A matemática como estruturante do conhecimento Físico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pietrocola, Maurício
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/9297
Resumo: As dificuldades enfrentadas no ensino das ciências muitas vezes acabam por induzir os professores a procurarem problemas onde eles não existem. Um caso particular disto ocorre quando professores de Física acabam por acreditar que seus alunos não aprendem os conteúdos ministrados por insuficiente formação matemática. A este tipo de raciocínio subjaz a idéia de que a Física se vale da Matemática, enquanto instrumento para enunciar suas leis e princípios. O objetivo deste artigo é mostrar que existe uma relação muito mais complexa entre ambas as disciplinas, que faz da Matemática um estruturante do conhecimento físico. Esta relação possui profundas implicações para o ensino de Física.
id UFSC-19_cf6e651033a93f9b4e5e37f56bf1ee11
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/9297
network_acronym_str UFSC-19
network_name_str Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
repository_id_str
spelling A matemática como estruturante do conhecimento FísicoAs dificuldades enfrentadas no ensino das ciências muitas vezes acabam por induzir os professores a procurarem problemas onde eles não existem. Um caso particular disto ocorre quando professores de Física acabam por acreditar que seus alunos não aprendem os conteúdos ministrados por insuficiente formação matemática. A este tipo de raciocínio subjaz a idéia de que a Física se vale da Matemática, enquanto instrumento para enunciar suas leis e princípios. O objetivo deste artigo é mostrar que existe uma relação muito mais complexa entre ambas as disciplinas, que faz da Matemática um estruturante do conhecimento físico. Esta relação possui profundas implicações para o ensino de Física.Imprensa Universitária - UFSC2002-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/9297Caderno Brasileiro de Ensino de Física; v. 19 n. 1 (2002); 93-1142175-79411677-2334reponame:Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/9297/8588Pietrocola, Maurícioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-29T17:27:35Zoai:periodicos.ufsc.br:article/9297Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/fisicaPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/oaicbefisica@gmail.com||fscccef@fsc.ufsc.br|| cbefisica@gmail.com2175-79411677-2334opendoar:2022-11-29T17:27:35Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A matemática como estruturante do conhecimento Físico
title A matemática como estruturante do conhecimento Físico
spellingShingle A matemática como estruturante do conhecimento Físico
Pietrocola, Maurício
title_short A matemática como estruturante do conhecimento Físico
title_full A matemática como estruturante do conhecimento Físico
title_fullStr A matemática como estruturante do conhecimento Físico
title_full_unstemmed A matemática como estruturante do conhecimento Físico
title_sort A matemática como estruturante do conhecimento Físico
author Pietrocola, Maurício
author_facet Pietrocola, Maurício
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pietrocola, Maurício
description As dificuldades enfrentadas no ensino das ciências muitas vezes acabam por induzir os professores a procurarem problemas onde eles não existem. Um caso particular disto ocorre quando professores de Física acabam por acreditar que seus alunos não aprendem os conteúdos ministrados por insuficiente formação matemática. A este tipo de raciocínio subjaz a idéia de que a Física se vale da Matemática, enquanto instrumento para enunciar suas leis e princípios. O objetivo deste artigo é mostrar que existe uma relação muito mais complexa entre ambas as disciplinas, que faz da Matemática um estruturante do conhecimento físico. Esta relação possui profundas implicações para o ensino de Física.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/9297
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/9297
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/9297/8588
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imprensa Universitária - UFSC
publisher.none.fl_str_mv Imprensa Universitária - UFSC
dc.source.none.fl_str_mv Caderno Brasileiro de Ensino de Física; v. 19 n. 1 (2002); 93-114
2175-7941
1677-2334
reponame:Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
collection Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
repository.name.fl_str_mv Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv cbefisica@gmail.com||fscccef@fsc.ufsc.br|| cbefisica@gmail.com
_version_ 1799940571607859200