A modelagem científica vista como um campo conceitual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brandão, Rafael Vasques
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Araujo, Ives Solano, Veit, Eliane Angela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2011v28n3p507
Resumo: Este trabalho defende a tese de que o processo de modelagem científica pode ser visto como um campo conceitual subjacente ao domínio de campos conceituais específicos em Física e possui implicações relevantes para o Ensino de Física e a pesquisa nessa área centrados na estratégia didática da modelagem. Para tanto, apoia-se na visão epistemológica de Mario Bunge sobre modelagem científica e na Teoria dos Campos Conceituais de Gérard Vergnaud, levando em conta as ideias de Weil-Barais e Vergnaud sobre concepções em Física.
id UFSC-19_f4ede9656f186713bc4b58098470c402
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/22282
network_acronym_str UFSC-19
network_name_str Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
repository_id_str
spelling A modelagem científica vista como um campo conceitualEste trabalho defende a tese de que o processo de modelagem científica pode ser visto como um campo conceitual subjacente ao domínio de campos conceituais específicos em Física e possui implicações relevantes para o Ensino de Física e a pesquisa nessa área centrados na estratégia didática da modelagem. Para tanto, apoia-se na visão epistemológica de Mario Bunge sobre modelagem científica e na Teoria dos Campos Conceituais de Gérard Vergnaud, levando em conta as ideias de Weil-Barais e Vergnaud sobre concepções em Física.Imprensa Universitária - UFSC2011-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2011v28n3p50710.5007/2175-7941.2011v28n3p507Caderno Brasileiro de Ensino de Física; v. 28 n. 3 (2011); 507-5452175-79411677-2334reponame:Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2011v28n3p507/20245Brandão, Rafael VasquesAraujo, Ives SolanoVeit, Eliane Angelainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-03-14T15:44:17Zoai:periodicos.ufsc.br:article/22282Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/fisicaPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/oaicbefisica@gmail.com||fscccef@fsc.ufsc.br|| cbefisica@gmail.com2175-79411677-2334opendoar:2018-03-14T15:44:17Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A modelagem científica vista como um campo conceitual
title A modelagem científica vista como um campo conceitual
spellingShingle A modelagem científica vista como um campo conceitual
Brandão, Rafael Vasques
title_short A modelagem científica vista como um campo conceitual
title_full A modelagem científica vista como um campo conceitual
title_fullStr A modelagem científica vista como um campo conceitual
title_full_unstemmed A modelagem científica vista como um campo conceitual
title_sort A modelagem científica vista como um campo conceitual
author Brandão, Rafael Vasques
author_facet Brandão, Rafael Vasques
Araujo, Ives Solano
Veit, Eliane Angela
author_role author
author2 Araujo, Ives Solano
Veit, Eliane Angela
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brandão, Rafael Vasques
Araujo, Ives Solano
Veit, Eliane Angela
description Este trabalho defende a tese de que o processo de modelagem científica pode ser visto como um campo conceitual subjacente ao domínio de campos conceituais específicos em Física e possui implicações relevantes para o Ensino de Física e a pesquisa nessa área centrados na estratégia didática da modelagem. Para tanto, apoia-se na visão epistemológica de Mario Bunge sobre modelagem científica e na Teoria dos Campos Conceituais de Gérard Vergnaud, levando em conta as ideias de Weil-Barais e Vergnaud sobre concepções em Física.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2011v28n3p507
10.5007/2175-7941.2011v28n3p507
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2011v28n3p507
identifier_str_mv 10.5007/2175-7941.2011v28n3p507
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2011v28n3p507/20245
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imprensa Universitária - UFSC
publisher.none.fl_str_mv Imprensa Universitária - UFSC
dc.source.none.fl_str_mv Caderno Brasileiro de Ensino de Física; v. 28 n. 3 (2011); 507-545
2175-7941
1677-2334
reponame:Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
collection Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
repository.name.fl_str_mv Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv cbefisica@gmail.com||fscccef@fsc.ufsc.br|| cbefisica@gmail.com
_version_ 1799940572642803712