Medindo a massa de um ímã durante a sua queda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zanardi, Danilo Claro
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Soga, Diogo, Muramatsu, Mikiya
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2012v29n2p289
Resumo: Este artigo explora as possibilidades de usos de um experimento lúdico: um ímã em queda vertical no interior de um tubo metálico não ferromagnético. O forte impacto visual aliado à abrangência de fenômenos faz desse experimento uma ferramenta de alto valor didático. A física subjacente ao experimento é explorada de uma forma qualitativa e quantitativa. Os dados tomados no item ensaio são todos simples e passíveis de reprodução no Ensino Médio. Apesar de já conhecido entre divulgadores de ciência, sua vasta gama de conceitos físicos ainda não havia sido reunida com um propósito pedagógico. Por fim, o efeito visual que aguça de forma mais notória a curiosidade das crianças das séries básicas, recebe destaque no item “Um pouco mais de dinâmica – Princípio da Ação e Reação”. Esse é o efeito que, pelo forte apelo visual, serviu como inspiração para a elaboração do artigo. Este impacto visual é obtido quando o ímã cai vagarosamente no interior do tubo e sua massa é medida antes mesmo que ele atinja o prato da balança.
id UFSC-19_f429746cd4b6d81eb68f74177f13fcf6
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/24175
network_acronym_str UFSC-19
network_name_str Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
repository_id_str
spelling Medindo a massa de um ímã durante a sua quedaEste artigo explora as possibilidades de usos de um experimento lúdico: um ímã em queda vertical no interior de um tubo metálico não ferromagnético. O forte impacto visual aliado à abrangência de fenômenos faz desse experimento uma ferramenta de alto valor didático. A física subjacente ao experimento é explorada de uma forma qualitativa e quantitativa. Os dados tomados no item ensaio são todos simples e passíveis de reprodução no Ensino Médio. Apesar de já conhecido entre divulgadores de ciência, sua vasta gama de conceitos físicos ainda não havia sido reunida com um propósito pedagógico. Por fim, o efeito visual que aguça de forma mais notória a curiosidade das crianças das séries básicas, recebe destaque no item “Um pouco mais de dinâmica – Princípio da Ação e Reação”. Esse é o efeito que, pelo forte apelo visual, serviu como inspiração para a elaboração do artigo. Este impacto visual é obtido quando o ímã cai vagarosamente no interior do tubo e sua massa é medida antes mesmo que ele atinja o prato da balança.Imprensa Universitária - UFSC2012-07-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2012v29n2p28910.5007/2175-7941.2012v29n2p289Caderno Brasileiro de Ensino de Física; v. 29 n. 2 (2012); 289-3122175-79411677-2334reponame:Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2012v29n2p289/22919Zanardi, Danilo ClaroSoga, DiogoMuramatsu, Mikiyainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-03-16T08:31:20Zoai:periodicos.ufsc.br:article/24175Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/fisicaPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/oaicbefisica@gmail.com||fscccef@fsc.ufsc.br|| cbefisica@gmail.com2175-79411677-2334opendoar:2018-03-16T08:31:20Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Medindo a massa de um ímã durante a sua queda
title Medindo a massa de um ímã durante a sua queda
spellingShingle Medindo a massa de um ímã durante a sua queda
Zanardi, Danilo Claro
title_short Medindo a massa de um ímã durante a sua queda
title_full Medindo a massa de um ímã durante a sua queda
title_fullStr Medindo a massa de um ímã durante a sua queda
title_full_unstemmed Medindo a massa de um ímã durante a sua queda
title_sort Medindo a massa de um ímã durante a sua queda
author Zanardi, Danilo Claro
author_facet Zanardi, Danilo Claro
Soga, Diogo
Muramatsu, Mikiya
author_role author
author2 Soga, Diogo
Muramatsu, Mikiya
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zanardi, Danilo Claro
Soga, Diogo
Muramatsu, Mikiya
description Este artigo explora as possibilidades de usos de um experimento lúdico: um ímã em queda vertical no interior de um tubo metálico não ferromagnético. O forte impacto visual aliado à abrangência de fenômenos faz desse experimento uma ferramenta de alto valor didático. A física subjacente ao experimento é explorada de uma forma qualitativa e quantitativa. Os dados tomados no item ensaio são todos simples e passíveis de reprodução no Ensino Médio. Apesar de já conhecido entre divulgadores de ciência, sua vasta gama de conceitos físicos ainda não havia sido reunida com um propósito pedagógico. Por fim, o efeito visual que aguça de forma mais notória a curiosidade das crianças das séries básicas, recebe destaque no item “Um pouco mais de dinâmica – Princípio da Ação e Reação”. Esse é o efeito que, pelo forte apelo visual, serviu como inspiração para a elaboração do artigo. Este impacto visual é obtido quando o ímã cai vagarosamente no interior do tubo e sua massa é medida antes mesmo que ele atinja o prato da balança.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-07-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2012v29n2p289
10.5007/2175-7941.2012v29n2p289
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2012v29n2p289
identifier_str_mv 10.5007/2175-7941.2012v29n2p289
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2012v29n2p289/22919
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imprensa Universitária - UFSC
publisher.none.fl_str_mv Imprensa Universitária - UFSC
dc.source.none.fl_str_mv Caderno Brasileiro de Ensino de Física; v. 29 n. 2 (2012); 289-312
2175-7941
1677-2334
reponame:Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
collection Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
repository.name.fl_str_mv Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv cbefisica@gmail.com||fscccef@fsc.ufsc.br|| cbefisica@gmail.com
_version_ 1799940572931162112