas linguagens e novos signos, e demanda conhecimentos, habilidades e competências que vão muito além do escopo da Física/Ciência a ser ensinada. Essa realidade, observada em uma perspectiva CTSA[1], nos permite estabelecer um enfoque crítico da introdução das TDIC no ensino de Física/Ciências. Sob o prisma de dois conceitos emergentes destas práticas sociais, mediação e letramento, o artigo aponta que o uso das tecnologias digitais, ao introduzir maior complexidade aos processos de ensino e de aprendizagem, pode contribuir para o agravamento das dificuldades do ensino e uma maior dispersão do interesse do aluno.Imprensa Universitária - UFSC2012-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2012v29nesp1p65110.5007/2175-7941.2012v29nesp1p651Caderno Brasileiro de Ensino de Física; v. 29, n. Especial 1 - setembro de 2012; 651-6772175-79411677-2334reponame:Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2012v29nesp1p651/22938Rangel, Flaminio de OliveiraSantos, Leonardo Sioufi Fagundes dosRibeiro, Carlos Eduardoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-03-16T09:07:11Zoai:periodicos.ufsc.br:article/23037Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/fisicaPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/oaicbefisica@gmail.com||fscccef@fsc.ufsc.br|| cbefisica@gmail.com2175-79411677-2334opendoar:2018-03-16T09:07:11Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de Física mediado por tecnologias digitais de informação e comunicação e a literacia científica
title Ensino de Física mediado por tecnologias digitais de informação e comunicação e a literacia científica
spellingShingle Ensino de Física mediado por tecnologias digitais de informação e comunicação e a literacia científica
Rangel, Flaminio de Oliveira
title_short Ensino de Física mediado por tecnologias digitais de informação e comunicação e a literacia científica
title_full Ensino de Física mediado por tecnologias digitais de informação e comunicação e a literacia científica
title_fullStr Ensino de Física mediado por tecnologias digitais de informação e comunicação e a literacia científica
title_full_unstemmed Ensino de Física mediado por tecnologias digitais de informação e comunicação e a literacia científica
title_sort Ensino de Física mediado por tecnologias digitais de informação e comunicação e a literacia científica
author Rangel, Flaminio de Oliveira
author_facet Rangel, Flaminio de Oliveira
Santos, Leonardo Sioufi Fagundes dos
Ribeiro, Carlos Eduardo
author_role author
author2 Santos, Leonardo Sioufi Fagundes dos
Ribeiro, Carlos Eduardo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rangel, Flaminio de Oliveira
Santos, Leonardo Sioufi Fagundes dos
Ribeiro, Carlos Eduardo
description O artigo aborda aspectos teóricos subjacentes ao uso das TDIC no ensino de Física/Ciências em um recorte das práticas de Educação a Distância. Nesse contexto, o artigo aponta que a mediação efetivada por meio de mecanismos inéditos de comunicação e interação humana trazidos pelas TDIC se torna mais ampla e complexa, ao incorporar novas linguagens e novos signos, e demanda conhecimentos, habilidades e competências que vão muito além do escopo da Física/Ciência a ser ensinada. Essa realidade, observada em uma perspectiva CTSA[1], nos permite estabelecer um enfoque crítico da introdução das TDIC no ensino de Física/Ciências. Sob o prisma de dois conceitos emergentes destas práticas sociais, mediação e letramento, o artigo aponta que o uso das tecnologias digitais, ao introduzir maior complexidade aos processos de ensino e de aprendizagem, pode contribuir para o agravamento das dificuldades do ensino e uma maior dispersão do interesse do aluno.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2012v29nesp1p651
10.5007/2175-7941.2012v29nesp1p651
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2012v29nesp1p651
identifier_str_mv 10.5007/2175-7941.2012v29nesp1p651
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2012v29nesp1p651/22938
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imprensa Universitária - UFSC
publisher.none.fl_str_mv Imprensa Universitária - UFSC
dc.source.none.fl_str_mv Caderno Brasileiro de Ensino de Física; v. 29, n. Especial 1 - setembro de 2012; 651-677
2175-7941
1677-2334
reponame:Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
collection Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
repository.name.fl_str_mv Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv cbefisica@gmail.com||fscccef@fsc.ufsc.br|| cbefisica@gmail.com
_version_ 1799940572907044864