O ensino das ciências no nível médio: um estudo sobre as dificuldades na implementação dos parâmetros curriculares nacionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6610 |
Resumo: | This paper presents a study, at a state school, conducted with the main objective of disclosing the perceptions of high school teachers of the area natural sciences, mathematics and their technologies , and also of the school principal and the educational supervisor, regarding the National Currricular Parameters and the present state of their implementation. It was observad that few classroom changes did occur. We present and discuss the main difficulties pointed out by the teachers, and also some ways that could contribute for the implementation of the National Curricular Parameters. |
id |
UFSC-19_d8f2423edacdc3955a00ba4aea2a2a66 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufsc.br:article/6610 |
network_acronym_str |
UFSC-19 |
network_name_str |
Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino das ciências no nível médio: um estudo sobre as dificuldades na implementação dos parâmetros curriculares nacionaisThis paper presents a study, at a state school, conducted with the main objective of disclosing the perceptions of high school teachers of the area natural sciences, mathematics and their technologies , and also of the school principal and the educational supervisor, regarding the National Currricular Parameters and the present state of their implementation. It was observad that few classroom changes did occur. We present and discuss the main difficulties pointed out by the teachers, and also some ways that could contribute for the implementation of the National Curricular Parameters.Este artigo trata de um estudo realizado em um colégio estadual que teve como principais objetivos identificar as percepções dos professores do Ensino Médio, da área ciências da natureza, Matemática e suas tecnologias , bem como da diretora e da supervisora educacional, sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais e a atual situação de sua implantação no ambiente escolar. Verificamos que poucas mudanças ocorreram na sala de aula e as principais dificuldades apontadas pelos docentes são aqui apresentadas e discutidas, assim como alguns caminhos que podem contribuir para a implementação dos PCNs.Imprensa Universitária - UFSC2002-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6610Caderno Brasileiro de Ensino de Física; v. 19 n. 3 (2002); 351-3702175-79411677-2334reponame:Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6610/6102Zylbersztajn, ArdenRicardo, Elio Carlosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-29T17:40:00Zoai:periodicos.ufsc.br:article/6610Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/fisicaPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/oaicbefisica@gmail.com||fscccef@fsc.ufsc.br|| cbefisica@gmail.com2175-79411677-2334opendoar:2022-11-29T17:40Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino das ciências no nível médio: um estudo sobre as dificuldades na implementação dos parâmetros curriculares nacionais |
title |
O ensino das ciências no nível médio: um estudo sobre as dificuldades na implementação dos parâmetros curriculares nacionais |
spellingShingle |
O ensino das ciências no nível médio: um estudo sobre as dificuldades na implementação dos parâmetros curriculares nacionais Zylbersztajn, Arden |
title_short |
O ensino das ciências no nível médio: um estudo sobre as dificuldades na implementação dos parâmetros curriculares nacionais |
title_full |
O ensino das ciências no nível médio: um estudo sobre as dificuldades na implementação dos parâmetros curriculares nacionais |
title_fullStr |
O ensino das ciências no nível médio: um estudo sobre as dificuldades na implementação dos parâmetros curriculares nacionais |
title_full_unstemmed |
O ensino das ciências no nível médio: um estudo sobre as dificuldades na implementação dos parâmetros curriculares nacionais |
title_sort |
O ensino das ciências no nível médio: um estudo sobre as dificuldades na implementação dos parâmetros curriculares nacionais |
author |
Zylbersztajn, Arden |
author_facet |
Zylbersztajn, Arden Ricardo, Elio Carlos |
author_role |
author |
author2 |
Ricardo, Elio Carlos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zylbersztajn, Arden Ricardo, Elio Carlos |
description |
This paper presents a study, at a state school, conducted with the main objective of disclosing the perceptions of high school teachers of the area natural sciences, mathematics and their technologies , and also of the school principal and the educational supervisor, regarding the National Currricular Parameters and the present state of their implementation. It was observad that few classroom changes did occur. We present and discuss the main difficulties pointed out by the teachers, and also some ways that could contribute for the implementation of the National Curricular Parameters. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6610 |
url |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6610 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6610/6102 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imprensa Universitária - UFSC |
publisher.none.fl_str_mv |
Imprensa Universitária - UFSC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Caderno Brasileiro de Ensino de Física; v. 19 n. 3 (2002); 351-370 2175-7941 1677-2334 reponame:Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) |
collection |
Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
cbefisica@gmail.com||fscccef@fsc.ufsc.br|| cbefisica@gmail.com |
_version_ |
1799940569988857856 |