O ensino das ciências no nível médio: um estudo sobre as dificuldades na implementação dos parâmetros curriculares nacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zylbersztajn, Arden
Data de Publicação: 2002
Outros Autores: Ricardo, Elio Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6610
Resumo: This paper presents a study, at a state school, conducted with the main objective of disclosing the perceptions of high school teachers of the area natural sciences, mathematics and their technologies , and also of the school principal and the educational supervisor, regarding the National Currricular Parameters and the present state of their implementation. It was observad that few classroom changes did occur. We present and discuss the main difficulties pointed out by the teachers, and also some ways that could contribute for the implementation of the National Curricular Parameters.
id UFSC-19_d8f2423edacdc3955a00ba4aea2a2a66
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/6610
network_acronym_str UFSC-19
network_name_str Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
repository_id_str
spelling O ensino das ciências no nível médio: um estudo sobre as dificuldades na implementação dos parâmetros curriculares nacionaisThis paper presents a study, at a state school, conducted with the main objective of disclosing the perceptions of high school teachers of the area natural sciences, mathematics and their technologies , and also of the school principal and the educational supervisor, regarding the National Currricular Parameters and the present state of their implementation. It was observad that few classroom changes did occur. We present and discuss the main difficulties pointed out by the teachers, and also some ways that could contribute for the implementation of the National Curricular Parameters.Este artigo trata de um estudo realizado em um colégio estadual que teve como principais objetivos identificar as percepções dos professores do Ensino Médio, da área ciências da natureza, Matemática e suas tecnologias , bem como da diretora e da supervisora educacional, sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais e a atual situação de sua implantação no ambiente escolar. Verificamos que poucas mudanças ocorreram na sala de aula e as principais dificuldades apontadas pelos docentes são aqui apresentadas e discutidas, assim como alguns caminhos que podem contribuir para a implementação dos PCNs.Imprensa Universitária - UFSC2002-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6610Caderno Brasileiro de Ensino de Física; v. 19 n. 3 (2002); 351-3702175-79411677-2334reponame:Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6610/6102Zylbersztajn, ArdenRicardo, Elio Carlosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-29T17:40:00Zoai:periodicos.ufsc.br:article/6610Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/fisicaPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/oaicbefisica@gmail.com||fscccef@fsc.ufsc.br|| cbefisica@gmail.com2175-79411677-2334opendoar:2022-11-29T17:40Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino das ciências no nível médio: um estudo sobre as dificuldades na implementação dos parâmetros curriculares nacionais
title O ensino das ciências no nível médio: um estudo sobre as dificuldades na implementação dos parâmetros curriculares nacionais
spellingShingle O ensino das ciências no nível médio: um estudo sobre as dificuldades na implementação dos parâmetros curriculares nacionais
Zylbersztajn, Arden
title_short O ensino das ciências no nível médio: um estudo sobre as dificuldades na implementação dos parâmetros curriculares nacionais
title_full O ensino das ciências no nível médio: um estudo sobre as dificuldades na implementação dos parâmetros curriculares nacionais
title_fullStr O ensino das ciências no nível médio: um estudo sobre as dificuldades na implementação dos parâmetros curriculares nacionais
title_full_unstemmed O ensino das ciências no nível médio: um estudo sobre as dificuldades na implementação dos parâmetros curriculares nacionais
title_sort O ensino das ciências no nível médio: um estudo sobre as dificuldades na implementação dos parâmetros curriculares nacionais
author Zylbersztajn, Arden
author_facet Zylbersztajn, Arden
Ricardo, Elio Carlos
author_role author
author2 Ricardo, Elio Carlos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zylbersztajn, Arden
Ricardo, Elio Carlos
description This paper presents a study, at a state school, conducted with the main objective of disclosing the perceptions of high school teachers of the area natural sciences, mathematics and their technologies , and also of the school principal and the educational supervisor, regarding the National Currricular Parameters and the present state of their implementation. It was observad that few classroom changes did occur. We present and discuss the main difficulties pointed out by the teachers, and also some ways that could contribute for the implementation of the National Curricular Parameters.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6610
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6610
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6610/6102
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imprensa Universitária - UFSC
publisher.none.fl_str_mv Imprensa Universitária - UFSC
dc.source.none.fl_str_mv Caderno Brasileiro de Ensino de Física; v. 19 n. 3 (2002); 351-370
2175-7941
1677-2334
reponame:Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
collection Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
repository.name.fl_str_mv Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv cbefisica@gmail.com||fscccef@fsc.ufsc.br|| cbefisica@gmail.com
_version_ 1799940569988857856